terça-feira, 13 de março de 2012

Tendinite... Chega de dor !

Nossos músculos estão presos nos ossos através de estruturas chamadas tendões. Quando estes tendões inflamam chamamos de tendinite ou tendionopatia. O excesso de atividade é a grande causa. "Quando o tendão é submetido a uma carga de trabalho ou esportiva acima da sua resistência, pode inflamar e até sofrer uma ruptura", explica o ortopedista Ricardo Cury, da Santa Casa de São Paulo.
A tendinite provoca muita dor e você se sente limitada para fazer o que deseja. Se dói o tendão da mão ou do punho por exemplo, não consegue digitar por muito tempo. "Dependendo do caso é preciso até mudar a atividade", explica Cury. O diagnóstico, segundo o especialista, é através de exame clínico, raio x, ressonância e ultrassonografia.
Geralmente são prescritos anti- inflamatórios e analgésicos. Exercícios para alongar também ajudam a desinflamar e reforçar a musculatura. "Em casos de pré- ruptura ou ruptura do tendão indica- se a cirurgia, mas isso é raro", explica Cury. Interromper os movimentos por um período, segundo o CEO da Rede A, Maurício Mittempergher, é essencial para a melhora do quadro.
Você pode ter tendionopatia em qualquer região do corpo que tenha tendão. Segundo Cury, podem ser alvos os cotovelos, ombros, joelhos, punhos, dedos... Tudo vai depender da profissão e dos hábitos. É preciso se policiar. "Tente dar uma parada pelo menos a cada 2 horas, dê uma volta e faça alongamento no local que mais utiliza (mãos, punho, braços...).
Quando o assunto for atividade física, coloque limites, inicie de maneira gradativa e não ultrapasse os limites do seu corpo.
Trabalhe sempre o fortalecimento e alongamento muscular. Portanto, musculação e alongamento sempre", fala Cury.

(Revista Shape Brasil - Abril 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário