terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Quando e como começamos a envelhecer?

O envelhecimento inicia a partir da fecundação. As células do corpo têm um número determinado de divisões e com o tempo vão perdendo sua funcionalidade. Todos nós estamos em processo de envelhecimento e esse processo é chamado de envelhecimento fisiológico do corpo humano.

Como os órgãos e sistemas de nosso corpo sofrem alterações devido o envelhecimento fisiológico?

O cérebro é um músculo que com o tempo vai perdendo volume da massa cerebral, podendo afetar a memória, mas a cognição permanece a mesma assim como sua funcionalidade.

A pele apresenta modificações dos contornos e elasticidade que se manifestam por sulcos, dobras e rugas associadas à flacidez.

O idoso chega a perder de 15% a 20% de água e eletrólitos no corpo; nesse processo, o que ocorre é que na célula a água sai e não consegue mais entrar causando a morte celular. Ocorre também um aumento de concentração de gordura entre as vísceras e abdômen, a gordura fica estável dificultando a metabolização.

No sistema cardíaco a parede do coração aumenta e diminui a força de contração, pois reduz a capacidade de distensão. Nos vasos sanguíneos ocorre rigidez devido à perda de elasticidade, o que pode levar a hipertensão.

Já no sistema gastrointestinal, a capacidade de digestão diminui pela gradativa perda de células produtoras de gastrina que são responsáveis pela digestão, na região intestinal sua estrutura é modificada ao qual o transporte passivo acaba sendo reduzido, o alimento parado causa gases e distenção abdominal.

O sistema respiratório apresenta o refluxo de tosse reduzido, há um maior acumulo de secreção, ocorre à diminuição da mobilidade da caixa torácica e por consequência reduz a troca gasosa.

A bexiga no idoso se torna mais flácida aumentando o número de micções (ida ao banheiro), a urina é mais ácida e mais concentrada. O sistema renal pode levar ao acumulo de líquido em extremidades, principalmente em membros inferiores. A redução das funções dos rins pode elevar o aceto-acidose que apresenta suor com cheiro de acetona.

As alterações na capacidade funcional em realizar as atividades de vida diária são a diminuição da massa e força muscular, perda de massa mineral óssea, diminuições dos reflexos, coordenação, habilidade motora e alterações de equilíbrio.

Para ter um envelhecimento mais saudável e sem tantos comprometimentos é de extrema importância o cuidado desde já, ter alimentação adequada, beber água todos os dias, uso de filtro solar principalmente no rosto e regiões muito expostas aos raios solares, sono adequado, leitura e exercícios de palavra cruzada (para ativar uma boa memória), a prática de atividade física que traz benefícios físicos, sociais e psicológicos e etc.

O Fisioterapeuta e o médico Geriatra entre outros profissionais da área da saúde são profissionais capacitados em compreender as alterações que o idoso pode apresentar ao qual podedesenvolver um trabalho que torne o idoso uma pessoa mais saudável e não um doente.

A velocidade do envelhecer é individual, está diretamente ligada à qualidade de vida, portanto, lembre-se: envelhecer não significa adoecer, cuide-se sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário