terça-feira, 16 de julho de 2013

Atualize a carteira de vacinação antes de viajar

Passaporte em mãos, visto em dia e pacote de viagem fechado. Pronto, você está quase preparado para aproveitar sua viagem. Ainda falta checar sua carteira de vacinação.

Hoje a única imunização obrigatória é a contra a febre amarela. "Outras vacinas e medidas de saúde variam conforme o país para onde se vai", informa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um exemplo é a dose contra o sarampo, indicada para os que desembarcam na Europa — segundo a Organização Mundial da Saúde. Atualmente o continente registra mais de 6,5 mil ocorrências da doença.

No caso da febre amarela, a pessoa precisa levar a injeção pelo menos dez dias antes do passeio. Além disso, a imunização deve ser registrada no Certificado Internacional de Vacinação, emitido em qualquer Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa mediante apresentação de um documento original com foto, comprovante de vacinas atualizado e cadastro no site http://www.anvisa.gov.br/viajante/.

Em São Paulo, são dois postos, um no Aeroporto de Congonhas e outro em Cumbica.

Independentemente de onde você irá curtir suas férias, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) recomenda três vacinas: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT (difteria e tétano) e hapatite B. "No deslocamento para áreas endêmicas, a poliomielite, influenza e meningite meningocócica também são indicadas", sugere a associação.

Abaixo, a lista dos países que exigem a vacinação contra febre amarela para turistas de qualquer localidade*:

- Angola
- Benim
- Burkina Faso
- Burundi
- Camarões
- República Centro-Africana
- Congo
- Costa do Marfim
- República Democrática do Congo
- Guiana Francesa
- Gabão
- Gana
- Guiné-Bissau
- Libéria
- Mali
- Níger
- Ruanda
- São Tomé e Príncipe
- Serra Leoa
- Togo

(*dados recolhidos pela Organização Mundial de Saúde e publicados no International Travel and Health)

Nenhum comentário:

Postar um comentário