terça-feira, 12 de junho de 2012

Mantras

Os mantras, ou canto simples, são frases curtas repletas de energia e sentido especialmente destinadas a gerar ondas poderosas de som que promovem a cura, a visão intuitiva, a criatividade e o crescimento espiritual (Ashley-Farrand, 1999).

Etimologicamente, a palavra mantra deriva da raiz MAN e do sufixo TRA.
MAN por sua vez deriva da palavra MANAS (mente) e significa pensar: TRA indica instrumentalidade e deriva da palavra TRANA, que significa controle.

Podemos dizer que mantra é uma combinação de sons que nos auxilia a controlar a própria mente. Num sentido mais amplo, pode ser definido como uma combinação de sons, feita dentro de uma certa disposição rítmica, com o fim de emitir vibrações sonoras que produzam efeitos determinados sobre a mente humana e sobre o ambiente.

Um mantra pode ser emitido de diversas formas, tais como:

1.  Através de KIRTANS – vocalizações devocionais de forma extrovertida. É uma maneira celebrativa de entoação que envolve a dança.
2.  Através de JAPA – repetições contínua e ininterrupta de um mantra. Neste caso sem melodia. Sua finalidade é induzir a parada do pensamento, sendo assim de efeito introspectivo. Essa prática é feita com uma espécie de rosário de 108 contas, conhecido como JAPA MALA.
3.  Através de MANAS – a mentalização de um mantra. Este meio é mais eficiente que a vocalização, por não ser audível.

MANTRA DE INVOCAÇÃO DE PAZ

OM
SAHANÃVAVATU
SAHA NAU BHUNAKTU
SAHA VIRYAM KARAVÃVAHAI
TEJASVINÃVADHITAMASTU
MÃ VIDVISÃVAHAI
OM SHANTIH SHANTIH SHANTIH

OM
Que Ele nos proteja
Que nos faça apreciar a realidade.
Que nós tenhamos muita energia.
Que nosso estudo tenha muita luz.
Que nós jamais nos desentendamos.
Om Paz Paz Paz.

OM MANI PADME HUM
[Lê-se om manipádime rum]

Quer dizer “Da lama nasce a flor de lótus”, isto é: nas maiores dificuldades encontraremos oportunidades preciosas e temos acesso aos presentes de Deus. Associado ao Buda da compaixão, Avalokiteshvara, esse é um dos mantras indianos mais praticados no mundo.
É muito bom recitar o mantra OM MANI PADME HUM, mas enquanto você estiver fazendo deveria pensar no seu significado, pois o significado destas seis silabas é grande e vasto.
            O OM é composto por três letras, A, U e M. Elas simbolizam o corpo, a fala e a mente impuros do praticante, elas também simbolizam o corpo, a fala e a mente exaltados de um Buda.
            MANI, que significa jóia, simboliza os fatores do método – a intenção altruísta de se tornar iluminado, compaixão e amor.
            As duas silabas, PADME, que significa lótus, simbolizam sabedoria. Da mesma forma que o lótus cresce na lama mas não inunda pelas faltas da lama, a sabedoria é capaz de coloca-lo numa situação de não-contradição apesar de que haveria contradição se não tivesse sabedoria. Existem vários tipos de sabedoria, e a principal de todas elas é a sabedoria de se perceber a vacuidade.
            A pureza deve ser conquistada por uma unidade indivisível de método e sabedoria, simbolizada pela silaba final HUM, que indica indivisibilidade.          
            Assim, as seis sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que na confiança da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, você pode transformar seu corpo, fala e mente impuras no corpo, fala e mente exaltadas de um Buda (Dalai Lama, 2004).

(Ananda Surya)

Nenhum comentário:

Postar um comentário