quarta-feira, 19 de junho de 2013

UVA X UVB

A importância de se diferenciar as radiações UVA e UVB
O Sol emite radiação eletromagnética, e parte dessa energia nos atinge na Terra. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível e o restante dividida entre infravermelho e ultravioleta (UV). Esta última pode ser subdividida em UVA, UVB e UVC (esta última não nos atinge na Terra).

Os raios UVA, constantes durante todas as estações do ano, são os responsáveis pelo bronzeamento, fotoalergia e pelo envelhecimento da pele. Podem predispor ao câncer de pele. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do Sol. Ele penetra em camadas mais profundas da pele e ultrapassa barreiras como a janela do carro.

Os raios UVB são bloqueados por vidros e não penetram na pele. Tem uma ação mais superficial. São responsáveis pelas queimaduras solares. São mais fortes no verão, especialmente entre as 10h e às 16h. é a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.

No dia a dia é importante proteger-se dos raios UVA, pois essa radiação nos atinge todas as estações do ano, e mesmo em tempo nublado. Um fato muito importante é que a maioria dos filtros solares comercializados não tem clara a indicação se protegem contra os raios UVA. 

O número FPS ou SPF a que se referem diz respeito a apenas proteção contra os raios UVB. A Sociedade Brasileira de Dermatologia preconiza utilização de no mínimo FPS30. Com relação ao UVA os rótulos dos filtros solares mais modernos (atualizados) contém a nomenclatura PPD, que deve ter um valor ideal de um terço do FPS. 

Se o protetor solar tiver um FPS de 30, a proteção ideal de UVA deveria ser de 10. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário