terça-feira, 29 de maio de 2012

Caminhar é possível...

Para além de passar, obviamente, por uma alimentação mais saudável e pouco calórica, um plano de emagrecimento torna-se mais bem-sucedido se for aliado a algum tipo de atividade física. No entanto, é aqui que as coisas se complicam porque nem todos temos tempo ou dinheiro para frequentar um ginásio luxuoso, mas a verdade é que não é necessário algo tão grandioso para queimar calorias. Uma coisa tão simples como caminhar, também é exercício e existem 5 formas simples de potenciar as suas caminhadas para começar a ver os quilos a desaparecer.

1- Faça uma caminhada antes do pequeno-almoço. Caminhar é considerada uma atividade de baixa intensidade, ou seja, embora seja o suficiente para acelerar o ritmo cardíaco, não é o suficiente para acelerar o metabolismo de tal forma que esse continue a queimar calorias para além da caminhada efetuada. No entanto, se caminhar antes do pequeno-almoço, mal coma alguma coisa, o organismo irá utilizar esses alimentos como fonte de energia, não lhes dando tempo de se transformar em gorduras indesejadas.

2- Deve caminhar durante pelo menos 45 minutos. Estudos científicos já comprovaram que as caminhadas apenas começam a surtir efeito e a queimar gordura localizada após os primeiros 30 minutos – até aí, limita-se a eliminar calorias. É lógico que durante este processo alguma gordura é, de fato, queimada, mas não o suficiente para começar a adelgaçar a silhueta. Faça um esforço e caminhe durante pelo menos 45 minutos para começar a combater a gordura acumulada nas nádegas, coxas, pernas e abdominais.

3- Caminhe rapidamente. Se quer utilizar as caminhadas como parte integrante de um plano de emagrecimento, é necessário caminhar rápida e energicamente. Esqueça o “modo passeio”, acelere o passo, mexa os braços, sincronize o corpo, intensifique o batimento cardíaco, encontre o seu ritmo e queime caloria atrás de caloria, gordura atrás de gordura.

4- As caminhadas têm de evoluir. Ao contrário do que possa pensar, se durante um ano caminhar todos os dias durante o mesmo tempo, a mesma distância, ao mesmo ritmo, chegará a um ponto em que deixará de ver resultados. Devido ao fato desta atividade ser de baixa intensidade, para manter o progresso, ou seja, a perda de quilos, terá de tornar as caminhadas mais difíceis: aumentar o número de quilometros percorridos, escolher um percurso mais íngreme ou com obstáculos. Há que se colocar constantemente à prova se quer continuar a ver bons resultados.

5- Faça uma caminhada depois do jantar. Um dos melhores momentos do dia para fazer uma caminhada é depois do jantar, simplesmente porque irá queimar, de imediato, algumas das calorias que acabou de ingerir e que, caso ficasse sentado no sofá ou fosse para a cama, rapidamente se transformariam em gordura.

(Leonard John Matthews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário