sábado, 29 de dezembro de 2012

Ano novo: hora de check–up

Agendar uma consulta para avaliar o estado atual da pele, dos cabelos e das unhas, ainda mais neste período de exposição extrema ao forte sol do verão, é essencial.
 
Não é só o silêncio de sintomas e sinais que indicam a ausência de doenças.
 
Confira agora o que checar numa consulta dermatológica:
 
1. Dermatoscopia: faz acompanhamento de pintas (nevus) que podem crescer, mudar de cor e formato. É um excelente recurso para mapear e acompanhar lesões suspeitas, que são fotografadas e têm sua evolução observada a cada 6 meses.
 
2. Avaliação UV da pele: o equipamento consegue prever riscos de aparecimento de manchas (melasma ou melanose solar), indicar a carga de radiação UV a que a pele foi exposta, linhas de expressão, rugas, grau de dilatação dos poros, intensidade e quantidade da atividade da flora bacteriana na nossa pele, entre outros achados.
 
3. Avaliação capilar: é possível avaliar a densidade de fios de cabelos por cm², estado geral do couro cabeludo, presença ou não de oleosidade intensa, descamação, dermatite seborreica, integridade do fio, entre outros.
 
4. Ultrassom da pele: é possível realizar avaliação da espessura da pele, quantidade de colágeno (fibras de sustentação), grau de hidratação, determinar estado atual e melhora após tratamentos tais como: formulações específicas, peelings, laser e fórmulas via oral.
 
Lembre-se sempre: existem alguns problemas que podem e devem ser detectados precocemente para a prevenção de complicações futuras


Nenhum comentário:

Postar um comentário