quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Perdão


O perdão é instrumento para o crescimento individual e coletivo é exemplo de raciocínio e de pratica na caridade.
Perdoar exige repensar atos e situações de desequilíbrios onde monólogos inexistem.
Perdoar é reconstruir relações e vidas em outro estágio, em patamar de entendimento e amor.
Perdoar, ato difícil para tantos de nós, mas que cala e se cala quando do propósito sincero que temos na necessidade do abrandar intimo de nossa emoção que nos cobra a justiça e o equilíbrio em amor, lei maior e fundamental, irrefutável e irrevogável na evolução dos mundos, mundo este de transtorno e convulsões necessárias, que ainda tens, provas passageiras se amenizam quando entendes a necessidade do perdão.
Perdoar nos torna mais amáveis, conscientes da necessidade do convívio fraterno.
Não te omitas ao perdão.
Não te esqueças da necessidade do coletivo estrutural para que cresças em evolução.
Perdoar cria a sintonia com os “estrelares”, com os anjos bem intencionados, mensageiros e trabalhadores companheiros de Jesus. Nada tem preço ao abraço amoroso e fraterno que recebes de um filho ou companheiro de caminhada, valorizes estes momentos de convivência fraterna, onde o lar santificado em amor é sustentáculo em sintonia divina a resplandecer na Luz.
Perdoa-te, perdoa-lhes.
Perdoa, ama e te entregas aos bons pensamentos e atos, cries a sintonia mantenedora com o Cristo Jesus.
A vida é oportunidade de trabalho, aprendizado, perdão e amor.
Perdoa-te, oferta-te no voluntariado do amor. O que lanças ao espaço recebes em eflúvios, proporcionalmente.
Seja em oração o sustentáculo tão necessário em todos os momentos deste planeta que precisa exercitar o amor e acima de tudo o perdão.

(Amoroso abraço, eternamente, Irmã Scheilla  - 30/01/2013 )

O Passe Espírita - O que é, Como funciona?




O que é

O Passe Espírita, ou Fluidoterapia, como é também conhecido, é uma transfusão de uma certa quantidade de energias fluídicas vitais (psíquicas) ou espirituais, utilizando-se a imposição das mãos, com o propósito de atuar em nível perispiritual, usada e ensinada por Jesus, como se vê nos Evangelhos. Origina-se das práticas de cura do Cristianismo Primitivo.

No Espiritismo, o passe espírita é a doação de fluido cósmico universal, fluido espiritual e fluido magnético de uma pessoa para outra, (doador e receptor).
Há pessoas (médiuns passistas) que tem uma capacidade maior de absorção e armazenamento dessas energias que emanam do Fluido Cósmico Universal e da própria intimidade do Espírito. Tal capacidade as coloca em condições de transmitirem essas energias a outras criaturas que eventualmente estejam necessitando. A aglutinação dessa força se faz automaticamente e também, atendendo ao apelo do médium passista (prece) que então municiado dessa carga, transmite de suas mãos em discretos movimentos.

Como funciona?

A mistura desses fluidos saem das palmas das mãos do médium ou das pontas de seus dedos.

Esses fluidos podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou densa e podem se expandir e retrair conforme as necessidades físicas, químicas e vitais do nosso organismo. Esses fluidos só podem ser vistos pelo médium vidente.

Eles atingem o corpo físico e o perispírito, substância vaporosa que envolve e une a alma — espírito — ao corpo físico e que guarda todas as nossas lembranças, dessa e de outras vidas.

Não é de agora o uso desses fluidos. Nos primórdios dos tempos eles já eram usados de várias formas por muitos dos que aqui, na Terra, já estiveram.

Jesus foi quem tornou os fluidos mais conhecidos através de seus “milagres“. Ele os usou em sua passagem pela Terra para nos mostrar que também podemos fazer o mesmo e isso só depende de nós, da nossa vontade em evoluir espiritual, moral e intelectualmente.

Para nós, simples aprendizes, essa evolução ainda está muito longe do nosso alcance, mas nunca é tarde pare começar. É através de muito estudo e da dedicação ao próximo que se inicia esse aprendizado. Levará com certeza muitas encarnações à frente, pois estamos num planeta de provas e expiações, onde ainda estamos aprendendo a amar, a perdoar e a nos conhecer como um ser integral — constituído de espírito, perispírito e corpo.

Jesus foi capaz de realizá-los (os milagres) por ser um espírito de grande magnitude. Sua essência é divina e por isso seu amor, incondicional, sua fé, derradeira, e sua vontade ativa, imensa.

Jesus é um espírito de alta grandeza que conhece as leis naturais como ninguém e que aqui esteve para deixar seus ensinamentos através dos evangelhos e de seus apóstolos.

Ele curou pessoas que apenas tocaram suas vestes, com o toque de suas mãos e pelas palavras, tamanha era a qualidade dos fluidos a emanar de seu corpo.

Depois, pediu aos seus apóstolos que se espalhassem pelas cidades e levassem a todos a sua palavra, e que cuidassem das pessoas com preces e imposição das mãos (passes).

Esta é a única prece que os apóstolos dizem ter sido pronunciada por Jesus.

Oração Dominical
Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome!
Venha o teu reino!
Faça-se a tua vontade, assim na Terra como no Céu,
Dá-nos o pão de cada dia.
Perdoa as nossas ofensas, como perdoamos aos que nos ofenderam.
Não nos deixes entregues à tentação, mas livra-nos do mal.
Assim seja!

(GRUPO DE ESTUDOS AMIGOS DE CHICO XAVIER)

O Namoro na visão espírita


Todo o relacionamento conjugal precede de um determinado tempo de maturação afetiva, marcado por um período denominado NAMORO.
O Namoro, segundo a visão espírita, se traduz por suave encantamento, onde dois seres descobrem um no outro de maneira "imprevista", motivos e apelos para a entrega recíproca, numa relação matrimonial e familiar.
No plano espiritual estes encontros são traçados obedecendo às Leis da reencarnação entre espíritos que, possivelmente, já tenham partilhado experiências passadas a nível afetivo.

Embora os estudos terrenos estejam propensos a designarem a atração entre dois seres através da libido, não podemos negligenciar que esta ligação vai além do físico, pois contamos com inteligências desencarnadas neste "jogo afetivo" resguardando e guiando companheiros de experiência, volvidos à reencarnação para fins de progresso e burilamento.

O Romantismo:
A preservação do romantismo é indispensável à consolidação da vida conjugal.

Muitas vezes o romantismo se dilui devido a vários fatores do cotidiano e envolvência excessiva pela rotina diária, conduzindo o afeto mútuo ao engano através de decepções, indiferença, desprezo, falta de diálogo, egoísmo, grosseria, maus tratos, infidelidade, etc.

A mente tem papel importantíssimo neste assunto. Se ela está voltada constantemente para a pessoa amada, nosso sentimento para com ela aumenta, evolui. 
Lembra-se quando você estava apaixonado pelo seu companheiro?

Pequenos gestos são importantes e afastam a indiferença que afeta corrosivamente a relação a dois.

É muito importante continuar com as suas "pequenas investidas" no seu parceiro, tal como no princípio, mantendo a chama acesa.

Se a fase da vida não lhe permite vivenciar este romantismo, seja qual for a razão, então encontre na amizade e carinho pelo seu parceiro o caminho para o mais elevado sentimento de amor espiritual, dando-lhe muita ternura de forma prazerosa sem nada querer receber.

Jesus nos ensina que onde está o nosso tesouro aí está também o nosso coração. 
Se um cônjuge considera o outro o seu tesouro, com ele estará o seu coração e toda a sua afetividade.

É bom lembrar...

Que o nosso Estudo é baseado na visão Espírita-Cristã, respeitando a todas as filosofias e crenças. 
Este estudo é destinado aos jovens e a todos que estão próximos daqueles que estão se iniciando no romantismo. O principal neta fase é o respeito recíproco, além do amor, da fidelidade e da cabeça no lugar. 
Aqui vai uma frase de Chico Xavier para encerrar o nosso estudo.
"O amor não prende, liberta! Ame porque isso faz bem a você, não por esperar algo em troca. Criar expectativas demais pode gerar decepções. Quem ama de verdade, sem apego, sem cobranças, conquista o carinho verdadeiro das pessoas."

(Grupo de Estudos Amigos de Chico Xavier)

Água Fluidificada


O Que é Água Fluidificada?

A água fluidificada é a água normal, acrescida de fluidos curadores. Em termos de Espiritismo, entende-se por água fluidificada aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados à água. É a água magnetizada por fluidos.

Quem faz a fluidificação da água?

Em geral, são os Espíritos desencarnados que, durante as sessões de fluidoterapia, fluidificam a água, mas a água pode ser magnetizada tanto pelos fluidos espirituais quanto pelos fluidos dos homens encarnados, assim como ocorre com os passes, sendo necessário, para isso, da parte do indivíduo que irá realizar a fluidificação, a realização de preces e a imposição das mãos, a fim de direcionar os fluidos para o recipiente em que se encontrar a água.

Como é feita a fluidificação da água? 

A água é um dos corpos mais simples e receptivos da Terra. É como que a base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa. O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais para que tratamento alcance o efeito desejado. A água é um ótimo condutor de força eletro-magnética e absorverá os fluidos sobre ela projetados, conserva-los-á e os transmitirá ao organismo doente, quando ingerida. A água fluidificada expande os átomos físicos, ocasionando a entrada de átomos espirituais, ainda desconhecidos, e que servem para ajudar na cura.

Procedimentos para a fluidificação da água

Segue as orientações dadas pelos irmãos espirituais na Associação Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes - CEABEM, é possível que outras casas tenham outros métodos.

1 - Colocar a água em um recipiente transparente (garrafa ou outra vasilha), mantendo-a fechada. Se a água for para uma única pessoa não precisa colocar o nome, mas se desejar que outras pessoas também a bebam, colocar o nome de quem vai utilizar a água.

2 - Se puder, leve a um Centro Espírita e solicite aos dirigentes da Instituição ou a um trabalhador para orientar sobre a fluidificação da água.

3 - Caso não possa ir a um Centro Espírita, você mesmo pode fluidificar, seguindo a seguinte orientação:

Colocar a água no recipiente, se para mais de uma pessoa colocar os nomes;
Em casa mesmo, se tiver, faça a leitura de parte do Evangelho ou de uma Bíblia, em seguida peça a Jesus e a espiritualidade, ou aos santos, conforme a sua crença, para que eles fluidifiquem aquela água, que será o remédio para as doenças do corpo e do espírito.
Se quiser, durante a prece imponha as mãos sobre o recipiente, como se estivesse aplicando um passe na água e depois é só beber.
4 - Se for tomar a água por muito tempo, sempre que o recipiente estiver secando, com uma lâmina com cerca de um ou dois dedos d!àgua, complete o recipiente e continue bebendo.


Tipos de fluidificação da água 

Fluidificação Magnética: É aquela em que fluidos medicamentosos são adicionados na água por ação magnética da pessoa (encarnada) que coloca suas mãos sobre o recipiente com água e projeta seus próprios fluidos.
Fluidicação Espiritual: É aquela em que os Espíritos aplicam fluidos (sem intermediários) diretamente sobre os frascos com água. Na Fluidificação Espiritual a água não recebe fluidos magnéticos do indivíduo encarnado, mas somente os trazidos pelos Espíritos. A Fluidificação Espiritual é a mais comumente utilizada nos Centros Espíritas. 
Fluidificação Mista: É uma modalidade de fluidificação onde se misturam os fluidos do indivíduo encarnado com os fluidos trazidos pelos Espíritos.
Como vimos, o processo de fluidificação da água independe da presença de médiuns curadores, pois os Espíritos podem aplicar os fluidos sem intermediários, diretamente sobre os frascos com água, além disso, qualquer pessoa pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo, projetando assim os seus próprios fluidos e recebendo o auxílio da Espiritualidade amiga, sempre presente.

Ação da água fluidificada no organismo 

A água é uma molécula polar composta e é facilmente absorvida no nosso organismo. Por isso e aproveitando-se de algumas de suas propriedades (tensão superficial, condutividade elétrica e susceptibilidade magnética), é usada como agente do tratamento de fluidoterapia.

Todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância (água).

A ciência denomina a água de “Líquido Vital”. Uma vez fluidificada e ingerida, a água pode provocar os seguintes efeitos:

Inibição da formação de radicais livres, ou seja, diminuição dos processos oxidativos celulares, diminuição da taxa de produção de gás carbônico, aceleração dos processos de fagocitose, incremento na produção de linfócitos (células de defesa);
Observa-se na membrana celular uma maior mobilidades de íons Sódio e Potássio, melhorando o processo de osmose celular, tendo um efeito rejuvenescedor no organismo. Há uma distribuição no mecanismo de transporte de vários tipos de cátions, como é o caso do cálcio;
Efeitos sobre os hormônios receptores, ativação dos linfócitos por antígenos e várias lecitinas. O processo de polarização magnética induzida (imantação) da água no organismo produz a captura e precipitação do cálcio em excesso no meio celular;
Reposição da energia espiritual, renovando a estrutura perispiritual.
A terapêutica com a água fluidificada traz muitos benefícios ao organismo, apesar de não poder parar ou regredir as doenças geradas por resgates, doenças crônicas e degenerativas, porém facilita a ação medicamentosa e tem se mostrado eficiente na cura das doenças psicossomáticas. 

Conclusão 

A água fluidificada, portanto, é uma água magnetizada, principalmente, pelos Espíritos, contendo, assim, alterações ocasionadas pelos fluidos salutares ali colocados e direcionados para o equilíbrio de alguma enfermidade física ou espiritual.

Para cada paciente o fluido medicamentoso será específico não só para a sua enfermidade física, mas também para as necessidades espirituais de cada um. Deve ser usada como um medicamento. Manda o bom senso que não se utilize remédios sem necessidade, portanto, da mesma maneira, só deve usar a água fluidificada quem de fato estiver necessitando dela. Tudo em excesso faz mal, não é mesmo.

(Mediunidade Sem Preconceito. Autor: Edvaldo Kulcheski)

Tudo passa...


Todas as coisas na Terra passam. 
Os dias de dificuldade passarão... 
Passarão, também, os dias de amargura e solidão. 

As dores e as lágrimas passarão. 
As frustrações que nos fazem chorar... Um dia passarão.

A saudade do ser querido que está longe, passará. 

Os dias de tristeza... 
Dias de felicidade... 
São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal 
as experiências acumuladas. 

Se, hoje, para nós, é um desses dias, 
repleto de amargura, paremos um instante. 
Elevemos o pensamento ao Alto 
e busquemos a voz suave da Mãe amorosa, 
a nos dizer carinhosamente: 'isto também passará' 

E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre, 
semelhante a enorme embarcação que, às vezes, parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas. 

Mas isso também passará porque Jesus está no leme dessa Nau 
e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a 
agitação faz parte do roteiro evolutivo da Humanidade 
e que um dia também passará.

Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro 
porque essa é a sua destinação. 

Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos,
sem esmorecimento e confiemos em Deus, 
aproveitando cada segundo, cada minuto que, por certo, também passará.

Tudo passa... 
exceto Deus. 

Deus é o suficiente! 

(Chico Xavier)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A gente não deveria se arrepender de...


32 atitudes das quais você não deve se sentir culpada

Você é daquelas que vive se sentindo culpada? Relaxa!

1. Encher a boca para falar um palavrão.

2. Ficar em casa na sexta à noite.

3. Comprar só mais unzinho vestido preto.

4. Faltar à academia num sábado de chuva.

5. Olhar a bina e não atender o telefonema.

6. Comer fritura num boteco. Pipoca com manteiga. Pastel de café da manhã.

7. Dizer não.

8. Dizer sim.

9. Transar com um desconhecido.

10. Transar com o ex.

11. Pedir demissão.

12. Pedir desculpas mesmo se estiver certa.

13. Se apaixonar por um tosco.

14. Terminar com o tosco — e voltar.

15. Não se depilar quando está frio.

16. Dizer "Eu te amo" primeiro.

17. Mentir a idade — para mais ou para menos.

18. Ter um bonsai — sabendo que ele vai morrer.

19. Emprestar dinheiro para viajar.

20. Tomar todas em plena terça-feira.

21. Adotar um animal.

22. Perdoar uma mentira.

23. Gastar o que não tem para dar uma festa de arromba.

24. Comprar uma joia — Tiffany, sabe?

25. Ir à taróloga — e acreditar.

26. Procurar outra taróloga — todo mundo precisa de uma segunda opinião.

27. Beber — enquanto toma antibiótico.

28. Guardar sua pelúcia da infância — e dormir com ela

29. Fazer pósgraduação aos sábados.

30. Ficar bronzeada.

31. Trocar o certo pelo duvidoso — se este for mais bonito e charmoso.

32. Voltar atrás.

O fim da birra das crianças


Jornalista americana revela o segredo do jeito francês de educar: preservar os direitos dos pais
Um método para criar filhos que não dão vexame

A jornalista americana Pamela Druckerman acaba de lançar no Brasil o livro Crianças Francesas Não Fazem Manha (Fontanar), em que defende que na França os pequenos são mais educados porque, entre outras coisas, os pais sabem dizer "não". 

Como demonstrar autoridade sem morrer de culpa?

Os pais franceses não acham que vão prejudicar uma criança dizendo "não" a ela. Pelo contrário, creem que ela será infeliz se não conseguir lidar com a frustração. Consideram que tornar todas as regras negociáveis é cansativo para todos, incluindo os pequenos. Mas, ao mesmo tempo que são rigorosos quanto a algumas regras, no resto dão muita liberdade para os filhos. Essa combinação faz com que se sintam respeitados e autônomos.

O que você acha da supermãe, que vive para os filhos?

Os franceses acreditam que uma única parte da vida - mãe, trabalhadora ou esposa - não pode se sobrepor a todas as outras. Eles creem que uma criança fica muito pressionada se a felicidade, a energia e os interesses da mãe estão centrados nela. E isso não é bom para ninguém.

Limites à francesa

· As crianças devem dizer: olá, tchau, obrigada e por favor. Isso vai ajudá-las a entender que não são as únicas com sentimentos e necessidades.

· Quando elas se comportarem mal, use a tática dos "olhos grandes" - um olhar muito severo de repreensão.

· Lembre seus filhos de quem é o chefe. Pais franceses dizem: "Sou eu quem decide".

· Não tenha medo de dizer não. As crianças precisam aprender a lidar com alguma dose de frustração.




As frases que devem ser evitadas na educação dos filhos


Saiba por que quatro frases muito usadas pelos pais devem ser evitadas. E conheça outras quatro que só fazem bem aos filhos

Espere a raiva passar para discutir algo com seu filho

As palavras são o principal instrumento na educação de crianças e adolescentes. Com elas, você aconselha, dá bronca, orienta. Infelizmente, porém, nem sempre o que é dito com a melhor das intenções produz bons resultados. “Muitos pais desconhecem o verdadeiro poder das palavras que utilizam”, alerta a psicóloga carioca Giselle Nunes Salgado de Melo, especialista em educação de crianças e adolescentes. “Sem saber, dizem coisas pensando no bem de seus filhos, mas utilizam frases que acabam tendo o efeito oposto.”

Falar, por exemplo, que a criança vai cair se continuar correndo daquele jeito ou acusá-la de não estar agindo conforme a sua idade em alguma situação são afirmações que podem atrapalhar o desenvolvimento emocional de um filho.

Efeito na auto-estima

Vários estudos já mostraram que as crianças educadas com men-sagens encorajadoras conseguem ultrapassar com mais facilidade os obstáculos da vida. “Já as que se sentem humilhadas ou diminuídas com o que ouvem dos pais costumam ter problemas de auto-estima e se tornar inseguras, frágeis e vingativas”, diz Giselle.

Para ajudar os pais a refletir sobre o assunto, a especialista listou quatro frases que considera benéficas e outras quatro que, a seu ver, fazem algum tipo de mal aos filhos (quadro ao lado). Usando as palavras certas, você educa, põe limites e ao mesmo tempo fortalece a personalidade das crianças.

O que dizer...

· "Eu te amo, mas não gostei desse seu comportamento"

É sempre importante separar a ação (ele não voltou no horário combinado) do autor (seu filho). Faça-o entender que se comportar mal não faz dele uma pessoa má. Dizer que o ama na mesma frase em que você expressa sua desaprovação mostra que seu objetivo não é puni-lo, e sim ensiná-lo a se comportar de maneira apropriada.

· "Por favor, decida"

Você vai com seu filho ao mercado, diz que está sem dinheiro, mas ele insiste que quer um doce caro. Essa é uma boa hora para fazê-lo perceber as conseqüências de suas decisões. Você pode dizer, por exemplo, que só poderá levar o doce se descontar o valor da mesada dele. Faça isso sem ironia e peça que ele decida. Além de oferecer uma opção ao seu filho, você evita o papel de má e insensível.

·  "Preciso da sua ajuda num problema"

Muitas vezes, o mau comportamento da criança reflete uma carência emocional momentânea. Então, se vocês estiverem num local público e seu filho começar a aprontar, em vez de repreendê-lo peça a ajuda dele para resolver um problema seu (qualquer um). Ele se sentirá útil e respeitado, deixando a birra de lado.

· "O que você realmente quis dizer a ele?"

Quando seu filho xingar alguém de raiva, chame-o para uma conversa e pergunte o que ele de fato queria falar à pessoa. Para as crianças, entender os próprios sentimentos não é fácil. Menos ainda traduzi-los em palavras. Essa dificuldade em se expressar acaba gerando brigas à toa. Conversando, você o ajuda a compreender a situação e a lidar com o conflito de uma maneira mais positiva.

...E o que nunca falar

· "Por que você não pode ser como seu irmão?"

Essa comparação faz seu filho se sentir um cidadão de segunda classe e atiça a rivalidade entre os irmãos. E ela dificilmente o fará molhar menos o banheiro ou melhorar o desempenho na escola. Esse tipo de comentário enfraquece a auto-estima e mina a autoconfiança da criança. O certo é pensar na educação de cada filho como um projeto único, aceitando suas fraquezas e dificuldades.

· "Comporte-se de acordo com sua idade"

Se o seu filho de 9 anos gritou com o de 4 por causa de um brinquedo, não use a idade dele como argumento para repreendê-lo, sugerindo imaturidade. Lembre-se de que ele ainda está aprendendo a lidar com diferentes sentimentos e situações. Não existe um padrão de comportamento certo para cada idade. Nessas horas, procure se ater ao motivo que levou a criança a agir daquela forma, sem diminuí-la.

· "Eu estava só brincando"

Essa frase costuma ser usada por pais que acreditam que provocar o filho de propósito é uma boa maneira de torná-lo mais forte. Um exemplo disso é chamar de "bicho-do-mato" uma criança tímida para forçá-la a se enturmar - e depois dizer que é brincadeira. Não funciona. O filho se magoa, perde a confiança nos pais e não se sente apoiado por eles.

· "Não corra, senão você vai cair"

Esse tipo de afirmação tem duas implicações negativas. A primeira é inibir a experimentação. Arriscar um novo passo, tropeçar, rever as estratégias e tentar novamente faz parte de qualquer aprendizado. Além disso, depois de escutar várias vezes essa frase e não cair, seu filho deixará de ouvir suas advertências. Prefira frases mais informativas e positivas, como "o copo está cheio, tenha mais cuidado" ou "verifique se os seus cadarços estão bem amarrados".

prepare sua lista de compras e invista nos itens que realmente valem a pena!


Uma ida ao supermercado pode ser uma armadilha e tanto se você não for esperta. 
Prateleiras de guloseimas e quitutes super calóricos são uma tentação, mas é preciso resistir. Caso contrário, você logo percebe as consequências desses pecados… É o ponteiro da balança que dispara, a calça jeans que não fecha… 
Por outro lado, há alimentos que dão aquela forcinha para quem quer emagrecer. 
Alguns mantêm o apetite sob controle, outros aceleram a queima de calorias. E o melhor: eles são ricos em nutrientes e fazem bem à saúde. 

Então, caneta e papel na mão, prepare sua lista de compras e invista nos itens que realmente valem a pena!

- Iogurte light: o alimento contém bactérias benéficas ao organismo, pois melhoram a flora intestinal, facilitam a absorção dos nutrientes e a produção dos hormônios que regulam também o apetite e controlam a ansiedade. Além disso, é rico em cálcio, que fortalece os ossos.

Como consumir: “Tome dois iogurtes light diariamente, o que equivale a cerca de 120 calorias. Nos dias de calor, leve a embalagem ao freezer para congelar e tome como sorvete. É delicioso e faz bem”, sugere a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional.

- Aveia: rica em fibras, prolonga a sensação de saciedade e favorece o bom funcionamento do intestino. E tem mais: “Esse cereal contém cálcio, vitaminas e carboidratos que regulam o nível de açúcar no sangue (glicemia), auxiliam na diminuição do colesterol e no controle da pressão arterial”, explica nutricionista.

Como consumir: 2 colheres (sopa) por dia (equivalente a 130 calorias), acrescentadas ao preparo de bolos e tortas, shakes e vitaminas, ou salpicadas sobre frutas.

- Banana: contém triptofano, uma substância que estimula a produção de serotonina, promovendo a sensação de bem-estar e diminuindo a ansiedade. A fruta também é rica em pectina, uma fibra que mantém a fome sob controle, e tem alto teor de potássio, que evita as cãibras.

Como consumir: coma uma banana por dia, o que equivale a cerca de 90 calorias.

- Chá verde: é eficiente na queima de gordurinhas porque diminui a absorção de açúcar, reduz a compulsão por doces, acelera o metabolismo e o trânsito intestinal. “A erva ainda age como antioxidante, neutralizando os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular”, assinala Roseli.

Como consumir: Tome 3 xícaras do chá diariamente (com zero calorias, se não levar açúcar).

- Chocolate meio amargo: estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar e reduz a ansiedade e a compulsão. “Essa delícia ainda é rica em antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e favorecem a saúde do coração”, afirma Roseli.

Como consumir: o ideal é comer, no máximo, 30 gramas por dia (o equivalente a 80 calorias). Deixe derreter lentamente na boca para saciar a vontade de doce!

- Semente de chia: contém fibras insolúveis, que estimulam o bom funcionamento do intestino, e fibras solúveis, que se transformam em gel durante o processo digestivo e, por isso, promovem a saciedade. “Além disso, contém ômega 3, proteínas, cálcio e magnésio, nutrientes importantes para a saúde óssea, muscular”, completa a nutricionista.

Como consumir: De 1 a 3 colheres (sopa) por dia (cada colher contém 59 calorias). A melhor maneira  é acrescentá-la às vitaminas e sucos.

 - Maçã: a fruta contém pectina, que dificulta a absorção das gorduras e da glicose, e prolonga a sensação de saciedade.

Como consumir: coma uma maçã por dia (equivalente a 70 calorias), no lanche da manhã ou da tarde.

- Gengibre: considerado termogênico, ele acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura. O tempero é, também, um poderoso anti-inflamatório, antibacteriano e antisséptico.

Como consumir: cerca de 2 colheres (chá) ao dia (equivalente a 7 calorias), na forma de chás e sucos, ou ralado, na preparação de carnes, frangos, sopas e peixes.



Ginástica para o cérebro


Classificadas por terapeutas e neuropsiquiatras como uma “ginástica cerebral”, as palavras-cruzadas, além de aumentarem nosso vocabulário e conhecimentos gerais, melhoram a atividade cerebral.

Segundo especialistas do departamento de neurologia da Faculdade de Medicina da USP, a resolução do passatempo demanda atenção, interpretação do que foi lido, além de coordenação motora, memória e atenção às respostas. Seu uso como material didático permite o desafio por meio da curiosidade, o que facilita o processo de aprendizado.

E não se limita somente ao aprendizado de novos vocábulos, mas em todas as disciplinas. Algumas escolas paulistas já aderiram aos famosos quadradinhos como material didático. O programa COQUETEL nas Escolas leva suas publicações às salas de aula gratuitamente.

Mais do que  desenvolver a capacidade de raciocínio durante a fase de alfabetização, o passatempo também é um companheiro e tanto para quem está na melhor idade. Alguns geriatras acreditam que o hobby proporciona o exercício da memória por meio de diferentes atividades e mantém ativas áreas cerebrais sãs. Tal como uma ginástica aos músculos, as cruzadinhas fazem os neurônios realizarem atividades diferentes, melhorando sua atividade e plasticidade.

Por conta disso são uma excelente pedida para a mente em atividade. O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva, provocando a perda da capacidade de memória e funcionalidade. Jogos como caça-palavras, sudoku e palavras cruzadas exercitam as áreas do cérebro correspondentes.

Curiosidade: 

O Brasil é o quarto maior mercado de cruzadinhas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, França e Itália. Independentemente da idade, as cruzadinhas são uma boa maneira para quem quer exercitar o cérebro e buscar um envelhecimento saudável.



Truques para eliminar peso


Subir na balança e constatar que alguns quilinhos foram eliminados não é uma tarefa fácil, vamos combinar. 

Além de consultar seu médico ou nutricionista de confiança, vale adotar algumas medidas no dia a dia. Acredite, elas farão efeito!

Fique esperto com os excessos

Isso pode acontecer com os itens saudáveis, associados a baixas calorias. Para economizar, em vez de incluir a fruta nas refeições, reserve-a para os intervalos. O mesmo vale para o cappuccino: ele é lanche, então, após o almoço prefira um café puro ou, no máximo, com espuminha de leite.

Prefira alimentos ricos em água

Quanto mais água a comida tiver, melhor. Afinal, ela enche a barriga mais rápido. Isso explica por que você tende a comer mais maçã desidratada do que a in natura ou torrada no lugar do pão. O mesmo vale para legumes cozidos.

Perceba se é fome ou sede

Beba água sempre que o estômago roncar e espere 10 minutos. Se não passar, pode comer.

Vá pelo que tem volume

Opte por alimentos que ocupam espaço no prato e no estômago e são pouco calóricos. A ideia conhecida como volumetrics surgiu com base em estudos sobre saciedade feitos pela professora de nutrição da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, Barbara Rolls. 
No lugar do iogurte desnatado direto no pote, bata no mixer com um pouquinho de leite e muito gelo — ele vai render dois copões, ficar cheio de espuma e com cara de milk shake! 
Outra sugestão é colocar a minipizza num prato forrado com alface picada — dificilmente você vai pedir bis para a massa.

Vá para a mesa com quem ama

As pessoas se alimentam melhor e prestam mais atenção no que põe no prato quando fazem as refeições com a família. Pelo menos 71% dos participantes de uma pesquisa feita pela Knorr com 5,5 mil pessoas. Além disso, a companhia estimula o consumo de até duas porções a mais de frutas e vegetais ao dia!

Importante

-  Trocar a manteiga ou a margarina por azeite ou óleo de coco.

- Adicionar farinha integral, ou ainda, as misturas sem glúten às preparações que levam originalmente farinha de trigo branca;

- Adicionar castanhas às salada de frutas para reduzir a carga glicêmica e ficar satisfeita por mais tempo;

- Trocar o creme de leite pelo leite de coco;

- Trocar o leite de vaca pelo de castanhas (veja aqui como fazer);

- Substituir a maionese comum pela de tofu (tem receita no meu blog);

- Ao invés de comprar vegetais congelados, compre orgânicos frescos e congele utilizando as técnicas adequadas. De quebra, você ainda tem a segurança de saber o que vai comer. Escolha um dia tranquilo, pegue o mutliprocessador e mãos à obra.

- Prefira sempre as ervas frescas aos chás de saquinho, que contém antifúngico e não são tão saudáveis;

- Troque o sorvete pelo sorbet, pois a base do sorbet é água.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Beijo e seus benefícios


Você ama seu companheiro e o beijo dele é maravilhoso? 
Mais motivos para você não desgrudar do seu amor. 

Agora, se você ama o seu companheiro, mas o beijo não é o forte do casal, aqui tem bons motivos para você continuar beijando muito, ainda assim.

Acredite, o beijo colabora até para a higiene bucal, para o alívio dos sintomas de alergia e para aumentar a imunidade. Quer saber como por que isso acontece? 

Cinco benefícios que você nem imagina:

1 - Beijar queima calorias
Nós não estamos dizendo que beijar é o equivalente a meia hora de exercício aeróbico na sua academia. Mas, em compensação, você não cansa de beijar por meia hora. Então, faça as contas. Beijos queimam de duas a seis calorias por minuto, de acordo com o Self.com.

2 - Beijar aumenta a imunidade
Pesquisadores acreditam que a troca de beijos, antes da gravidez, é uma forma de introduzir vírus em uma mulher, em pequenas doses, provocando seu corpo para criar uma resistência a ele, de maneira que ela jamais poderá transmiti-lo à criança, de acordo com a Popular Science. Interessante, não? Beije muito, futura mamãe. Claro, respeitando as recomendações médicas.

3 - Beijar alivia o estresse
Essa sensação de relaxamento pós-beijo não é coisa da sua cabeça. Um estudo de 2009 mediu os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, em pares de estudantes universitários 'beijoqueiros'. Tanto homens, quanto mulheres, comprovaram um declínio no cortisol, sinal de relaxamento que foi muito maior do que aqueles casais que passam mais tempo de mãos dadas do que de lábios colados. 

4 - Beijar pode aliviar sintomas de alergia
Se esses espirros e coriza são devido à alergias sazonais, e não à alguma doença contagiosa, beijar pode ser uma boa ideia para melhorar sua crise. Um estudo japonês descobriu que casais que se beijaram por 30 minutos tinham menores níveis de IgE, proteínas que desencadeiam sintomas como espirros e coriza. 

5 - Beijar é bom para a higiene bucal
Há uma razão para o beijo, aquele beijo, ser chamado de "beijo molhado". O "beijo molhado", aquele sem frescura, estimula a produção de saliva, que pode limpar as bactérias nocivas presentes na boca, e ainda reduz o acúmulo de placas bacterianas. 

Unindo os filhos de diferentes casamentos...


Homem e mulher se apaixonam, namoram e decidem morar juntos. Só que ambos já foram casados e trazem filhos das relações passadas. É assim que nasce a ‘família mosaico’, termo usado por especialistas ao se referirem às configurações familiares do século 21. 

Como lidar com os desafios que surgem ao juntar as famílias? Abaixo, duas psicólogas dão dicas valiosas para os pais.

1 - Nada de pressa
Na maioria das vezes uma separação é muito traumática para os filhos e os tornam mais vulneráveis, mesmo quando em idade avançada. O ideal é que o segundo casamento não seja apressado. “Quando uma relação evolui rapidamente e o casal vai logo morar junto, não dá tempo para os parceiros conhecerem as diferenças um do outro, muito menos para as crianças se adaptarem à nova configuração familiar. Os ‘novos irmãos’ precisam aprender a conviver, a se gostar e se respeitar, e isso leva um tempo”, avisa psicóloga Angélica Amigo. 

2 - Enteado não é filho
O novo casal deve ter em mente que os filhos do parceiro não são seus. “A educação dos filhos é de responsabilidade dos pais. O padrasto ou madrasta não devem interferir diretamente na relação do parceiro com o filho, somente dar apoio”, sugere a psicóloga Mary Scabora, que só aconselha tal interferência quando a criança mora junto com o novo casal. “Os filhos dos dois lados têm costumes e culturas oriundos do antigo lar. É fundamental respeitar os antigos e gradativamente introduzir os novos”, completa.

3 - Regras de convivência
É preciso criar regras de convivência no inicio da formação da nova família, para garantir o bem estar a todos. “O casal deve evitar discutir ou brigar em relação a essas normas na frente das crianças, pois isso faz com que eles percam força perante os pequenos. Os companheiros devem respeitar a autoridade um do o outro”, aconselha Scabora.  

4 - Diálogo com os pequenos
O bom e velho diálogo é sempre a melhor maneira de ajudar as crianças a lidarem com as mudanças. “Os pais devem procurar entender e ouvir com cuidado as preocupações dos filhos, que são genuínas. Na maioria das vezes, sentem-se amedrontados e inseguros diante da nova situação. É inteligente usar o bom humor para lidar com situações que envolvem o ciúme”, diz Scabora. Angélica Amiga sugere que a família reserve a hora do jantar para ficar junta,  pois é uma ótima oportunidade dos pais conversarem com os pequenos.   

5 - Respeito acima de tudo
Os pequenos precisam ser respeitados para saber respeitar. “Criança é muito esperta. Se ela perceber que o novo companheiro da mãe não se interessa por ela, irá rejeitá-lo. Ela precisa ser conquistada e ganhar a confiança e o respeito do adulto”, explica Amigo. Além disso, os pais devem estimular a amizade entre os filhos (de sangue ou não) e evitar criar situações que reforcem a rivalidade, a competição, entre eles. 

Cuidados - final de verão


Pele queimada e ardida
Logo após a queimadura solar, antes de descascar, a pele tende a ficar avermelhada e ardida. Neste caso, o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe, alerta para o perigo de utilizar receitas caseiras na hora de tratar o problema: “não se deve passar, de jeito nenhum, óleo de cozinha, pasta de dente ou quaisquer outras receitas populares que não sejam os medicamentos indicados”. O profissional indica produtos com calamina, uma substância calmante eficaz contra queimaduras de sol. Em casos mais graves, deve-se procurar um médico para avaliar a necessidade de um antiinflamatório. “Esse processo de queimadura pode desencadear uma inflamação, que é o que causa a insolação e a febre em alguns casos”, explica Jardis Volpe.

Pele descascada
Quando a pele está descamando após a queimadura solar, Jardis Volpe recomenda evitar banhos quentes. “A água quente deixa a pele ainda mais espessada e ressecada”, diz ele. O ideal é tomar banhos mornos a frios e usar um hidratante corporal logo depois. No verão, o médico indica loções calmantes leves, fluidas e com toque refrescante. Os produtos de consistência pesada podem causar acne nessa época do ano. “Uma dica legal é colocar o hidratante na porta do refrigerador, para ficar geladinho e aliviar aquela sensação de pele quente”, aponta Jardis. 
Se a pele estiver muito ressecada, evite usar sabonete no corpo. “Passe apenas na região das axilas, virilhas, mãos e pés. No restante do corpo, faça a higienização com um óleo de banho. O sabonete tem uma propriedade adstringente que pode agredir a pele quando ela está muito seca e descamativa, podendo até causar algum tipo de dermatite”, explica o médico. 

Lábios ressecados
Segundo Jardis Volpe, a mucosa do lábio está sujeita ao câncer de pele como qualquer outra parte do corpo e, por isso, é muito importante usar um protetor solar labial na hora de se expor ao sol – que, geralmente, é em formato de stick e aplicado como batom. Para tratar o lábio já detonado pelo sol, o especialista explica que a maioria dos produtos disponíveis no mercado brasileiro é à base de óleo mineral, enquanto na Europa utiliza-se a cera vegetal mais comumente. “A cosmética dos produtos à base de cera vegetal é melhor, porque o óleo mineral hidrata o lábio apenas a curto prazo. Pouco tempo depois de aplicado, tem-se novamente uma sensação de ressecamento da mucosa”, explica. 
Uma boa alternativa para hidratar os lábios são pomadas como Bepantol e Hipoglós, fáceis de encontrar em qualquer drogaria. “São produtos cicatrizantes, com vitaminas hidratantes e propriedades reparadoras muito fortes. Apesar de não serem adaptadas para o lábio, essas pomadas refazem o epitélio da pele quando há um trauma e são um ótimo quebra-galho”, diz Jardis Volpe, que indica, ainda, o lip balm Ceralip, da La Roche-Posay. “É em formato de bisnaga e tem uma cosmética excelente”, aponta o médico.

Manchas
Quando as manchas são sardas, que ocorrem por predisposição individual e apenas escurecem temporariamente com o sol, é mais fácil de resolver. “Diminuímos as sardas acentuadas pela ação do sol com cremes clareadores ou tratamentos a laser”, explica Jardis Volpe. Quando a mancha é um melasma, problema agravado pela gravidez e pílulas anticoncepcionais, não só o sol mas também o calor em si são grandes vilões. “Por isso, algumas pessoas vão à praia, passam filtro solar e mesmo assim têm essas manchas acentuadas. É porque o calor também propicia o aumento do melasma”, explica Jardis. Para diminuir esse tipo de mancha, deve-se evitar calor, sol e, além do filtro convencional, utilizar proteção solar de via oral prescrita por um médico. “São vitaminas que têm um papel antioxidante que atua reduzindo a formação do pigmento. Elas têm um papel não de substituir o protetor tópico, mas de auxiliar no tratamento de doenças agravadas pelo sol”, explica o especialista.

Tratamentos de reparo
Alguns tratamentos com lasers e peelings são indicados para reconstituir a pele danificada pela radiação solar, água do mar e outros malefícios cumulativos desses três meses de verão intenso. A dermatologista Denise Barcelos, da Clínica Paula Bellotti, indica o laser fracionado de CO2, técnica nova no mercado que devolve o viço e a firmeza da pele fotodanificada. “Essa tecnologia envolve um laser profundo que você pode graduar, tornando-o mais suave. Ela promove a regeneração das camadas da pele, como se você arrancasse a parte danificada e produzisse uma pele nova e saudável. Como é mais profundo que os lasers antigos, esse tratamento, além de remover a epiderme danificada, faz uma remodelação de colágeno, conferindo um efeito de rejuvenescimento”, explica a especialista. Feito com um aparelho chamado Repair, o laser fracionado é aplicado em 1 a 5 sessões de, mais ou menos, uma hora e meia (uma hora apenas para o creme anestésico). O preço varia entre R$ 3.400,00 e R$ 5.400,00 e é indicado para pessoas a partir de 25 anos.

Brotoejas
Engana-se quem pensa que as brotoejas só aparecem em bebês e crianças. Causada pelo entupimento das glândulas sudoríparas, o problema é comum no verão – sendo, inclusive, agravado pelo uso excessivo de filtro solar e até hidratantes, que podem entupir as glândulas. Denise Barcelos diz que a principal ação para tratar as brotoejas é arejar a área lesionada. Em crianças, a especialista recomenda abolir o uso de calcinhas, cuecas e outras peças que abafem o local. “Deve-se passar uma loção hidratante à base de calamina também e, em casos mais graves, pode-se misturar corticóide à loção, com orientação médica”, explica Denise.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Criação permeada de muito amor


Era uma vez uma sementinha que vivia feliz na terra curtinho o sol e a chuva e contemplando a natureza.
Um certo dia, veio um jardineiro, cavou um buraco e lançou a sementinha dentro.
Ela ficou a princípio muito triste, achou que era seu fim, depois ficou muito brava com o jardineiro por tê-la colocado em um buraco escuro e apertado.
E o tempo foi passado e os dias seguindo e a sementinha brava se recusava a aceitar sua nova condição.
Até que um dia cansada de tanto esperar, a sementinha resolveu abrir mão da teimosia.
Desistiu de sua braveza e se entregou para a sua tristeza, chorou e chorou e achou que a tristeza era tamanha que não ia agüentar, foi quando sentiu seu peito rasgando de dor e se deu conta de que estava rompendo sua casca. E ela que se achava ‘semente’ percebeu naquele momento sua verdadeira identidade.

A pequena semente não sabia quando foi colocada sob a terra, que aquela ‘noite escura da alma’ continha exatamente as condições necessárias para trazer à tona todo o seu potencial ainda não desperto. O jardineiro sabia que lançando-a sob a terra, nutrindo-a com água pura ela romperia sua casca em busca da luz do sol. A luz da consciência. Para o jardineiro colocá-la sob a terra não foi uma punição, nem uma forma de compensação por algo que tenha feito, mas o simples cumprimento da sua função. Aquela para a qual ela foi criada.

Toda vez que você estiver em uma noite escura da alma, lembre-se deste momento, lembre-se de que o Criador está te colocando na situação necessária para despertar em você um potencial ainda latente, desconhecido.

E esta é uma ação da Criação permeada de muito amor. Busque na sua alma a gratidão e a fé que tornam todas as experiências uma porta que se atravessa no caminho de volta para casa.


Qualidade de vida


Quer viver mais, com boa qualidade de vida e em forma? Veja aqui cinco atitudes para garantir longevidade e desfrute muitos anos de vida cheios de energia, produtivos e felizes. 

1. Reduza as calorias
Ingerir até 25% menos do que o número recomendado de calorias para a manutenção do peso retarda o envelhecimento. Foi o que provou um estudo patrocinado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. A restrição calórica provoca uma adaptação metabólica que traz benefícios (como menos resistência à insulina e menos alterações do colesterol), além da perda de peso. Mas atenção: se vai comer menos, observe a qualidade dos alimentos sempre!

2. Acerte nos lanchinhos
Fique de olho nos alimentos considerados positivos, aqueles que contêm altas doses de antioxidantes – substâncias que recuperam células danificadas e retardam o envelhecimento. Bons exemplos: frutas vermelhas, cítricas e chá verde.

3. Pratique atividades físicas
Saiba que o sedentarismo é tão devastador quanto o tabagismo e a obesidade, de acordo com um estudo publicado no periódico inglês The Lancet. Mas vá com calma! Não precisa ser atleta para obter os benefícios da malhação. O importante é se manter ativa, no seu ritmo. Pratique exercícios aeróbios (caminhada, corrida, natação) e de fortalecimento muscular (musculação).

4. Respire e relaxe
Um estudo realizado no americano Brigham and Women´s Hospital revelou que a ansiedade pode estimular o envelhecimento. Um outro estudo, da Universidade Harvard, mostrou que minissessões de relaxamento reduzem o estresse. É bom lembrar que a ansiedade e o estresse podem causar compulsão alimentar e o aumento de peso. Quer aprender um bom exercício relaxante? Sente-se no chão com as pernas cruzadas e as mãos na barriga. Inspire contando até três e expire indo de novo até três. Repita algumas vezes. Isso ajudará a baixar a frequência cardíaca e a acalmar todo o organismo.

O que não contar para seu parceiro....


Nem tudo o que você já fez ou o que você pensa não precisa chegar aos ouvidos do seu namorado. Listamos as 10 coisas que é melhor ele não ficar sabedo...

1. Com quantos caras você transou. Deixe-o pensar que é o primeiro e último da lista.

2. Seu peso. Ninguém além de você precisa saber disso - às vezes nem mesmo você!

3. Todos os detalhes picantes da festa de final de ano da sua empresa.

4. Que você sente frio na barriga quando pega elevador com o gato do 8º andar.

5. Suas senhas na internet. Ele NÃO precisa saber quem mandou DM ou quer adicionar você no Facebook. Muito menos ler seus e-mails e ter o poder de responder!

6. Quanto custou aquela sandália in-crí-vel que você usou apenas uma vez.

7. Quanto você acha o melhor amigo dele lindo. Na verdade, você tinha até olhado primeiro para ele na noite em que vocês... Hum, deixa pra lá.

8. Quantos ex-ficantes e/ou ex-namorados você tem no seu MSN e quantas vezes por semana você conversa com eles - e que a frequência aumenta especialmente nos dias em que vocês estão brigados.

9. Que seu ex era ótimo em... qualquer coisa!

10. Que a mãe dele é chata e implicante. Isso vale também para o pai, irmãos e até o cachorro da família.

Cabeça de homem: o que pensa???


A gente não desiste de tentar entender o que se passa na cabeça do homem quando ele se apaixona, resolve se amarrar pelo resto da vida, ferve de tesão e, principalmente, mente. Por sorte, a ciência está do nosso lado. Estudos recentes  mostram como operam a mente e o corpo masculinos em quatro situações. 

O que passa pelo cérebro do homem quando ele...

...Se apaixona à primeira vista

O gato está em um barzinho quando você aparece. O pobre mal consegue piscar: "É ela!" O sistema de recompensa cerebral é ativado e o moço fica louco para cobri-la de beijos. Segundo Alexandre Bez, psicólogo especializado em relacionamento, são claros os sinais de que ele já é seu: "Os olhos brilham, as abas do nariz se abrem..." Isso sem falar que o bonitão fica bem-humorado e, segundo estudo da universidade americana de Bucknell, tenta ocupar o máximo do espaço físico possível para exibir poder. Ele afasta as pernas, estica os braços, mantém os cotovelos abertos...

...Sente um orgasmo

O nível da oxitocina aumenta 500% no pós-orgasmo e é esse hormônio o grande responsável pelo efeito hipnótico do sexo. Com ele, seu homem fica amoroso e entregue. Outras maneiras de fazer a quantidade dessa substância subir são: estimular os mamilos dele, massagem ou abraço. Bônus: ao beijá-lo, prefira o lado direito do corpo, controlado pelo hemisfério esquerdo cerebral. Ele registra seu carinho na parte otimista da mente e sente mais prazer.

...Assume compromisso

Oxitocina e vasopressina são o segredo para você subir ao altar. É isso mesmo: esses dois hormônios produzidos pelo hipotálamo fazem seu querido não ver a hora de dividir a escova de dentes com você. Eles trabalham associados à dopamina, neurotransmissor produzido em uma área cerebral chamada substância negra e que dá aquela sensação de alegria e prazer intensos. Oba! Ele decidiu viver o resto dos dias ao seu lado. Agora é só mandar fazer o vestido e as alianças.

...É pego na mentira

Para descobrir se ele está mentindo, observe: "Quem mente se contradiz...", observa o psicólogo Ailton Amélio dos Santos. O moço tende a gesticular menos, evitar encará-la, voltar os olhos para o canto superior direito ou esquerdo, balançar a perna, cruzar os braços... E, se o assunto for traição, o safado pode ficar vermelho de vergonha, virar o corpo olhando para a esquerda e não conseguir dar respostas rápidas.

Apimentando a relação...


1. Jogos de sedução esquentam a relação. A melhor maneira de despertar o interesse dele é fazer certo doce. Diz a sabedoria oriental que o instinto caçador do homem continua em alta.

2. Homens gostam de realizar suas fantasias. Aja como uma cortesã. Pergunte o que o satisfaz. Deixe que ele pense que está sendo servido. Você será recompensada.

3. Trocar de papel é uma maneira dinâmica e simples de espantar a rotina. Se você faz o gênero passiva, comande. Sente-se sobre ele e dite o ritmo da transa.

4. O segredo do orgasmo feminino é focar na mente. Durante a transa ou preliminares, deixe a imaginação levá-la ao clímax.

5. A experiência multissensorial garante um nível máximo de prazer. Peça para seu parceiro usar a boca e as mãos simultaneamente em locais diferentes de seu corpo. Também vale um brinquedinho.

6. Um bom desempenho sexual requer autoconhecimento. Mãos à obra! É importante conhecer bem seu corpo para poder mostrar a ele o caminho da felicidade.

7. Peça para seu lindo lhe dar uma mãozinha antes da penetração. Quando ele usa primeiro as mãos, a mulher chega mais rápido ao orgasmo.

8. Tapinhas durante a transa podem ser bastante excitantes. Para quem dá e para quem recebe. A dica é seguir o mesmo ritmo da penetração. É para ser gostoso, não doloroso.

9. Esprema o pênis dele com as paredes da vagina por longos períodos. É infalível para intensificar o prazer masculino. E o feminino também.

10. Arranhões, mordidas e gemidos são essenciais para apimentar o sexo. Pequenas e delicadas mordidas, inclusive no pênis, podem levá-lo à loucura! Com moderação.

11. A posição que faz mais sucesso com as mulheres é de quatro. O prazer aumenta quando ele determina o ritmo, fala ao seu ouvido e segura seus cabelos.

12. O sexo oral precisa de técnica para ser executado. Segure o pênis de modo firme. Depois morda delicadamente as laterais. Beije, dê lambidas, faça movimentos de sobe e desce e simule que o engole. Esses são os segredos da perfeição. Realize os movimentos devagar e observe as reações dele.

13. Sexo com amor e intimidade é melhor. Mas as relações movidas apenas pelo desejo também são deliciosas. A regra para aproveitá-las é não confundir os propósitos e não esperar de um encontro casual mais do que ele pode oferecer.

14. Tamanho pode, sim, ser documento. Isso não significa que só os avantajados dão prazer. Mas dois corpos proporcionais têm mais chances de ter uma conexão perfeita.

15. Alguns truques podem deixar as transas mais frequentes. Entre eles, irem para a cama juntos e dormir de conchinha. Tocá-lo com carinho e preservar a privacidade no quarto do casal também ajuda.

DAY SPA em casa!


Cansada de tanta correria? Reserve um tempinho na agenda para montar um verdadeiro day spa em casa. Desligue o celular, respire fundo e curta seu dia zen!

9h – Comece com o pé direito

Ao acordar, dê uma boa espreguiçada e alongue o corpo. Depois, tome um café da manhã caprichado, coma alimentos leves e ricos em fibras. Vale apostar em um pote de iogurte natural desnatado com granola light e ½ mamão papaia picadinho.

10h – Curta a natureza

Que tal fazer uma caminhada ao ar livre, na praia ou no parque? Caminhe por cinco minutos em ritmo lento e depois acelere o passo por 50 minutos. Respire fundo, aprecie o visual, relaxe a mente.

11h – Bebida do bem

Tome uma vitamina deliciosa e refrescante. Bata no liquidificador 1 copo (200 ml) de água de coco gelada, ½ fatia de abacaxi, ½  fatia de mamão e 1 colher (sopa)  de semente de chia. Beba logo em seguida. Preparada com ingredientes que hidratam e favorecem o funcionamento do intestino, ela promove uma limpeza no organismo.

11h30 – Banho de rainha

“Acenda velas perfumadas e coloque uma música suave. Se tiver banheira, encha-a com água morna e junte oito gotinhas de óleo essencial de alecrim, que alivia o cansaço. Ou, então, pingue óleo de lavanda, que acalma e relaxa”, sugere a aromaterapeuta Sâmia Maluf. Se não tiver banheira, prepare um chá bem forte de alecrim, que reduz o estresse. Deixe esfriar e jogue o líquido no corpo no final da ducha, do pescoço para baixo.

12h – Pele renovada

Faça uma esfoliação caseira para remover as células mortas e garantir a maciez da pele. Misture óleo de amêndoas e açúcar até obter uma pasta e aplique com movimentos circulares. Em seguida, enxágue com água morna. Por fim, aplique um bom creme, como a Loção Firmadora Nivea Q10 Plus, que hidrata e deixa a pele visivelmente mais firme em apenas duas semanas.

12h30 – Trato no cabelo

Hora de resgatar a beleza dos fios. Depois de lavá-los, aplique uma máscara de hidratação profunda, sem encostar na raiz. Massageie mecha por mecha e deixe agir por 30 minutos. Depois, enxágue com água fria, que fecha as cutículas da fibra capilar e recupera o brilho.

13h30 – Pausa para o almoço

Faça uma refeição leve e saborosa. Uma salada com folhas variadas, cenoura e beterraba, acompanhada de peixe grelhado, é uma ótima opção.

14h30 – Relax total

Descanse enquanto faz a digestão. Deite-se, reduza a iluminação e coloque uma música agradável. “Umedeça um chumaço de algodão com chá de erva-cidreira gelado e faça uma compressa sobre os olhos por alguns minutos. Isso diminui as olheiras e ilumina o olhar”, ensina a esteticista Roseli Siqueira. Depois, tire um cochilo bem gostoso!

16h30 – Lanchinho revigorante

Lembre-se que comer entre as refeições mantém o metabolismo acelerado e a fome sob controle. Bata no liquidificador 200 ml de leite desnatado e oito morangos, acrescente adoçante, se necessário, e delicie-se!

17 h – Escalda-pés nota 10!

“Em uma bacia, misture algumas bolinhas de gude, 1 litro de água morna, 1 xícara (chá) de sal grosso e cinco gotinhas de óleo aromático de camomila ou alecrim. Coloque os pés na bacia e deslize-os sobre as bolinhas de gude, fazendo movimentos de vai e vem, para aliviar a tensão”, ensina Roseli.

Agora, sim! Depois de um dia de puro relax, você estará se sentindo bonita e descansada, pronta para retomar suas atividades com mais energia, disposição e bom humor!

Barriga malhada!


Se você quer desfilar com a barriga sequinha e sarada ainda nessa estação, a hora é agora! Siga o treino turbinado que o professor Rodrigo da Silva, da Academia Smart Fit, em Brasília, preparou, com exercícios que fortalecem a musculatura abdominal pra valer! Você vai notar os resultados em duas semanas. Mas atenção: caso você sinta dores ou algum incômodo enquanto estiver fazendo os exercícios, pare o programa e procure um médico.

Para dar uma força extra nessa batalha, ainda mostramos as dicas nutricionais que ajudam a detonar de vez o efeito pochete. Animada? Então, vá suar a camisa!

Treino seca barriga:

“Para ter efeito, os exercícios abaixo devem ser feitos diariamente. Para potencializar os resultados, pratique atividades aeróbicas, como uma caminhada acelerada de 20 a 30 minutos. Lembre-se de fazer o alongamento antes do treino e dê intervalos de 30 segundos entre uma série e outra”, ensina Rodrigo da Silva.

Primeira semana

Faça os cinco exercícios abaixo, todos os dias. Serão, no total, 300 abdominais por dia.

Abdominal com pés fixos

Deite no colchonete, de barriga para cima, com as pernas flexionadas e os pés apoiados no chão, mãos atrás da cabeça. Expirando, flexione o tronco, direcionando-o para perto da coxa. Volte à posição inicial e inspire.

Faça três séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundos entre uma série e outra.

Abdominal com pernas elevadas em 90º

Deite de barriga para cima, com o tronco apoiado no solo e pernas elevadas, flexionadas em 90º, mãos atrás da cabeça. Expire levando o tronco na direção do joelho. Deixe o abdômen contraído durante todo o movimento e mantenha a coluna reta. Volte à posição inicial e inspire.

Faça três séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundos entre uma série e outra.

Oblíquos

Deite de barriga para cima, com as pernas elevadas e flexionadas a 90º, mãos atrás da cabeça. Expire estendendo uma das pernas à frente e faça a rotação da coluna em direção ao joelho oposto. Repita o movimento com a outra perna.

Faça três séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundos entre uma série e outra.

Crunch 45º

Deite de barriga para cima, pernas unidas, esticadas e elevadas formando um ângulo de 45º em relação ao chão. Deixe os pés estendidos e mãos atrás da cabeça.

Com o abdômen contraído, inspire elevando o tronco na direção dos joelhos e volte soltando o ar, mantendo sempre as pernas estendidas e elevadas.

Faça três séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundos entre uma série e outra.

Abdominal com peso

Deite de barriga para cima, com as pernas flexionadas e pés apoiados no chão, mãos segurando um peso de 2 a 5 kg apoiado no tórax. Expire, flexionando o tronco em direção às coxas. Volte, mantendo o abdômen sempre contraído, e inspire.

Faça três séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundos entre uma série e outra.



Segunda semana:

Repita todos os exercícios diariamente, porém aumente uma série em cada modalidade e repita 30 vezes em vez de 20, totalizando 600 abdominais por dia.

Dê uma forcinha

Algumas atitudes combinadas à malhação ajudam a secar de vez a barriga saliente.

1-   Faça seis refeições por dia, sempre equilibradas e bem distribuídas.

2-   Consuma proteína magra. “Pesquisas comprovam que um cardápio rico nesse nutriente ajuda a queimar a gordura abdominal”, conta a nutricionista Catarina Stocco.

3-   Dê uma força para o seu intestino. Consuma alimentos ricos em fibra, como frutas, verduras, legumes e carboidratos integrais. E tome muita água!

4-   Relaxe! “O cortisol, hormônio liberado em situações de estresse, aumenta o apetite e favorece o acúmulo de gordura abdominal”, avisa a nutricionista Catarina Stocco.

5-   Fique de olho nos rótulos dos alimentos e evite os que contêm elevados índices de gordura trans e saturada e sódio. As primeiras estufam a barriga, enquanto o mineral, se consumido em excesso, causa o inchaço.

6-   Reduza o consumo de bebidas com gás, além de doces e pães feitos com farinha branca.

Aposte nas saladas!


Quando você pensa em salada, logo vem à cabeça um prato com folhas verdes, rodelas de tomate e cebola, tudo regado com azeite, vinagre e um pouquinho de sal, certo? Pois saiba que uma salada pode ser muito mais que isso! “Com criatividade, é possível preparar receitas gostosas e nutritivas, que valem por uma refeição completa”, comenta a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Para tanto, é importante incluir ingredientes de todos os grupos alimentares no prato. Ou seja, além de legumes e verduras, você deve acrescentar proteínas e carboidratos. Quer preparar uma salada incrível? Confira as nossas dicas e as receitas!



Uma salada no capricho deve ter (escolha de 1 a 2 itens de cada grupo abaixo):

- Vegetais: folhas variadas, como alface-romana, crespa, americana, escarola, rúcula, agrião e espinafre.

- Legumes: cenoura, pepino, brócolis, couve-flor e vagem, entre outros.

- Proteínas: ovo de codorna, fatias de carpaccio, frango grelhado, mussarela de búfala, ricota, atum em conserva, salmão defumado e camarão.

- Carboidratos: croûtons integrais, milho, quinua e frutas frescas, como manga, kiwi, pera ou maçã, ou desidratadas.

- Gorduras boas: nozes, castanhas e amêndoas, além de azeite de oliva.



Fique esperta!

Para uma salada nutritiva e pouco calórica, evite:

- Queijos ricos em calorias, como o gorgonzola e o parmesão ralado.

- Batata-palha.

- Bacon.

- Pães.

- Molhos cremosos, à base de maionese ou creme de leite.



Receitas de dar água na boca

Caesar Shrimp Salad

Rendimento: 2 porções

Calorias por porção: 201

Ingredientes

1 prato de alface-romana

10 camarões médios limpos e sem casca

1 tomate

1 palmito em conserva

½ colher (sopa) de salsinha picada

1 dente de alho amassado

1 colher (sopa) de suco de limão

¼ de colher (sobremesa) de mostarda

½ colher (sopa) de azeite de oliva

½ colher (chá) de sal

½ xícara (chá) de croûtons integrais



Modo de preparo

Higienize os vegetais e reserve-os. Tempere os camarões com sal, parte do suco de limão e alho picado, deixe 30 minutos nesse tempero. Coloque os camarões em uma panela antiaderente e cozinhe-os rapidamente, até ficarem avermelhados e macios. Salpique a salsinha, retire do fogo e deixe esfriar. Em um prato, coloque a alface grosseiramente cortada, o palmito e o tomate em fatias e, por cima, disponha os camarões. Faça um molho com o suco de limão restante, o azeite, a mostarda e o sal, bata bem e tempere a salada. Por fim, salpique os croûtons e sirva.



Salada Tropical

Rendimento: 4 porções

Calorias por porção: 128



Ingredientes

15 colheres (sopa) de folhas de espinafre

1 prato (mesa) de alface-crespa

1 maçã verde

1 tomate

2 fatias de ricota

10 amêndoas

½ colher (chá) de sal

1 dente de alho amassado

2 colheres (sopa) de vinagre

¼ de copo (americano) de suco de laranja sem açúcar

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sobremesa) de mostarda



Modo de preparo

Numa tigela, junte o alho, o sal, o vinagre, o suco de laranja, o azeite e a mostarda e bata bem. Reserve. Em uma saladeira, misture o espinafre e a alface, por cima distribua a maçã verde picada, fatias de tomate, ricota em cubinhos e as amêndoas. Regue com o molho, misture delicadamente e sirva.



Salada de salmão e morangos

Rendimento: 4 porções

Calorias por porção: 132



Ingredientes

1 prato de alface-americana

1 prato de agrião

2 colheres (sopa) de cenoura ralada

2 postas médias de salmão

4 morangos

1 dente de alho amassado

1 colher (sopa) de suco de limão

½ colher (chá) de sal

½ colher (sopa) de orégano seco

1 colher (sopa) de azeite de oliva



Modo de preparo

Higienize os vegetais e reserve-os. Tempere o salmão com sal e alho e cozinhe-o ao vapor. Espere esfriar e corte em pequenos pedaços. À parte, misture o suco de limão, o sal, o orégano e o azeite. Numa travessa, disponha as folhas de alface e agrião, a cenoura e o salmão por cima. Tempere, decore com os morangos cortados ao meio e sirva.

Musculação em casa


Que tal tonificar e enrijecer a musculatura sem precisar ir à academia? Gostou da ideia? Então, siga o plano preparado o personal trainer César Patti, fisiologista da Unifesp. Ele bolou séries específicas para cada grupo muscular, com movimentos fáceis e simples de fazer. Veja, abaixo, o que é necessário para colocar o plano na rua e começar já!

Você vai precisar de:

1 colchonete

2 caneleiras de 3 kg ou mais

2 caneleiras de 5 kg

2 halteres de 2 kg ou mais

1 cadeira com encosto alto

Comece pelo alongamento

Para aquecer, caminhe aceleradamente por cinco minutos (na rua ou na esteira). Em seguida, é hora de alongar. “O alongamento previne lesões”, diz César Patti. “Lembre-se também de tomar um lanche leve 30 minutos antes de começar a malhar e mantenha-se sempre hidratada”, complementa o profissional.

1-    Em pé, com os pés afastados na largura de seus ombros, estenda os braços acima da cabeça, expire e desça lentamente, procurando encostar as mãos na ponta dos pés. “Vá até onde conseguir, mas mantenha as pernas esticadas, não flexione os joelhos”, alerta César. Mantenha-se nessa posição por 60 segundos. Por fim, inspire e retorne à posição inicial lentamente. Repita mais duas vezes o movimento.

2-    Ainda em pé e mantendo o tronco reto, flexione a perna esquerda para trás e segure o pé com a mão do mesmo lado. Permaneça nessa posição por 30 segundos e retorne devagar. Em seguida, realize o exercício com a outra perna.

3-    Agora, afaste as pernas, estique o braço direito à frente do corpo e, com a mão esquerda, traga o braço (esticado) para o lado esquerdo do corpo. Permaneça nessa posição por 10 segundos. E depois repita o exercício com o outro braço.

4-    Mantendo as pernas afastadas, puxe o braço esquerdo por trás da cabeça com a ajuda da mão direita. Segure por dez segundos. Depois, repita o movimento com o outro braço.

Hora de malhar

Faça três séries com dez repetições de cada exercício e pausas de um minuto de descanso, três vezes por semana. “Para prevenir lesões, fique atenta à postura, execute os exercícios lentamente e, caso o peso esteja muito leve, aumente as cargas aos poucos. Se sentir desconforto ou dor, procure um médico”, orienta o personal trainer César Patti.

Pernas tonificadas

- Agachamento:

Fique em pé, mantenha os pés afastados na mesma largura dos ombros, abdômen contraído e mãos apoiadas no espaldar de uma cadeira. Agache ao máximo, de tal forma que a ponta dos joelhos não ultrapasse a linha imaginária da ponta de seus pés. “Procure descer até a altura dos joelhos, deixando o bumbum empinado para trás, e retorne à posição inicial”, ensina César.



- Escada / Cadeira:

Se você tiver escadas na sua casa, suba de dois em dois ou três em três degraus até o final. Caso contrário, apoie o encosto de uma cadeira larga na parede, para que ela não deslize no chão. Coloque um pé no assento, suba, desça e troque a perna. “Procure manter a coluna reta durante todo o exercício”, lembra o personal.



- Caneleiras:

De pé, com os pés afastados na mesma largura dos ombros, mãos na cintura, abdômen contraído e coluna ereta. Coloque caneleiras de 3 kg ou mais, eleve a perna direita com o joelho flexionado até a altura do quadril e retorne à posição inicial lentamente, repita a execução com a perna esquerda. 

Braços definidos

- Rosca direta:

De pé, com os pés afastados na mesma largura dos ombros, abdômen contraído, joelhos levemente flexionados e quadril encaixado. Segure um par de halteres de 2 kg ou mais e mantenha os braços estendidos ao longo do corpo. Flexione os cotovelos trazendo os pesos até o peito e retorne lentamente à posição inicial.



- Tríceps francês:

Na mesma posição do exercício anterior, segurando os halteres de 2 kg ou mais, eleve os dois braços estendidos até que as mãos fiquem acima da cabeça. Flexione os cotovelos atrás da cabeça até que os halteres encostem nas suas costas e estenda-os lentamente.

Abdômen sarado

- Clássico:

Deitada, joelhos flexionados, abdômen contraído, mãos ao lado da cabeça, pés apoiados no chão. Eleve o tronco, retirando os ombros do colchonete, e retorne lentamente. “Você deve executar o movimento sem forçar o pescoço, de tal forma que seja um só bloco, cabeça, pescoço e tronco. Expire quando subir, e inspire quando descer”, orienta César.



- Bicicleta:

Na mesma posição acima, coloque as mãos atrás da cabeça eleve as pernas paralelamente ao solo. Faça movimentos de pedalada, estendendo e flexionando os joelhos alternadamente, ao mesmo tempo em que eleva o tronco, de tal forma que os cotovelo direito encoste no joelho esquerdo e vice-versa. Inspire e expire em cada pedalada.

Ginástica em casa é tudo de bom

As vantagens são muitas! Você fica livre dos horários e mensalidades da academia e ainda evita o trânsito. Mas há o risco de se acomodar e deixar a preguiça vencer… Para evitar que isso aconteça, estipule uma hora para treinar e leve essa rotina a sério. Organize um espaço na sua casa para a prática dos exercícios e deixe os equipamentos, como halteres e caneleiras, sempre à mão. Outra dica: para dar aquela animada, faça uma playlist bacana e sue a camisa com o astral lá em cima!