domingo, 1 de abril de 2012

Função das cores na Cromoterapia


AZUL: É considerado a cor de maior propriedade terapêutica. Nas suas diversas funções, o azul é classificado como uma das cores mais importantes do espectro; principalmente pela sua ação sobre o SNC (Sistema Nervoso Central), artérias, vasos, veias, músculos, ossos e pele, provocando efeito calmante e refrescante. O azul estimula a doçura, o equilíbrio, a ternura e a paz de espírito. É uma cor fria e elétrica e tem força de contração.

VERDE: O verde é a cor média do espectro da luz. Está entre o verde e o violeta sendo portanto a cor do equilíbrio e da harmonia do corpo físico, mental e emocional. É estimulador da glândula pituitária que é responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas.  Tem participação e atividade em quase todas as áreas de tratamento justamente, pela sua imensa faixa de penetração, podendo verificar-se a sua ação, desde a limpeza energética, além de funcionar também como um poderoso anti-infeccioso e isolante de área (evitando infecções e lesões de algumas áreas). Reduz a tensão sanguínea e ajuda a se livrar de problemas mentais ou emocionais importantes. O verde estimula o amor próprio e o orgulho. Tudo revitaliza e reproduz.

AMARELO: É a cor predominante no período da manhã, pois é responsável pelo estímulo mental. Representa a energia formada pela natureza cósmica que tudo revitaliza e reproduz. É a mistura do vermelho com o verde pôr isso tem 50% da força estimulante do vermelho e 50% da capacidade regenerativa do verde. Pôr isso tem a capacidade tanto de estimular como a de restaurar as células debilitadas.
  Sua ação é dirigida principalmente, para o fortalecimento do corpo humano, onde funciona como revitalizador e estimulante dos campos nervosos e muscular.
  É a cor da vivacidade, da alegria, do desprendimento e da leveza. Produz relaxamento, desinibição, brilho, reflexibilidade, alegria espirituosa e espiritualidade. Sua propriedade expansiva torna a mente mais clara e lógica, desenvolvendo a racionalidade e deixando o indivíduo aberto para novas ideias e interesses.
   

LARANJA: É uma energia intermediária entre o amarelo e o vermelho, potencializando a ação do amarelo e diminuindo a ação do vermelho, aumenta o tônus sexual e proporciona otimismo. Seu poder de cura é maior que os das duas cores isoladamente; como resultado da mistura das duas cores, estimula a respiração e a tireóide e também é antidepressivo da paratireóide. Como o vermelho, o laranja também possui efeito estimulante podendo ser aplicado na falta de vitalidade física e mental.
 

ROSA: É uma cor benévola que nos anima e vivifica; é vital para a beleza feminina, porque enaltece, vitaliza e estimula, causando a sensação de vida nova, com coragem para enfrentar os obstáculos.

VERMELHO: É um vitalizador em potencial e desempenha importante função na constituição física humana. Atua diretamente na corrente sanguínea, onde os glóbulos vermelhos absorvem o ferro, e os rins eliminam o sal através da pele, fortificando assim o sistema; reabastece o baço, que é o órgão que corresponde ao Chakra Esplênico, que é a energia alimentadora dos outros chakras. Simboliza o princípio da vida.
 

LILÁS / VIOLETA: É o paralisador de infecções, pois possui uma vibração bem mais profunda que o verde. Exerce uma função calmante sobre o coração e purifica o sangue. Sua ação emocional contribui para eliminar o ódio, a irritabilidade, a cólera. Diminui o medo e angústia. O lilás é a mistura do vermelho mais o azul e mantém a propriedade das duas, embora seja uma cor distinta, tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul.
   

ÍNDIGO: Resulta na mistura do azul com uma pequena quantidade de vermelho. A combinação que surge é um azul escuro igual ao Jeans escuro; possui um efeito dissipador, relaxante nas tensões e ao mesmo tempo, se encarrega de energizar o corpo físico. O índigo tem um efeito tônico e vitalizante, pôr ter propriedade do vermelho e do azul. Traz a capacidade de ampliar a compreensão, facilitando o que está pôr traz das questões da vida, fazendo o intercâmbio entre os conhecimentos mais elevados da vida terrena.
 

DOURADO: É uma cor nobre, ligado ao afeto e ao amor, mais potente que o amarelo tem a função de reconstituir tecidos lesionados principalmente quando se trata de tumores.

PRATA: Ligado a lua e ao mundo espiritual (interiorização), tem a função de destruir tumores e restaurar tecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário