quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Características das pessoas de sucesso

Qual é a diferença entre as pessoas que se julgam fracassadas e as que se superam, dando a volta por cima? Por que uns se reerguem, mudam de profissão, se redescobrem como seres mais fortes, encontram novos e melhores amores…enquanto alguns caem no autoabandono, na bebida, perdem a esperança e a vontade de viver, se tornando violentos, destrutivos e piorando a situação? A resposta para essa diferença de reação e direcionamento de atitudes está em acionar a habilidade de autossuperar-se, frente aos embates da vida, reconhecida há poucas décadas por psicólogos e terapeutas como a “resiliência”.

Essa virtude é um dom que todos nós possuímos, em menor ou maior grau, acionando um mecanismo interno de “reação positiva diante dos problemas”. É como uma energia transformadora e realizadora que dinamiza à superação e à vitória; pois o pior inimigo está dentro de nós – as nossas sombras – que precisam ser transformadas. Sem dúvida, existe uma motivação que mantém essas pessoas, batalhadoras e vencedoras, conectadas com sua força interior, despertando a coragem, a vontade de lutar e vencer, reacendendo o amor-próprio, o resgate da fé, a confiança na vida e a aceitação inteligente às mudanças com flexibilidade.

Para algumas pessoas, a forte conexão com a espiritualidade, seja através da meditação ou do reconhecimento dos sinais que a vida emite, direciona às melhores escolhas. O ser humano precisa enxergar a vida de forma mais filantrópica e menos egoística. É saudável rever valores internos, aprendendo a ser imparcial e flexível, posicionando-se no lugar do outro e observando os fatos sob diversos ângulos. O autoconhecimento, sem dúvida, abre caminhos a novos horizontes de percepção.

Uma motivação tem conscientizado as pessoas a reverem pensamentos e atitudes, a serem mais criativas, convivendo melhor consigo mesmas e com as demais pessoas, melhorando o clima organizacional e a produtividade, auxiliando na descoberta dos potenciais internos, de forma a resgatar a felicidade na simplicidade do dia a dia e a encontrarem uma razão para viver…este caminho é o autoconhecimento!

Em meu livro Reencontro com Você e nos treinamentos empresariais que ministro, reforço a necessidade do desenvolvimento da inteligência emocional, a qual caminha de mãos dadas com o refinamento dos pensamentos. Saiba que você pode mudar a sua vida, treinando sua mente a novas formas de pensar, mantendo-se positivo, pois tudo o que você pensa e acredita se torna realidade.

Os campeões são movidos a desafios, e não se abalam: “O campeão fica bravo com a derrota, com a dificuldade, mas levanta a cabeça para pensar no próximo desafio”, afirma Roberto Shinyashiki, psiquiatra, escritor e conferencista.

“Na criatividade está a superação; de outro modo, nós podemos continuar, no máximo, a nos perpetuarmos tal como somos; mas a perpetuação não basta, a menos que você comece a superar a si mesmo. Essa superação só ocorre quando algo do além entra em contato com você. Esse é o ponto de transcendência – superação. E, na superação, o milagre ocorre.” Osho, em Criatividade – Liberando Sua Força Interior.

Segundo a autora e conferencista Louise L. Hay, o começo de toda superação está na mudança. “Quem aprende a transformar experiências e sentimentos negativos em aprendizagens necessárias para reconhecer a abundância e a prosperidade, nunca desiste. Como alguém pode desfrutar do esplêndido sabor da felicidade sem nunca ter provado o amargo gosto da infelicidade?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário