sábado, 29 de dezembro de 2012

Manchas no rosto e nas mãos

Quais são os tipos de manchas no rosto e nas mãos?
Existem dois tipos de manchas: o melasma, mancha grande e escura que surge na região das bochechas, centro do rosto e fronte e a melanose solar, mancha pequena que surge no rosto e nas mãos, popularmente chamada de mancha senil.
 
Como surge o melasma?
Os fatores que o causam são: consumo de anticoncepcionais, problemas hormonais, ingestão de hormônios e gravidez. A exposição solar é o seu fator desencadeante. Esse tipo de mancha é mais comum entre as mulheres, ou seja, a cada três que apresentam o melasma, apenas um homem manifesta o mesmo problema.
 
Como prevenir esse tipo de mancha?
Para conseguir impedir o problema, o primeiro passo é descobrir o agente causador da mancha. Se elas foram causadas pela pílula anticoncepcional, por exemplo, recomenda-se trocá-la por versões de baixa dosagem ou aderir a outros métodos contraceptivos.

E a melanose solar como surge?
A melanose solar é uma mancha menor que surge no rosto e nas mãos. Resultado da exposição solar acumulada ao longo dos anos é conhecida também como melanose senil, pois se manifesta, na maioria dos casos, em pessoas mais velhas. Isso acontece porque o efeito dos raios ultravioletas é cumulativo, ou seja, quanto maior a idade e maior o tempo que houve exposição solar sem os devidos cuidados, maior será o número de manchas.

Como ficar livre das manchas?
Algumas atitudes importantes para evitar o surgimento de manchas estão no uso diário de protetor solar, na aplicação de filtro solar de duas em duas horas durante os dias na praia e em evitar a exposição solar nos horários de radiação solar mais intensa (entre 10h e 16h).
 
Siga esses cuidados e aumente sua distância das manchas de pele.
Durante o verão não é possível clareá-las, mas as atitudes diárias e conscientes para evitá-las já é um grande passo e sua pele agradecerá muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário