quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Entenda o que é e como se Manifesta a Ansiedade

A ansiedade é um estado emocional que produz uma sensação subjetiva de inquietude, temor ou apreensão. Suas causas são pouco claras, mas os sintomas surgem, freqüentemente, acompanhados por alterações fisiológicas e comportamentais similares àquelas causadas pelo medo.
Sua manifestação pode ser súbita ou gradual, ao longo de minutos, horas ou dias, com intensidade que pode variar desde uma angústia praticamente imperceptível até o pânico estabelecido. A ansiedade atua como um elemento dentro de uma ampla gama de respostas de adaptação que são essenciais para a sobrevivência em um mundo perigoso. Por isso, um certo grau de ansiedade é saudável e normal, pois provê um componente adequado de precaução em situações potencialmente perigosa.
 
O diagnóstico de um distúrbio da ansiedade baseia-se fundamentalmente nos seus sintomas. Confira abaixo e fique atento: se você se encaixar em alguns dos quadros, procure seu médico.
Ansiedade generalizada: consiste em preocupação e ansiedade excessivas e quase diárias (com duração superior ou igual a 6 meses) sobre uma variedade de atividades ou eventos. Na ansiedade generalizada, o indivíduo apresenta três ou mais dos seguintes sintomas: agitação, fadiga fácil, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e distúrbio do sono; a gravidade, a freqüência ou a duração das preocupações são desproporcionalmente maiores do que as exigidas pela situação.
 
Pânico é uma ansiedade aguda e extrema, acompanhada por sintomas fisiológicos. Uma crise de pânico implica súbito surgimento de, no mínimo, quatro dos sintomas a seguir: falta de ar ou sensação de asfixia; tontura, instabilidade ou desmaio; palpitações ou aumento da freqüência cardíaca; tremor ou agitação; sudorese; sufocação; náusea, dor de estômago ou diarréia; sensação de irrealidade, estranheza ou distanciamento do ambiente; sensações de dormência ou formigamento; rubor ou calafrios; dor ou desconforto torácico; medo de morrer; medo de enlouquecer ou de perder o controle.
 

(Manual Merck de Informação Médica – Saúde para a Família
 Harrison – Princípios de Medicina Interna, 6ª edição)



Nenhum comentário:

Postar um comentário