terça-feira, 23 de julho de 2013

Quem nunca desejou ter alguns centímetros a mais?





Apesar de não existir um tratamento para aumentar a estatura, a moda pode ser uma grande aliada para criar uma silhueta mais longa e afinada. Com alguns truques, e a escolha das peças certas, é possível fazer a ilusão de ótica trabalhar a seu favor.

“A pessoa precisa olhar muito bem o seu estilo e conhecer o seu corpo, mas é possível usar as roupas a seu favor”, diz a consultora Maria Helena Daniel, da Sintonia Consultoria de Imagem e Estilo. Você não precisa abrir mão das suas cores ou formas favoritas, por exemplo, mas deve adaptá-las para parecer mais longilínea.

As cores a seu favor
“Dê preferência a mesma palheta de cores, porque o look monocromático alonga”, explica. Isso não quer dizer que você não possa brincar com diferentes tons, mas deve haver cautela para que não achate a produção. Se você quiser usar mais de uma cor na produção e ainda assim parecer mais alta, combine o sapato com a parte de baixo para criar essa ilusão de perna mais comprida. Por exemplo, calça preta com sapato preto, sala clara com sandália clara.

A calça ideal
De acordo com a especialista, a melhor escolha para o guarda-roupas são peças com a cintura alta, seja para calças ou saias. “Aposte sempre em um cós com pelo menos cinco centímetros acima da cintura (umbigo)”, indica. As calças muito largas diminuem a silhueta, enquanto as mais sequinhas dão impressão de alongamento.

“A calça flare também nunca sai de moda e fica linda. Ela é versátil e ajuda todas as mulheres, porque modela bem a silhueta e alonga”, aconselha Maria Helena. Combiná-la com sapato nude ajuda a alongar sempre.

O comprimento da saia faz diferença
“Todo longuete, aquela altura no meio da perna, achata a silhueta. É lindo, mas só funciona na passarela”, adverte a consultora. Uma boa aposta para os dias em que se precisa estar mais elegante é a saia lápis, na altura dos joelhos, ou os comprimentos longos. “Com um saltão fica muito elegante, mas mesmo com a rasteira esses comprimentos favorecem”, conta.

Para ousar mais ainda, a melhor aposta fica por conta das minissaias. “A brasileira assume isso muito bem. Usar muita perna para fora alonga bastante a silhueta”. As minis são ótimas para compor looks casuais e cheios de estilo, para curtir um final de semana ou mesmo uma festa mais descolada.

Tendência que atrapalha
Apesar de lindas e em alta nesse inverno, as ankle boots e sapatos com fechos nos tornozelos não são os mais indicados. “Eles achatam mesmo a silhueta, criam essa ilusão de ótica desfavorável. Se for usar, tem que usar com muita perna de fora, como um shortinho curto ou uma mini”, reforça Maria Helena.

As botas, estrelas da estação, também pedem muita cautela caso não tenham salto. “As botas mais longas achatam muito a silhueta. O cano médio é bacana, mas a perna também deve estar de fora”, indica. Se for usar um cano médio ou alto, a melhor pedida é usar com a calça da mesma cor, ou até mesmo uma legging. “Fica maravilhoso, mas para usar a legging tem que estar com as pernas torneadas e não pode ter o bumbum muito grande, ou vai chamar muita atenção”, finaliza.


Naiara Taborda

Nenhum comentário:

Postar um comentário