domingo, 29 de abril de 2012

Lembre-se dos seus sonhos...

Muitas pessoas têm problemas para se lembrar dos sonhos. Segundo o filósofo e psicoterapeuta Ascânio Jatobá, 59 anos, com mais de 3.400 sonhos catalogados em mais de 30 anos de pesquisa, não lembrar dos sonhos é comum quando a pessoa é um workaholic, viciado em trabalho que despendeu energia demais durante o dia. Remédios para dormir ou beber demais antes de se deitar também podem tirar as lembranças. Para quem quer começar a cultivar intimidade com seu mundo interior e lembrar mensagens, aqui vão algumas dicas:
  • O inconsciente funciona através de ruins, então se prepare para dormir bem. Evite televisão ou qualquer aparelho ligado que possa interferir na hora do sono;
  • Prepare- se para entrar em contato com seu inconsciente. Pode ser através de uma oração pedindo para ter sonhos claros;
  • Tenha ao lado da cama lápis, caderno ou gravador. Tente se recordar do sonho assim que acordar;
  • Evite acordar com despertador. O susto pode fazer a lembrança desaparecer;
  • Tente não abrir os olhos ou se mexer na cama assim que acordar para facilitar a memória. O movimento tende a fazer nos esquecer dos sonhos;
  • Coloque um título no sonho que chame a atenção quando não encontrar um significado e tente lê-los com frequência;
  • Fale de seus sonhos com outras pessoas, discuta-os e veja o que têm a lhe dizer. Às vezes, uma pessoa fala uma palavra que pode fazer todo o sentido para quem sonhou;
  • Sonhos podem ser compensadores. Se uma pessoa ficar dias em jejum absoluto, sonhará que está comendo. Se estiver cansada por trabalhar demais, o inconsciente poderá produzir imagens de férias num lugar paradisíaco;
  • Sinais de alerta: se você estiver infeliz no emprego ou numa relação, por exemplo, e não der atenção aos seus sentimentos, os sonhospodem lhe indicar que é necessário ser mais honesta consigo e ter coragem para rever e mudar a situação.
  • Símbolos significam coisas diferentes para as pessoas, embora possa ter uma associação universal. Por exemplo, cobra popularmente significa traição, mas, para quem trabalha ou convive com esses animais normalmente, elas podem ser vistas de outra forma.
  • Se pergunte sempre quais as semelhanças entre os símbolos e os personagens do seu sonho com você no momento atual.
"Descobri que o sonho é a melhor ferramenta para o autoconhecimento. É a maneira de se comunicar com o lado desconhecido de si mesmo." (Jatobá)

Futuro antecipado
Para Freud, o ponto central era a interpretação do passado do paciente, as lembranças vividas e o desejo reprimido. Mas, para o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, discípulo que depois rompeu com freud, não era apenas o passado que importava. "O sonho não é só a causa, ele aponta o futuro, tem uma pista para onde ir, a finalidade. Essa é a grande diferença entre os dois, completa Amnéris (autora de vários livros).
Nossos sonhos seriam, assim, mensagens ao nosso mundo consciente, enviadas pelo inconsciente, dividido em pessoal e coletivo.

Inconsciente pessoal 
É formado por todas as vivências que nós não pudemos perceber e ficaram reprimidas, sem consciência, e outra parte, desconhecida e não vivida dentro de nós.

Inconsciente coletivo
Diz respeito a toda humanidade. "Podemos descrevê-lo como um enorme arquivo de todas as experiências vividas pelos seres humanos até hoje, onde estão armazenadas todas essas vivências.São os arquétipos, padrões de comportamento comuns a todos os seres humanos", explica Denise Ramos (psicóloga e professora PUC).
Jatobá, que também é junguiano, ajuda a explicar melhor a idéia, falando sobre o arquétipo da mãe. "Antes de uma mulher ficar grávida pela primeira vez, ela só vivenciou o arquétipo da filha. Quando sabe que engravidou, é ativada nela uma energia nova, o arquétipo materno. Ela começa a se comportar como mãe sem ter aprendido. Ela tem a emoção correspondente a de todas as mulheres que já souberam dessa notícia pela primeira vez. É um funcionamento que não depende da nossa vontade", destaca. Ele acrescenta ainda que o universo onde os sonhos são produzidos não está sujeito à nossa idéia de tempo. "Da região de onde eles vêm, passado, presente e futuro são uma coisa só. O inconsciente coletivo sabe tudo o que vai acontecer e pode nos alertar e orientar sobre os caminhos possíveis para exercermos o livre- arbítrio." Ou seja, os sonhos podem ser premonitórios e nos revelar situações futuras. "Em geral, temos nos sonhos pistas daquilo que está se configurando para vivermos. Existem pessoas intuitivas que sonham, sim, com acontecimentos futuros, antecipam o que vão viver, o que é afetivamente forte. Isso é sonho premonitório. O intuitivo enxerga antes e aparece nos sonhos", conclui Amnéris.

(Revista UMA - Janeiro/ 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário