domingo, 29 de abril de 2012

Respiração Consciente

A nossa respiração se modifica diversas vaezes ao longo do dia (e ao longo da vida) em função de nossas experiências, sendo afetada o tempo todo por nossas emoções.
O método DeRose propõe que, através do aumento da consciência no ato respiratório, tenhamos a possibilidade de inventer essa relação: se antes nossa respiração era sujeita à nossas emoções, agora conseguiremos influir nos estados emocionais adversos através das técnicas respiratórias.
A respiração é uma das poucas funções biológicas que qualquer bebê recém nascido executa sozinho, por puro instinto. Ele inspirs e exoira pelas narinas, e é possível observar o movimento da sua  respiração em seu abdômen. Nos grandes centros urbanos, onde estamos submetidos a um ininterrupto estado de atenção, e as cobranças do di-a-dia são estafantes, desenvolvemos o hábito de uma respiração pouco eficiente, curta e desnesessariamente acelerada, que muitas vezes é feita pela via oral.
A equação básica da relação respiração x estado emocional é a seguinte: uma respiração curta e acelerada denota ansiedade, insegurança ou medo. já uma cadência ritmada demonstra satisfação, segurança e serenidade. Aprendendo a manipular o ritmo respiratório, conseguiremos sutilizar as emoções, o que irá interferir positivamente nas relações afetivas, no desempenho profissional e na qualidade de vida.
É possível canalizar as emoções para fins produtivos, dominar os ritmos respiratórios, e dessa forma obter uma melhor performance no trabalho. Para isso, basta ter as ferramentas certas.

Que tal praticar um pouco?
Acompanhe a descrição da técnica abaixo, e execute em seguida. Com certeza você perceberá, a partir da primeira execução, os efeitos na administração dos estados emocionais adversos.

Respiração Abdominal
* Sente- se confortavelmente, no solo com as pernas cruzadas, ou então  sobre uma cadeira ou poltrona. Posicione as mãos sobre o seu abdômen, para perceber melhor o fluxo respiratório;
* Inspire projetando o abdômen para fora, procurando dilatar a parte baixa dos pulmões;
* Retenha o ar por alguns segundos, sem contar o ritmo;
* Expire retraindo o abdômen, procurando esvaziar tanto quanto possível os pulmões, especialmente a parte baixa;
* Perceba o ar penetrando pelas suas narinas, e procure concentrar- se apenas na sua respiração;
* Mantenha a execução constante dessa técnica, por pelo menos 5 minutos.

Bem estar e alta performance
O aumento da consciência direcionada à atitude respiratória, que você certamente estimulou através da técnica, pode ser utilizado em qualquer circunstância do seu dia-a-dia, melhorando o seu desempenho em uma performance artística, facilitando o relacionamento interpessoal ou desempenho profissional.

(Revista Dança Brasil - Fevereiro 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário