sábado, 27 de julho de 2013

...Quem vai cuidar do bebê?

Vencida a licença-maternidade, as mães precisam voltar ao trabalho, e a grande questão vem à tona: 
Quem vai cuidar do pequeno? Vale contratar uma babá? É melhor deixar a criança numa creche? Ou o mais seguro é recorrer à ajuda da avó? 

O ideal é que os pais tomem a decisão durante a gravidez para que o assunto não deixe a mamãe ansiosa. 

De qualquer forma, não existe resposta definitiva para o dilema. Cada família vai encontrar a solução que mais se adapte à sua realidade. Veja os prós e os contras das três opções:

Veja algumas vantagens e desvantagens de deixar as crianças na escolinha, com a babá ou com a avó:

Creche ou escolinha

Esses estabelecimentos contam com profissionais treinados para dar o estímulo correto à cada faixa etária. Além disso, a criança não sofrerá maus-tratos porque todos os empregados estão sob a constante fiscalização dos órgãos públicos. “Mas o aconselhável é que a entrada na escolinha seja adiada até que o pequeno tenha cerca de 3 anos”, opina a psicopedagoga Celina Pires do Rio, de Belo Horizonte. “Isso porque o ambiente é passível de contaminação.” Em outras palavras, os bebês que passam a freqüentar o berçário cedo ficam mais sujeitos a viroses e outras doenças contagiosas.

Vantagens
Preço acessível e variável, que pode atender a diversos perfis.
Flexibilidade de horário: existem até as creches noturnas.
Segurança, muitas creches são monitoradas via internet.
Estabilidade, você pode contar com eles (faça chuva ou faça sol).
Convívio com outras pessoas e outras crianças, que ajuda no desenvolvimento social do seu filho.

Desvantagens
Transportar a criança diariamente ou pagar uma condução.
Tirar os pequenos da cama, faça chuva ou faça sol.
Contágio de doença: resfriados, gripes, doenças infecto-contagiosas.
Adaptação, a melhor escolinha para você, com o bom preço e estrutura pode não ser a melhor para o seu filho. Para isso será necessário um período de adaptação. 
"Pessoalmente, não vejo desvantagens em colocar os filhos na creche/escolinha. O ideal é que a criança assim que consiga expressar suas vontades e caminhe seja colocada na escolinha", opina Afonso Paciléo Neto. "É minha opinião de um pai experiente! Por mais que o contato com outras crianças os aproxime a muitas doenças o desenvolvimento da criança dá um grande salto", complementa.

Babás

É uma profissional e você poderá orientá-la sobre como quer que seu filho seja educado. Se o serviço não agradar, vale dispensá-la e contratar outra pessoa. Mas é preciso fiscalizar para ter certeza de que ela esteja cuidando bem da criança. Uma dica para averiguar seu trabalho é chegar de surpresa em casa e ver como ela se comporta. Outra desvantagem é que a babá pode faltar e deixar todos na mão.

A respeito das diferenças do antes e depois da PEC das domésticas, Afonso afirma que nada mudou com o regime de contratação de babás: "Somente deve-se seguir a norma. O limite de jornada é de 44 horas semanais e o que ultrapassar deve ser pago como hora extra. Na prática a rotina de uma família não mudou muito e financeiramente é uma questão de adaptação e conversa entre as partes. Toda situação tem solução. O diálogo é o grande segredo para que se chegue a um bom acordo. A lei veio para ajudar a todos e não atrapalhar. Não é o bicho de sete cabeças que estão fazendo parecer, muito pelo contrário".

Vantagens
Praticidade, a criança fica em casa, com os seus brinquedos, no seu habitat.
Ela cuidará do seu filho e apenas dele.
Não haverá convívio com outras crianças, o que previne o contágio de doenças.

Desvantagens
Encontrar alguém de confiança.
Custo será alto, ainda mais depois da Pec das domésticas.
A criança pode transferir o carinho que sente pelos pais para a babá, pois é ela quem convive com ele diariamente.
Se você trocar de babá regularmente pode afetar o seu filho emocionalmente, pois se cria um vinculo entre babás e crianças. 

Segundo Afonso a contratação de uma babá deve ser muito bem pensada: "Muitas vezes, deixar a criança o dia todo em casa com uma babá pode não ser o melhor negócio. Não sabemos exatamente com quem deixamos nossos filhos, a não ser que seja uma pessoa de extrema confiança. Procure uma excelente agência para fazer essa intermediação".

Avós

Solicitar o auxílio da mãe ou da sogra é sem dúvida a alternativa que vai deixar os pais mais tranqüilos. Isso porque, além da experiência, a avó nutre um imenso carinho pela criança e seria incapaz de maltratá-la. Mas há também desvantagens. Primeiro, ela pode querer educar o bebê a seu modo, usando, inclusive, alguns conceitos já ultrapassados. Além disso, nem o pai e muito menos a mãe vão se sentir à vontade em lhe chamar a atenção quando ela fizer algo errado. Por fim, avó que é avó muitas vezes mima os netos – libera o doce antes do jantar, por exemplo

Vantagens
Em matéria de confiança, não existe pessoa mais indicada para cuidar dos nossos filhos.
Elas estão disponíveis para os netos o dia todo e possuem os horários bem flexíveis.
Carinho
Baixo ou nenhum custo. 

Desvantagens
Estímulos limitados, não tem a didática de uma professora.
Mimo e falta de disciplina, elas não dão limites às crianças. 

"Entre deixar os filhos com babás ou avós posso dizer que sou a favor de deixar com babás. Nada contra as avós, mas elas estão em outro ritmo. Não são mais mães e querem curtir. 

As avós normalmente não cumprem as regras, deixam as crianças fazerem todas as suas vontades e acabam atrapalhando na educação das crianças e até mesmo no relacionamento do casal com os desentendimentos. Ter uma avó presente que possa às vezes supervisionar o que a babá esta fazendo é super bem vindo, mas passar para as avós a tarefa de cuidar não é nada bom para a criança. 

Deixar com as avós em algumas oportunidades é bom para que façam programas de avós com netos, comer besteira, descumprir regras, mas todos os dias isso acaba gerando conflitos".




Nenhum comentário:

Postar um comentário