Raiva, medo ou dor???
Choro da dor é o mais fácil de ser identificado pelos pais
Não é fácil descobrir por que um bebê está chorando quando os gritos são estridentes e incessantes e não saber o motivo é, muitas vezes, angustiante. De olho nos movimentos dos olhos, nos músculos da face e na dinâmica do choro, pesquisadores espanhóis criaram padrões de comportamento que estabelecem três emoções características que definem o motivo do chororô ininterrupto dos recém-nascidos: o medo, a raiva e a dor.
"Chorar é a principal maneira de o bebê comunicar suas emoções negativas e, na maioria dos casos, a única maneira que eles têm de expressá-las", explica Mariano Chóliz, pesquisador da Universidade de Valência que participa ainda de um estudo para observar a capacidade dos adultos em reconhecer o motivo do choro do bebê.
"Quando os bebês choram de raiva ou por medo, eles mantêm os olhos abertos, enquanto o choro da dor está mais vezes relacionado aos gritos com os olhos fechados", afirma Chóliz. De acordo com o estudo, é possível entender a dinâmica das lágrimas: tantos os gestos quanto a intensidade do grito vão aumentando gradualmente quando o bebê está com raiva. Por outro lado, se o choro é tão intenso quanto pode, é porque ele está sentindo medo ou dor.
Nas análises das reações de 20 bebês, entre 3 e 18 meses, os especialistas observaram que a atividade muscular da face do bebê é caracterizada por grande tensão na testa, sobrancelhas e lábios, além da abertura da boca e bochechas levantadas. Chóliz define as tensões em três emoções, raiva, dor e medo. "Quando está com raiva, a maioria dos bebês mantém o olho semifechado, enquanto o olhar está aparentemente sem direção ou ainda de maneira fixa e saliente", diz. A boca fica aberta ou, em alguns casos, semiaberta, e a intensidade do choro aumenta progressivamente.
No caso do medo, os olhos ficam abertos o tempo todo com um olhar penetrante, movendo a cabeça para trás com frequência. O choro é um grito explosivo após um gradual aumento de tensão. Por fim, as lágrimas da dor são caracterizadas pelos olhos constantemente fechados e, quando abertos, assim permancem por poucos instantes. O olhar, neste caso, é distante. "Há ainda um elevado nível de tensão na área dos olhos junto com franzidos na testa. O choro começa com máxima intensidade, começando de repente e imediatamente após o estímulo da dor", afirma o estudo.
Choro da dor é o mais fácil de ser identificado pelos pais
Coordenador dos estudos, Chóliz também avaliou o desempenho dos adultos em reconhecer o motivo do choro dos bebês. O que ficou claro é que eles não conseguem entender exatamente o que o choro do bebê significa. Entre os pais de primeira viagem, principalmente, a tarefa é ainda mais difícil.
"Embora as razões principais sejam fome, dor, raiva e medo, os adultos não conseguem reconhecer qual das emoções é a causadora das lágrimas, sobretudo quando se trata de raiva ou medo", afirma a pesquisa publicada recentemente no Spanish Journal of Psychology. Para os especialistas, a dor ser a emoção mais facilmente reconhecida pelos pais é explicada pelo fato de esse tipo de choro ser um tipo de alerta para uma ameaça grave de saúde ou sobrevivência do bebê que requer uma reação mais urgente dos pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário