domingo, 3 de junho de 2012

Horto Florestal - Parque Estadual - SP

Bem ao lado da entrada do Parque da Cantareira, fica o Horto Florestal (Zona Norte de São Paulo), com área de 147 alqueires. Batizado de parque Estadual Alberto Lofgren, em homenagem ao naturalista sueco que foi o seu primeiro diretor, entre 1907 e 1909, o Horto oferece ao visitante contato direto com a natureza, através de fauna e flora diversificadas. Além disso, conta com play ground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, lagos e, ainda o Museu Florestal.

Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades, encontra- se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal, em 1957, pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.

Fazem parte da paisagem do parque, espécies exóticas, como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria; e nativas, como pau- brasil, carvalho- nacional, pau- ferro e jatobá. Observam- se, com frequência, várias espécies animais, como o macaco- prego, tucano, gambá, socó, garça, tico- tico, serelepe e martim pescador.
Os pinheiros plantados em 1896 pelo fundador ainda podem ser vistos no chamado "Arboreto Albert Loefgren", composto por pinheiros- do- brejo. São árvores altas e de folhagem escura, que plantadas em charcos, desenvolvem raízes acima do solo, conforme é possível observar nas ilhas existentes nos lagos. Estes, por sua vez, embelezam a paisagem do parque e são fontes de água para as aves da região e habitat natural dos peixes.

( Jornal Meu imóvel - maio/ 12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário