quinta-feira, 25 de julho de 2013

Perigo: O clássico cachimbo de água, o famoso narguilé

O clássico cachimbo de água, o famoso narguilé, é usado há séculos em vários países e que, inclusive no Brasil acabou virando moda entre os jovens. Até mesmo vários locais de entretenimento, como por exemplo, bares e restaurantes brasileiros já aderiram o produto com o intuito de agradar seus clientes.

O que seduz e acaba tornando-se um vício para muitos é o lance do cheiro ser indescritivelmente sedutor ao olfato e, segundo os que já experimentaram, o sabor é extremamente bom ao paladar, já que o narguilé possui diversos sabores: pêssego, maça-verde, coco, mel, etc. Sem contar no compartilhamento que o produto proporciona, de fumar junto com os amigos. Mas o que muitos não sabem, ou que, até sabem, mas não ligam ao grau maléfico que o narguilé acarreta a saúde.

De acordo com especialistas, o narguilé causa danos à saúde igual ao tabagismo. Sem contar o potencial de transmissão de doenças infecciosas, já que é usado por mais de uma pessoa, simultaneamente, sem a devida esterilização. 

O fumo usado no narguilé possui as mesmas substâncias tóxicas do tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono), como também sua fumaça possui os aditivos aromatizantes e substancias nocivas do carvão. Causando assim: perda dos dentes, câncer de boca, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, etc., ou seja, todos os danos que o tabagismo causa à saúde.

Especialistas em doenças respiratórias afirmam e advertem que, 50 tragadas no narguilé são suficientes para viciar um individuo. O vicio acontece, assim como no cigarro normal, por causa da nicotina presente no produto e que gera sensação de bem-estar ao ser humano. Para se ter uma idéia de como o narguilé é prejudicial à saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em nota que a fumaça inalada em uma sessão de narguilé, que em média dura entre 20min a 1h, equivale a inalação de 100 a 200 cigarros. 

A preocupação da OMS é que muitos jovens, com idade média de 25 anos, segundo pesquisas, declararam ser usuários de narguilé.
Portanto, se você é adepto do narguilé fique atento aos danos que o vicio pode causar a sua saúde.

Entendendo melhor: 
Fumar narguilé é altamente maléfico para a saúde. A água do narguilé não filtra, ela apenas esfria a fumaça. O monóxido de carbono é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo; sua concentração equivale ao final de 40 minutos de utilização, a se ter fumado aproximadamente 100 cigarros.

O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde:
Longe disso, por conter diversas toxinas, pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. “A única forma de minimizar os males causados pelo narguile é evitar o uso e não aspirar a fumaça“, alerta o dr. Sérgio.

Apesar de ser considerado pela maioria dos consumidores praticamente inofensivo, devido à falsa crença de que a água absorveria e filtraria o carbono da fumaça, de acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde – OMS, a água contida no suporte filtra minimamente as substâncias químicas, razão pela qual os usuários de narguilé ficam sujeitos a todas as doenças relacionadas ao cigarro, além de riscos adicionais, por carregar em sua fumaça algumas partículas da queima do carvão usado para aquecer o fumo.

Quem tem o interesse em divulgar mais esse consumo de tabaco? 
Dra. Jaqueline Scholz Issa:
Porque se criou o falso conceito de segurança, incentivado pela falsa idéia de que é inócuo, os pais compraram a idéia de que não tem perigo. Falso e perigoso conceito porque fumar no narguile é altamente maléfico para a saúde. A água do narguile não filtra, ela esfria a fumaça. E a fumaça vem com nicotina, que vicia, vem com alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco. O monóxido de carbono no narguile é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo, retirando oxigênio das células e possibilitando o aparecimento de doenças, perda de dentes e de câncer na boca. Como a concentração de monóxido de carbono é maior com o narguile, por causa da combustão do carvão, sua concentração equivale ao final de 40 minutos a se ter fumado 100 cigarros. Quem tem interesse de divulgar o narguile é a indústria do cigarro, porque o usuário de narguile vai também fumar cigarro. É proibido para menor de 18 anos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que veda a venda de qualquer produto do tabaco para adolescentes. Como é usado o tabaco, vicia, sim. Narguile é o objeto onde se usa droga.

O Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração – INCOR adverte que o fumo utilizado no narguilé contém as mesmas características tóxicas do tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono etc.) e sua fumaça contem também os aditivos aromatizantes e substâncias nocivas do carvão.. Causa, portanto, dependência, perda de dente, câncer de boca e todos os riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer e doenças cardiovasculares.

A Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia – SPPT, alerta que o narguilé causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas, já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização.

O Delegado de Polícia Sandro Resina Simões destacou que, assim como o cigarro o uso de narguilé também é proibido para menores de 18 anos. A Lei n.º 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente em seu art. 243 pune com pena de detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa o crime de vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física e psíquica, ainda que por utilização indevida.

Deve- se observar ainda que maconha, haxixe e “crack "também estão sendo fumados no narguilé e há grupos de adolescentes trocando a água do narguilé por bebida, tornando-o ainda mais perigoso e nocivo à saúde.

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE, coloca À disposição da comunidade policiais especialmente treinados e rotineiramente promove cursos, palestras e apresentações de materiais relacionados ao combate ao uso dos mais diversos tipos de drogas, em escolas, clubes, associações e demais entidades, sendo que os interessados poderão requerer através do telefone n.º 3496-8005 ou na própria Delegacia Especializada, instalada na av. Tabajaras n.º 1145, Centro, nesta cidade.
Fonte:Unisite/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário