domingo, 9 de dezembro de 2012

Saiba reconhecer suas pisadas!




Entender o seu tipo de pisada pode ajudar a curar desconfortos nas pernas e na coluna, além de proporcionar um melhor desempenho em suas corridas.

Existem três tipos de pisadas diferentes que podem variar de pessoa para pessoa:


Pisada Pronada (Pronação)A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita.
  
Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva.
Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.
  
A imagem acima mostra o pé direito de um corredor com tipo de pisada pronada visto por trás. Como você pode ver, o calcanhar tem uma pronação acentuada.


 
Pisada Supinada (Supinação)
 
 Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora.
 
Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.



Pé chato (arco do pé achatado)
Geralmente é associado à pronação. Nesse caso, o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis que ofereça total controle do movimento.


Arco do pé alto é geralmente associado à supinação


      Nesse caso, o peso é aplicado na borda exterior do pé durante a corrida.
      Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento.








 
Pisada Neutra

A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.

Corredores com pisada neutra podem ter o arco de pé normal, alto, médio ou até mesmo baixo. Sendo assim, eles podem usar uma variedade grande de tênis de corrida.

 
Lembrando

Para cada tipo de pisada existe um tipo diferente de tênis, basta você procurar lojas de calçados especializadas para que elas possam analisar sua pisada e indicar os melhores tipos de tênis.

(Créditos  das imagens: Tênis de Corrida)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário