terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Verão - Como se proteger do sol?

Nenhum órgão do corpo humano é mais visível que a pele. Ela é o maior órgão do corpo humano e exerce um importante papel de proteção; é o manto de revestimento do organismo que isola os componentes orgânicos do meio externo.

A pele é formada por três camadas, a mais externa é a epiderme que não possui um aporte nutricional próprio, é, portanto, dependente da derme (situados os vasos sanguíneos e linfáticos) que é a segunda camada em que possui colágeno e elastina. Abaixo da derme é encontrada a hipoderme composta por tecido adiposo. Acima da epiderme existe uma manta de células mortas mais ejeção de glândulas sebáceas sudoríparas (o suor).

Na epiderme encontram-se os melanócitos, responsáveis pela produção de um pigmento castanho (pigmentação), a melanina, que tem como papel importante a proteção contra os raios ultravioletas prejudiciais causados pela luz solar. A pele apresenta mecanismos de autodefesa, conhecido como foto proteção natural, quando é exposta ao sol de maneira excessiva, por isso a causa do bronzeamento.

O envelhecimento da pele é caracterizado pela secura associada à sensação tátil de rugosidade, perda de firmeza, presença de rugas, pigmentação irregular e lesões proliferativas. Esse quadro pode ser acelerado pela exposição solar crônica. (MAIO, 2004).

Fotoenvelhecimento são os efeitos fisiológicos causados pelos raios solares, que podem causar como consequências manchas solares, telangiectasias (pequenas linhas vermelhas ou roxeadas), pigmentação, púrpura senil (sangue fora dos vasos sanguíneos na pele, vista como uma mancha roxa), queratose actinica (ferida áspera de cor avermelhada ou esbranquiçada), carcinomas e melanomas (câncer de pele).

 Dicas de proteção da pele da radiação solar:
 • Usar filtro solar com proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, passar uns 20 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar sempre que sair da água (mar ou piscina).
• Usar chapéus, bonés, preferir lugares com mais sombra, e em lugares como praias ou clubes usar tendas ou guardassol é importante, mas não se esqueça de usar o filtro solar.
• Evitar o sol no período entre 10h e 15h.
• Proteja bem o rosto, lábios e orelhas: são lugares com mais risco de câncer de pele.
• Lembre-se: o uso de protetor solar é importante em todos os dias, mesmo que esteja no trabalho, em casa, em dias sem sol ou nublados.
• Bebês até 8 meses não devem usar filtro solar; crianças devem usar o protetor infantil (próprio para idade da pele), idosos devem usar o filtro físico.

Esses cuidados devem começar o quanto antes. Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultra-violeta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer, na maioria das vezes, ao redor dos 40 anos.

 Um bom filtro deve apresentar as seguintes propriedades:

 1. resistência á água e a transpiração

2. boa penetração e fixação na epiderme

3. estabilidade a luz, ao ar, a umidade, e ao calor

4. boa tolerância a pele

5. não originar fotossensibilizaçao

6. boa absorção ou reflexão de radiações nocivas

A efetividade de proteção solar expressa em FPS

FPS 15 indica 87% de proteção

FPS 30 indica 96% de proteção

FPS 64 indica 98% de proteção

Tipos de Pele
Classificação de Fitzpatrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário