segunda-feira, 19 de março de 2012

Chá de Jasmim

O chá de jasmim é tradicionalmente feito usando-se folhas de chá verde misturadas com flores de jasmin frescas.  É a bebida mais popular entre as pessoas mais velhas na Ilha de Okinawa (Japão), que raramente bebem o chá verde puro. Detalhe: Okinawa tem a maior concentração de idosos com mais de cem anos de idade no planeta. Eles chegaram à conclusão de que a mistura deste, com flores de jasmim é a combinação perfeita para a eficácia do anti envelheimento. Há uma média de 34 pessoas centenárias para cada 100 mil habitantes. Nesta ilha as pessoas têm como hábito beber diariamente. Há quem acredite que o chá de jasmim é ainda melhor para o organismo que o chá verde.

INDICAÇÃO:
Digestivo
Ajuda no problema de falta de ar
Ajuda a acalmar as cólicas
Combate a insônia
Reduzi as taxas de colesterol
Alivia o estresse
Diminui a ansiedade, a tensão e a exaustão
Combate os sintomas da depressão
Atua como a calmante e relaxante
Auxilia no tratamento de conjuntivite e problemas da pele
Atua na prevenção ao câncer (osso, pulmão e mama)
Previne o aparecimento de certos tipos de cancro
Combate a dor de cabeça
Pode ser bebido após as refeições, sem açúcar, para não engordar

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da China

DESCRIÇÃO: Originário da Índia, hoje o Jasmim é cultivado em quase todas as zonas temperadas. A maior parte do produto encontrado no mercado vem da França, Itália e do Egito, sem esquecer os cultivos da Argélia e do Marrocos. Suas flores são alvíssimas, de perfume intenso, com forte capacidade sugestiva, mas, ao mesmo tempo, efêmero e ilusório.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

VARIEDADES:O chá preto produzido fora da China toma normalmente o nome da região de origem: Darjeeling, Assam, Ceilão, entre outras. Na China, o chá preto mais famoso é provavelmente o Keemun, mas existem muitas outras variedades.
A maioria dos chás verdes, contudo, são produzidos na China e Japão e por isso mantiveram o seu nome em japonês ou chinês tradicional: Genmaicha , Houjicha , Pouchong , etc.
O chá verde e o chá preto têm antioxidantes, mas de tipos diferentes.
O chá verde é mais rico em catequinas, especialmente o galato de epigalhocatequina, enquanto que o chá preto contém uma maior variedade de flavonóides. O chá Oolong é intermédio, sendo o mais famoso o chá da Formosa.
O chá branco, de folhas de chá muito jovens, é muitas vezes considerado um tipo distinto, embora ocasionalmente seja agrupado como um chá verde devido ao processamento simples.
O chá branco produz uma infusão delicada que a maioria das vezes retém uma doçura residual leve.
Todos os tipos são vendidos como chás "simples", quando são uma única variedade, ou "misturas" (blends).
Adulteração e falsificação são problemas sérios no comércio global de chá; a quantidade de chá vendida como Darjeeling, o mais apreciado dos chás pretos, todos os anos excede grandemente a produção anual de Darjeeling, estimada em 11000 toneladas.
Entre os chás, o chá branco é considerado o mais raro e mais caro; ele deve ser colhido manualmente apenas durante uma certa fase da vida da planta. Independente disso, no entanto, encontra-se disponível em lojas especializadas e, apenas recentemente, acondicionados em saquinhos de papel.

Um comentário:

  1. Eloísa, muito interessante as informações acima, realmente temos o hábito de tomar o chá sem açucar, bem como tomá-lo durante as refeições, substituindo os refrigerantes, isto nos dias frios.

    ResponderExcluir