quinta-feira, 27 de junho de 2013

A ex do seu namorado não quer ficar no passado? Aprenda a lidar com a situação


No filme "Minha super ex namorada" Jenny Johnson (Uma Thurman) inferniza a vida do seu ex namorado, interpretado por Luke Wilson

Você conhece o amor da sua vida e está superapaixonada, mas a ex-namorada ainda insiste em se fazer presente e tentar reconquistá-lo. A vontade é armar uma discussão daquelas com ela ou culpar seu namorado pela liberdade da rival. Para a terapeuta comportamental Ramy Arany, no entanto, há maneiras mais saudáveis e duradouras de lidar com o problema.

De acordo com a especialista, é preciso analisar em que dimensão ocorre essa vontade de reconquista para saber como driblá-la. A primeira delas é a classificada como competição. “Nessa fase ela quer disputar o amor do homem com a atual. Por isso, faz ligações para ambos, manda mensagens, tudo para perturbar”, conta Ramy. “Essa é uma fase passageira e se a ex não tiver resposta, irá cansar e então parar”, aconselha.

Então, se essa é a situação, o melhor a fazer é respirar fundo, ignorar as provocações e ter em mente que se o ele está com você é porque é a escolha dele. “Se ela ligar, não atenda nem responda mensagens, agindo assim, você só irá ganhar no seu relacionamento”, indica. Também é necessário manter o seu parceiro a par de toda a situação. Assim, vocês poderão conversar e tentar manter a união, que nesse momento é muito importante. “A união traz força para o relacionamento. Juntamente com o amor, ela pode ajudar a aumentar a paciência e o controle para esperar que as coisas se acertem”, frisa.

Impossível ignorar?

Ramy conta que a segunda dimensão pode ocorrer por vários motivos, entre eles a impulsividade e possíveis problemas psicológicos da ex. “A pessoa age com mais insistência. Então continuará a ligar e mandar mensagem apenas com a intenção de infernizar a felicidade do novo casal”, lembra.

A terapeuta aconselha a não entrar nas provocações. Se for impossível ignorar, contudo, o ideal é deixar claro para ela que o seu parceiro não a ama mais, mas está livre para fazer as próprias escolhas. “Isso vai mostrar que você tem confiança nele. E também acaba com qualquer papo de que uma roubou o namorado da outra”, recomenda. “Do contrário, você irá gastar energia à toa e terá um desgaste muito grande no seu relacionamento, coisa que se você o ama de verdade, não vai querer que aconteça”, alerta.

Este pode ser o momento ideal para ter uma conversa séria com o parceiro e decidir que atitude tomar. “O ideal é que o homem tome as rédeas da situação, afinal, ele conhece melhor a ex, e saberá como agir com ela”, indica. “Ele tem que ser honesto com os sentimentos dele, e deixar bem claro para a rival que ele quer você ao lado dele e repetir isso quantas vezes for necessário”, conta a profissional. “Não é uma situação fácil, mas deve se ter em mente que com o tempo isso pode se resolver”, diz.

(Isabel Cleary)

Nenhum comentário:

Postar um comentário