segunda-feira, 23 de julho de 2012

Alimentação infantil


As necessidades nutricionais das crianças são altas, e o tipo de alimentação adotado nesta fase é muito importante para a saúde durante a vida. 

O aleitamento materno, deve ser exclusivo até os 6 meses de vida do bebê. Sua composição é ideal para suprir as necessidades energéticas e nutricionais durante os primeiros seis meses de vida da criança. Além de ser seguro e fresco, contém anticorpos, protegendo o bebê de várias doenças. 

A dieta dos pais influencia os hábitos alimentares dos filhos. O apetite e a predileção por determinados alimentos estão relacionados à cultura alimentar dentro de casa. Se os pais não têm uma dieta saudável e variada, fica muito difícil tentar impor esse tipo de hábito alimentar para os filhos. 

A criança deve aprender, desde pequena, a comer nos horários determinados pela família, pois assim reforçam os bons hábitos alimentares e a convivência familiar. 

Frutas, verduras e legumes devem ser oferecidos diariamente para que as crianças adquiram o hábito de ingeri-los regularmente. 

As frutas devem ficar em lugar visível, de fácil acesso. O colorido desperta o apetite, estimulando a ingestão pelas crianças. 

Colocar pouca comida no prato. O volume da refeição da criança de 1 a 6 anos deve ser adequado à sua pequena capacidade gástrica. Pratos grandes, além de não estimulá-la, trazem aversão, pois ela já se satisfaz só de olhar. 

Não oferecer alimentos entre as refeições. Quando a criança recusa a refeição principal, não se deve oferecer outro alimento no lugar, o mais adequado é aguardar mais meia hora e oferecer novamente a mesma refeição. 

Diminuir os líquidos entre as refeições. Durante as refeições as bebidas precisam ser controladas, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes. 

Devemos oferecer lanches leves e saudáveis como frutas, iogurtes, sucos, salgados assados, barras de cereais e biscoitos integrais. É muito importante controlar a ingestão de guloseimas como doces, balas, biscoitos recheados e frituras. 

A atividade física é muito importante para o desenvolvimento da criança, além de colaborar para o controle de peso. A prática de esportes como jogar futebol, andar de bicicleta devem ser incentivadas. 

O tempo de permanência em frente da televisão, computador ou vídeo game devem ser controlados pois estimulam o sedentarismo e o hábito errado de beliscar guloseimas entre as refeições. 

Os pais precisam dar exemplo de alimentação saudável: as crianças copiam os modelos alimentares dos pais e de pessoas que admiram. 

Se a família tem bons hábitos, a criança os incorpora com o passar do tempo. Quando ela rejeita qualquer alimento, o melhor é não insistir, mas sim dar exemplos. 

Atenção: Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde! 

(Equipe de Nutricionistas da Rede Mundo Verde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário