quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Verão: Menos é mais!

Ver o dia terminar só depois das oito da noite, usar roupas leves, andar descalço pela casa. E para aproveitar as tardes ensolaradas e a brisa fresca do verão, que baterá à sua porta daqui um mês, nada melhor do que abrir as janelas, deixar o verde entrar e preparar alguns cantinhos especiais em sua casa para a estação.
 
As áreas externas, como varandas amplas ou uma pequena sacada, são os verdadeiros sonhos para as noites e dias da estação mais quente do ano. Quem não tem um espaço como esses também pode aproveitar o período para mudar alguns itens na decoração e deixar os ambientes mais frescos.

Os móveis de madeira de demolição têm espaço de destaque, transformando a varanda no local ideal para um saboroso lanche da tarde.
 
Uma pequena sacada bem decorada também é o caminho para trazer o verão para dentro de casa. Como primeira medida é preciso providenciar mais ventilação e eliminar o que retém calor e promove o aquecimento. Cortinas pesadas, por exemplo, devem dar lugar a modelos esvoaçantes e que permitem maior entrada de luz. Boas opções de tecido são o voile, o linho e a seda rústica. Em alguns casos, apenas tirar o bandô ou o xale deixa o ambiente mais leve.
 
O excesso de objetos torna os espaços mais abafados. Bibelôs, abajures, toalhas decorativas, podem ser guardados por alguns meses. “O calor pede uma decoração animada, mas com peças mais leves. Cores como branco, cru e bege podem ser combinadas com tons fortes e vibrantes tanto nas paredes quanto no mobiliário”, diz a designer de interiores Zirnai Gomes. Se o tempo for escasso para fazer uma pintura, pode-se lançar mão de adesivos ou papéis de parede.
 
No mobiliário, peças de fibra, bambu e madeira de demolição podem combinar com móveis modernos, de linhas retas, fugindo do visual “casa de praia”. “A madeira de demolição, além de ser um material sustentável, leva charme tanto para áreas internas, quanto para varandas”, afirma a arquiteta Helaine Góes Pinterich.
 
Luz natural
A escolha da iluminação é outro fator que influencia a sensação térmica. Lâmpadas que emitem luz amarela ou laranja devem ser substituídas pelas de luz fria, que são mais econômicas e não emitem tanto calor.
O arquiteto Fabrício Fontolan opta por várias luminárias, com luz fria, na decoração de uma varanda integrada com a área externa de uma residência. “Os pendentes ficam praticamente invisíveis na decoração, pois o forro de madeira também  deve ser branco”, comenta.
Para o profissional, o importante é tirar partido da luz natural e usar a luz artificial apenas como suporte.
 
Verde para dentro
Ambientes mais frescos são o desejo de qualquer um no verão. As plantas são aliadas, pois embelezam os espaços, aumentam a umidade relativa do ar e dão uma sensação mais confortável.
Dentro de casa, uma solução interessante são os jardins verticais, adaptáveis até mesmo aos apartamentos pequenos. “Qualquer cantinho pode receber os vasos em uma treliça, ou em uma janela antiga”, indica a designer de interiores Ana Letícia Andrade. Outra opção é usar o parapeito da janela para dispor floreiras com espécies da estação.
 
Queridinhos da estação
Receber amigos, descansar, contemplar a paisagem, preparar refeições, ser uma extensão da área de lazer. Qualquer que seja a função, uma varanda, sacada ou terraço precisa estar decorado confortavelmente para o verão. Durante os meses mais quentes, esses ambientes passam a ser mais frequentados e um café-da-manhã pode até se tornar um animado momento em família ao ar livre.
Assim como na decoração da área interna, apostar nas cores nos objetos é um meio de deixar o espaço mais alegre. “Em geral, a varanda ou sacada costuma ser a continuação de um cômodo interno, como a sala. Nesse caso, deve haver uma integração visual, de extensão, por exemplo, da mesma cartela de cores”, comenta a arquiteta Patrícia Vertuan.
 
O que muda é o tipo de móvel, que precisa ser resistente ao sol e à chuva. A fibra sintética é uma excelente opção e há inúmeras espreguiçadeiras, poltronas e mesas feitas nesse material. “Existem também móveis de alumínio, vidro e até porcelana, que são igualmente resistentes”, afirma.
 
Os assentos devem ser cobertos por tecido impermeável e com proteção aos raios solares, para não desbotarem facilmente. Investir em um ombrelone ou uma pérgola pode ser uma boa solução para criar uma área protegida do sol.
 
Muitas sacadas de apartamentos são pequenas e, nesse caso, é necessário ter cuidado para não sufocar as dimensões. “O primeiro passo é definir o uso e comprar móveis compactos. Quem quer o local para descansar, pode investir em uma linda poltrona e abrir mão da mesa, por exemplo”, completa Patrícia.
 
Em áreas amplas, é interessante projetar espaços agradáveis para toda a família. Piscina ou spa, área para as crianças e espaço para refeição – seja uma churrasqueira ou cozinha gourmet – são espaços que, com certeza, garantirão dias e noites agradáveis no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário