O saburro é aquela camada que normalmente se vê de manhã na nossa língua e essa camada pode ter uma cor branca ou amarelada e é uma das principais responsáveis pelo mau hálito.
O saburro é uma placa de bactérias que se forma na língua pelo facto de haver uma menor produção de saliva durante o nosso sono.
Na Ayurveda a limpeza da língua é muito importante e deve ser feita diariamente. O mestre Charaka Samhita diz “a escória que fica na raiz da língua cria obstruções respiratórias e provoca mau cheiro, assim devemos limpar a língua”.
Os alimentos que não são bem digeridos deixam resíduos (toxinas) sobre a língua, criando a tal capa de cor branca, amarelada ou até castanha clara dependendo do dosha em desequilíbrio, ou do alimento mal digerido.
Esta capa quando não é removida diariamente, pode acumular e criar uma maior propensão a doenças, que normalmente começam a manifestar-se com o mau hálito.
No caso de mau hálito devemos usar o raspador de língua 3 a 5 vezes ao dia e beber 1 litro de água morna ou quente em pequenos goles durante o dia. Os yoguis usam esta técnica há milhares de anos. Para quem tem um estado de saúde equilibrado deve raspar a língua pela manhã após acordar e após lavagem dos dentes e antes de ingerir qualquer alimento.
A Ayurveda ensina que esta técnica ajuda não só a eliminar resíduos, como também estimula as glândulas salivares e o processo digestivo. Com esta higiene a garganta também está menos sujeita a infeções. Existem vários tipos de limpadores de língua (raspadores), mas a Ayurveda exclui o uso do plástico, dando preferência à madeira (bambu), ou aos metais (ouro, prata, cobre, inox).
Caso não seja possível encontrar uma destas soluções, podemos utilizar uma pequena colher de inox. A limpeza deve ser feita do fundo para a ponta língua.
Outros benefícios:
-Previne doenças articulares, onde Ama (toxinas) se pode instalar;
-Aumenta frescor e bom hálito;
-Reduz as toxinas e bactérias da língua;
-Estimula o paladar e saliva;
-Melhora a digestão;
-Estimula os órgãos internos;
-Previne a passagem do ar, eliminando excesso de muco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário