quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dor de dente do siso

A dor de dentes causada pelos dentes do siso, de entre todas as dores de dentes que você pode vir a ter, pode ser das piores. Isto porque os dentes do siso podem provocar vários tipos de dor e de uma enorme intensidade. 

O dente do siso é provavelmente o dente mais incomodo que o ser humano pode vir a ter. Além de ser um dente que não é estritamente necessário para que tenha uma dentição perfeita, é um dente que na maioria dos casos causa enormes problemas. O mais horrível de tudo isto é que nem sequer necessita de erupcionar para começar a causar incomodo. 

Porque razão o dente do siso provoca dor?
Há varias razões para que venha a ter dor de dentes por causa do dente do siso. Comecemos por referir as mais comuns de acordo com o facto do dente ter erupcionado ou não.

Dente do siso não erupcionou
Se o seu dente do siso não erupcionou, isto é, se está incluso, mesmo assim pode provocar-lhe dor. O dente está incluso e está empurrando toda a dentição – quando isso acontece, a dor de dentes que este dente provoca pode ser mesmo o menos mau que lhe pode acontecer. A razão é simples, a par dessa dor, os dentes por estarem a ser empurrados pelo dente do siso irão desalinhar-se todos! Imagine o que será conviver com os dentes tortos o resto da sua vida, apenas porque o dente do siso “decidiu” empurrá-los a todos para poder erupcionar. É simplesmente horrível. Mas, quanto à dor propriamente dita, esta é também enorme. Obrigar os dentes a mover-se, ainda por cima todos ao mesmo tempo, pode provocar sensações de dor insuportáveis

O dente está incluso e está pressionando o nervo
Como sabe, todos os dentes da sua boca estão ligados por vasos sanguíneos e terminações nervosas. Inclusive há um nervo que percorre todos os dentes, ligando-os entre si. Esse nervo se localiza por baixo de toda a dentição. O dente do siso, estando incluso, por vezes tem formas estranhas de tentar erupcionar, numa delas o dente do siso começa a pressionar esse mesmo nervo que referimos. E quando isso acontece, é garantido que você vá sentir a que será talvez a pior de todas as dores de dentes. 

Esse nervo por ser extremamente sensível, não pode sofrer o menor impacto e quando o dente do siso o pressiona, simplesmente despoleta uma dor que muitos descrevem como sendo mais forte do que partir um osso. É uma dor constante e de tal forma intensa que só mesmo indo no hospital para que lhe dêem um analgésico bem forte. 

É comum também nestes casos aparecem pequenos quistos junto das raízes do dente do siso, piorando assim uma situação que por si só já é má.

Dente do siso erupcionou
Se o dente do siso tiver erupcionado, mesmo que nesse processo não tenha provocado incomodo (o que é raro), você ainda não está livre de sentir uma dor de dentes. Como a maioria das pessoas não tem espaço na dentição para um terceiro molar, o mais natural é que depois de “nascer” o dente do siso “aperte” ligeiramente toda a dentição, aumentando assim a probabilidade de restos de comida ficarem presos entre os dentes. 

Como concluirá facilmente, isso aumenta também a probabilidade de vir a sofrer de cáries dentárias. 

E as cáries são quase sempre sinônimo de dor de dentes.

O que fazer quanto à dor de dentes do dente do siso?

Primeiro aconselhamos a que faça visitas frequentes ao seu dentista. 
Este pela sua idade saberá que em certa altura você deve fazer alguns raio-x para verificar a evolução dos seus dentes do siso (isso é particularmente importante em adolescentes e jovens adultos). 
Assim, o seu dentista poderá precocemente prever o que os dentes do siso “estão aprontando” podendo agir em conformidade. Isso poderá evitar que você passe por um processo de sofrimento provocado pelos dentes do siso.

Em segundo lugar, se não teve a oportunidade de acompanhar a evolução dos dentes do siso e começou de alguma forma a sentir dor de dentes, não tenha contemplações, extraia esses dentes. Como dissemos no início do artigo eles não são estritamente necessários para que a sua dentição seja perfeitamente normal. Arriscamos a dizer que são quase supérfluos.

O que deve fazer quando sentir a dor de dentes, é mesmo dirigir-se de imediato ao seu dentista, se a dor for muito intensa, como em alguns casos que referimos anteriormente, pode mesmo ser das piores dores de dentes que o ser humano pode sentir. Assim sendo, vá direto para o hospital. 

Se lá eles não procederem à extração dos dentes (o que é o mais comum), pelo menos conseguirão dar-lhe o alívio da dor, de forma a que logo que possível, você se dirija a um dentista e este possa proceder a uma pequena intervenção cirúrgica de forma a eliminar esses dentes de uma vez por todas.

Adendo: é possível que se pergunte se deve extrair todos os dentes do siso ou apenas alguns. A resposta deve ser dada pelo seu dentista depois de analisar o seu caso. 

O mais certo, é que para evitar problemas no futuro ele simplesmente recomende a extração dos quatro dentes do siso. 

Faça-o, pois estará a evitar um sofrimento que pode ser atroz no futuro.

Dentes do siso inclusos

Indicamos aqui 4 dicas úteis para diminuir a dor de dentes enquanto espera pela consulta com o dentista:

Tome 1 comprimido de Paracetamol de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas pois este é um bom analgésico;

Lave a boca com água e sal pois ajuda o tecido inflamado a acalmar, diminuindo a intensidade da dor. Após as refeições e ao deitar, misture uma colher (de chá) de sal em 250 ml de água (à temperatura do corpo).

Mantenha-o na boca, bocheche com delicadeza e cuspa a seguir;

Chupe cubos de gelo e trate o problema como qualquer outra lesão traumática. Coloque o gelo sobre o dente dolorido ou junto a bochecha durante intervalos de 15 minutos, pelo menos 3 ou 4 vezes ao dia.

Utilize o fio dental após escovar os dentes pois retirar os fragmentos ou resíduos diminui a proliferação de bactérias e o risco da infecção piorar. Faça a manobra com delicadeza, para não machucar a gengiva.

A dor pode ter inúmeras causas e o melhor mesmo é procurar um dentista para que seja feita um tratamento de acordo com as necessidades do paciente. Ao seguir essas dicas é possível diminuir a dor de dente, mas lembre-se que para ter uma boa saúde bucal é preciso ter higiene, cuidados e ir ao dentista regularmente.



(Dor de Dentes .com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário