sexta-feira, 27 de abril de 2012

Perigos do colesterol

O colesterol, quando em excesso no sangue, pode depositar-se nas paredes das artérias, fazendo com que o sangue tenha dificuldade em passar através delas. A passagem do sangue através das artérias é fundamental para a oxigenação dos tecidos e do próprio coração, o qual fornece a força para que o sangue circule. Já pensou o mal que o calcário pode fazer a uma canalização? O colesterol pode provocar danos semelhantes às suas artérias. A diferença é que não as pode substituir por mais dinheiro que tenha para despender. Uma vez danificadas vai ter de viver com elas assim. O progresso da aterosclerose é responsável por uma série de doenças graves, tais como:

Ataque cardíaco
Também designado por enfarte do miocárdio, consiste na ausência súbita de fornecimento de sangue a uma determinada zona do músculo cardíaco, regra geral por bloqueio da artéria coronária devido a aterosclerose. Esta ausência de irrigação sanguínea provoca a morte dessa zona do músculo cardíaco. Pode ser fatal.

Angina de peito
É uma dor intensa no peito que se manifesta, muitas vezes durante esforços físicos. Pode limitar seriamente as actividades de quem sofre desta doença, mas pode também alertá-lo sobre um possível avanço da aterosclerose.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)
A aterosclerose pode afectar também as artérias do cérebro. Um bloqueio ou a ruptura (derrame) de um vaso sanguíneo que transporta o sangue para o cérebro pode levar a uma perda súbita da função cerebral. A falta de oxigenação que se segue ao AVC pode provocar danos irreversíveis na zona do cérebro afectada, levando muitas vezes à morte ou incapacidade física

Nenhum comentário:

Postar um comentário