Quem tem fome toda hora deve comer mais alimentos ricos em fibras. Estes alimentos, quando chegam no estômago, formam uma espécie de gel, e atrasam a digestão, fazendo com que o indivíduo coma menos e gaste mais calorias para digerí-los.
Alguns bons exemplos de alimentos para quem tem fome toda hora são:
Mingau de aveia: Promove a saciedade, e pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches. A aveia pode ainda ser acrescentada ao iogurte.
Pão integral com ovo: O ovo possui proteína, que exige uma digestão mais lenta, e o pão integral tira mais a fome que o pão branco. Pode ser consumido no café da manhã e no lanche da tarde.
Arroz integral com peito de peru grelhado e queijo branco: Delicioso e saciante, este cardápio serve para almoço ou jantar, e quando acompanhado de uma fatia de abacaxi, tira ainda mais a fome.
Abóbora: Contém poucas calorias e muitas fibras. Pode ser consumida em pratos quentes e frios, assada ou cozida, em qualquer refeição.
Banana: Rica em pectina, forra o estômago, e promove a sensação de bem estar. Ideal para lanches, mas não se pode exagerar, em média, cada uma possui 90 calorias.
Limonada: Tira a vontade comer doce, e engana a fome. Mas não deve ser adoçada com açúcar, o Stevia é uma boa solução.
Gelatina sem açúcar: É uma sobremesa saborosa, contém boas doses de proteínas e devido ao seu alto teor de água, preenche o estômago, matando a fome.
A fome é um mecanismo de defesa do corpo, mas que tem ligação direta com o sistema emocional e também tem regulação hormonal. Ansiedade, estresse, depressão, tristeza, angústia e insatisfação são alguns sentimentos que podem fazer com que o indivíduo tenha mais vontade de comer.
Isso ocorre porque ao comer, o indivíduo libera serotonina no cérebro, uma substância que gera bem estar. Uma boa forma de conseguir o mesmo, é fazendo algum exercício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário