terça-feira, 1 de maio de 2012

Pernas bonitas e saudáveis

É cada vez mais comum ocorrer problemas de circulação entre homens e mulheres. Muitos dos casos acontecem por causa de uma alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, cigarro e a permanência em uma única posição durante muito tempo. Além disso, é no verão que as pernas são mais castigadas pelo excesso de calor e pela retenção de líquidos, ocasionando inchaços, dilatação das veias e dos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação.
Para exibir pernas torneadas, esculturais e tão desejadas na estação verão, é sempre bom procurar orientação de médicos e especialistas na área. O angiologista e cirurgião vascular Dr. José João Lopes salienta que o ideal é buscar uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo hábitos saudáveis como exercícios físicos e cuidados com a alimentação.
Segundo ele, a prevenção continua sendo o melhor caminho, mas no caso de já apresentar problemas, as opções para os tratamentos são:

Escleroterapia - consiste na injeção de medicamentos diretamente ni interior das varizes, por meio de microagulhas. Com o decorrer do tratamento há uma diminuição progressiva do calibre e consequentemente, o vaso se fecha.

Crioescleroterapia - método que utiliza os esclerosantes da escleroterapia normal, com o diferencial de um equipamento que diminui a temperatura do produto injetado para 40 graus abaixo de zero. "Além de seu efeito normal, o esclerosante a essa tenperatura faz vaso-constipação, ajudando a eliminar varizes de pequeno, médio e grosso calibres", explica  Dr. José João.

Endovascular - cirurgia minimamente invasiva, realizada com internação de um dia (Day Hospital), com 98% de eficácia. Uma agulha equipada com fibra óptica é introduzida na veia, facilitando a visualização do cirurgião. O laser é disparado, desidratando e secando as varizes. Assim, naturalmente o organismo absorve a veia. Com sangramento e cicatrizes mínimas ou ausentes, a cirurgia endovascular é estéticamente mais bonita, inclusive o aparecimento de hematomas é reduzido.

"É possível aliar as técnicas de acordo com a necessidade do paciente", completa o médico.

(Revista Zona orte - Abril 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário