segunda-feira, 23 de julho de 2012

Semente de girassol: uma aliada à saúde


O girassol pertence à família das margaridas e, provavelmente, é originária da América do Norte. Começou a ser utilizado há mais de 5.000 anos atrás pelos índios americanos. Depois, os Espanhóis a levaram de volta à Espanha e logo, foi introduzida para os países europeus vizinhos. Atualmente, o óleo de girassol é um dos óleos comestíveis mais populares do mundo. No botão do Girassol, são encontradas sementes de cor acinzentada.

A semente de girassol é fonte dos ômegas 6 e 9, fitoesteróis, vitamina E, selênio, magnésio, cobre e fibras. Seu consumo auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, na saúde óssea, melhora do funcionamento intestinal, previne contra câncer. 

Semente de girassol x saúde cardiovascular
A semente de girassol contém elevado teor de ômega 6 e ômega 9, considerados essenciais ao organismo, ou seja, não são produzidos pelo nosso corpo. Devido ao alto teor de ômegas 6 e 9, seu consumo ajuda no controle dos níveis de colesterol e proteção contra doenças cardiovasculares. 
É, também, uma excelente fonte de vitamina E, que desempenha importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares. De ação antioxidante, combate os radicais livres, evitando a oxidação da molécula do colesterol, ajudando no seu controle e na prevenção de aterosclerose. 

Rica em fitoesteróis, compostos encontrados em plantas que têm estrutura química semelhante ao colesterol. Quando presentes na dieta em quantidades suficientes podem reduzir os níveis sanguíneos de colesterol, aumentar a resposta imune e diminuir o risco de certos tipos de câncer.

Semente de girassol x prevenção do câncer
As sementes de girassol são fontes de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz sua apoptose (morte). 
A vitamina E, também presente em abundância nas sementes de girassol,  reduz o risco de câncer de cólon, bexiga e próstata. 
Os fitoesteróis presentes nas sementes diminuem o risco de câncer.

Semente de girassol x ação antiinflamatória
Rica em vitamina E, poderoso antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres e protege as membranas celulares, os neurônios e as moléculas de colesterol contra a oxidação. Dessa forma, a vitamina E tem um significativo efeito antiinflamatório sendo benéfica em casos de osteoartrite e artrite reumatóide, condições nas quais os radicais livres e a inflamação desempenham papel importante. 

Semente de girassol x saúde óssea 
Rica em magnésio, mineral de extrema importância para a formação óssea. Sua deficiência está relacionada à formação óssea inadequada, colaborando para a perda de massa óssea. 
O cobre, mineral presente na semente de girassol, é fundamental para a função das enzimas envolvidas na ligação do colágeno com elastina, proporcionando resistência e flexibilidade nos ossos e articulações. A vitamina E, por conferir propriedades antiiflamatórias à semente de girassol, é eficaz na redução dos sintomas da artrite.

Semente de girassol x sistema nervoso 
Fonte de magnésio, mineral que mantêm os nervos relaxados. É importante para o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial. A ingestão insuficiente de magnésio pode levar à quadros de enxaqueca, espasmos e dores musculares, cãibras e fadiga. 

As sementes de girassol também contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina, importante neurotransmissor. Baixos níveis de serotonina levam a alterações de humor, como ansiedade, irritabilidade, nervosismo e hiperatividade.

Semente de girassol x constipação intestinal
Devido à grande quantidade de fibras, que aumentam o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes, seu consumo auxilia na prevenção da constipação intestinal.

Semente de girassol x emagrecimento
A semente de girassol apresenta grande quantidade de fibras que ao entrarem em contato com o líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago, causando saciedade. Por isso, pode auxiliar no emagrecimento, já que auxilia na redução do apetite.

Semente de girassol x pele 
A vitamina E, de grande ação antioxidante, protege a pele da radiação ultravioleta, prevenindo contra câncer de pele e envelhecimento precoce.

Como consumir:

Sementes: podem ser consumidas torradas, como aperitivos ou adicionadas a receitas de pães, bolos, cookies, farofas. Adicione as sementes de girassol em saladas ou em ovos mexidos. Polvilhe as sementes em cereais quentes ou frios. 

Óleo: de sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos, conservas. 

(Bruna Murta – nutricionista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário