quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Os caminhos da superação e do desenvolvimento pessoal

Para alcançar a superação, vencendo os mecanismos internos que autossabotam a essência e o destino nos caminhos da autorealização e do sucesso, “é necessário interferir nas engrenagens do pensamento”. Os pensamentos geram mecanismos de reação e defesa, de acordo com os acontecimentos, influenciando os indivíduos a tomadas de atitudes, positivas ou negativas. As pessoas possuem personalidades distintas, com determinadas crenças e necessidades internas do ego, cuja função é a autoproteção, visando o sucesso e a segurança material, muitas vezes esquecendo da essência, que visa a satisfação e a realização interior.

Contudo,”o ego” – regido pela mente, pelos pensamentos e pelo mundo do medo, faz questão de se manter no poder e no comando da vida, nos distanciando das verdadeiras virtudes e objetivos da “essência” – regida pela alma, pelos sentimentos e pelo mundo do amor.

Nessa dinâmica entre as esferas do ego e essência, é necessário um equilíbrio hierárquico, posicionando a essência no controle da própria vida e o ego cuidando da sobrevivência material.

A humanidade se divide em “três grandes grupos, com personalidades distintas”, as quais possuem “focos e percepções diferentes entre si”, em relação ao mundo. Cada grupo possui diferentes tipos de crenças:
 

Grupo com foco na ação:

As personalidades “mais instintivas” têm o vício emocional da “raiva”, escondendo o medo de baixar a guarda, de perder a independência, de perder o controle ou ser controlado pelo outro. Estes medos escondem a ilusão do ego que é preciso sempre estar em guarda, para esconder as suas fraquezas. “Para este grupo é preciso aprender a lidar com as frustrações”.
 

Grupo com foco no sentir:
As personalidades “mais sentimentais” têm o vício emocional da “vergonha”, escondendo o medo de perder a autoimagem (de bondoso, do melhor, do generoso, do complacente), o medo de deixar de ser amado, de não ser mais especial a alguém, onde as perdas afetivas empurram para a desmotivação. Estes medos escondem a ilusão do ego da prepotência, muitas vezes camuflada pela falsa humildade. “Para este grupo é preciso aprender a lidar com os apegos”.
 

Grupo com foco no pensar:
As personalidades “mais intelectuais” têm o vício emocional no “medo”, escondendo o medo de perder o chão (a segurança) caso parem de usar determinadas estratégias mentais, e o sentimento da culpa, quando as coisas não dão certo. Têm medo de ficarem vulneráveis sem a sua atividade mental e acreditam que não se pode confiar nas pessoas. Estes medos escondem a ilusão do ego de pensar que os outros irão cercear a liberdade e invadí-lo. “Para este grupo é preciso aprender a lidar com a rejeição”.

Os medos fazem parte do mecanismo de sobrevivência e, à medida que conseguimos identificá-los, abre-se uma porta para a superação das frustrações, apegos e rejeições. As sete principais virtudes (da alma, da essência) que permitem a superação e transformação dos medos (da mente, do ego) nos processos de gestão são:

Positivismo – permite uma comunicação interpessoal mais positiva e eficaz, objetiva e clara; abrindo espaço ao entendimento e à amorosidade;
Flexibilidade – permite uma postura e posicionamento adequados à delegação de tarefas e à compreensão dos processos multidisciplinares;

Empatia – é a capacidade de entrar em sintonia com o próximo, permitindo o compartilhar e o companheirismo, mesmo diante das diferenças psicoemocionais;

Criatividade – permite novas soluções na resolução de problemas e no foco da melhoria contínua;

Persistência – imprescindível na conclusão de tarefas e na perseguição de metas, combatendo a procrastinação e os processos inacabados;

Foco – ter foco é o poder de concentração e realização, vivendo o “aqui e agora”. Revirar o passado não o trará de volta; viver projetando o futuro é alimentar a tendência à pressa e à ansiedade;

Fé – ter fé e crença no melhor, no bem, que permite o reconhecimento dos seus valores e das demais pessoas, dá sentido à existência, direciona a um contexto espiritual e influencia na criação dos pensamentos positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário