segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nervo ciático / Hérnia de disco

PERCURSO DO NERVO CIÁTICO CAUSANDO CIÁTICA
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele tem início na região lombar e percorre todo o membro inferior, com alguns ramos sensitivos chegando até o hálux. Este nervo é formado pelo plexo lombar, pelos nervos que saem desde L4 (quarta vértebra lombar) até S3 (terceira vértebra sacral).
Ao contrário do que frequentemente é dito, o nervo ciático raramente é comprimido. O que geralmente  acontece é uma compressão em qualquer um dos nervos que formam o ciático, ainda dentro da coluna, que irá se manifestar com dor no trajeto do ciático. Esta dor é chamada de ciatalgia.
As causas de compressão dos nervos são diversas. As mais frequentes são a hérnia de disco e as alterações degenerativas, como a artrose. Uma causa de comressão direta do nervo ciático é a chamada Síndrome do Piriforme. Rara, essa condição é gerada por uma compressão do nervo na parte de trás da coxa pelo músculo piriforme. O diagnóstico é feito no exame físico, mas frequentemente o paciente passa por diversos profissionais sem ter o diagnóstico realizado.
Como a ciatalgia pode ser causada por uma compressão e diversos nervos, existe uma variedade de formas de aparecimento. Tipicamente, a dor ciática inicia-se na região lombar e corre por todo o membro inferior, inclusive abaixo do jeolho. A forma mais comum é a dor nas nádegas com irradiação para a parte de fora da perna, peito ou sola do pé. Uma dor lombar com irradiação para a coxa sem passar do joelho para baixo provavelmente não é ciática.
Formigamentos estão frequentemente presentes, principalmente na parte de fora da perna e nos dedos dos pés. Outros sintomas são queimação, dor em pontada, sensação de calor ou frio e perda de força na perna.
Para maiores esclarecimentos, procure um Médico Ortopedista especialista em Coluna Vertebral.


A hérnia de disco é uma condição na qual ocorre uma ruptura da porção mais periférica do disco intervertebral (ânulo fibroso) e a saída do conteúdo gelatinoso para fora do espaço discal (núcleo pulposo)
A hérnia de disco pode ocorrer em qualquer idade e sexo, sendo muito rara em crianças.
Existem 2 tipos de manifestações dolorosas causadas pela hérnia de disco: a lombalgia (dor nas costas) e a ciatalgia (dor no ciático). A diferença entre as 2 manifestações encontra-se na presença ou não de compressão de alguma estrutura nervosa pela hérnia. Quando não há nenhuma compressão, existe somente a lombalgia. Quando a hérnia comprime algum nervo, ocorre uma sensação dolorosa em todo o trajeto desse nervo. Como a maioria dos nervos da coluna lombar irá se juntar para formar o nervo ciático, essa dor é conhecida como “ciatalgia”. A dor geralmente tem início na coluna lombar ou no quadril, descendo por toda a perna, podendo ou não haver dor no pé.
O diagnóstico da hérnia de disco é feito pelo exame clínico do médico, associado a um exame de imagem, que pode ser a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. A ressonância é o exame que fornece mais informações, sendo o melhor para o diagnóstico da hérnia de disco
Com o auxílio desses exames, é possível avaliara a localização há hérnia, como o nível da coluna acometido (L4-L5, por exemplo), o lado (direito ou esquerdo) e se há algum tipo de compressão em algum nervo.
A partir do diagnóstico, é feito um planejamento de tratamento, que depende de vários fatores, como a idade do paciente, tipo de trabalho, localização da hérnia e presença de compressão nervosa.
Tratamento: existem diversas opções no tratamento da hérnia de disco. Quando há somente a lombalgia, sem compressão nervosa, o tratamento é realizado com medicações e métodos físicos, como a fisioterapia, RPG, iso-stretching. A acupuntura apresenta bons resultados, sendo indicada principalmente nos casos de longa evolução. A realização de atividade física aeróbica deve ser recomendada. Algumas medidas comportamentais são orientadas, como evitar a má postura no trabalho, sono adequado, atuar na obesidade, etc...
Quando existe a ciatalgia, o tratamento é diferente. O objetivo torna-se diminuir a compressão da estrutura nervosa para que ocorra a diminuição da dor. Os corticóides orais e injetáveis tem ação importante, sendo utilizado com frequência. Deve-se ter cuidado com seu uso em diabéticos, principalmente os que fazem uso de insulina. Fisioterapia pode ser associada nesse momento, principalmente para analgesia e para evitar contraturas musculares dos membros inferiores.
Uma opção para o tratamento da hérnia de disco são as INFILTRAÇÕES. Além da melhora do quadro de dor, têm a grande vantagem de serem muito pouco invasivas, podendo evitar a necessidade de cirurgia. As INFILTRAÇÕES são feitas em ambiente hospitalar, apenas com sedação, sem necessidade de internação ou anestesia geral.
Quando a dor e a compressão nervosa não melhoram com o tratamento conservador, está indicado o tratamento cirúrgico. Outra possível indicação para esse tratamento é a perda de força muscular dos pés ou perna.
 A cirurgia para hérnia de disco vai depender da presença ou não da compressão nervosa e dor ciática.

Muitas vezes as pessoas com dores nas costas acreditam que o problema é devido ao uso de colchão inadequado. frequentemente essas pessoas trocam o seu colchão, mas o problema persiste, pois o colchão raramente é o vilão.
Não existe um colchão ideal para quem tem dor nas costas. O colchão deve ser escolhido de acordo com a sua densidade e o tecido fica a critério do gosto pessoal. Aparelhos magnéticos não possuem comprovação científica de eficácia.
Abaixo segue uma tabela do Inmetro com a densidade ideal dos colchões de acordo com o peso e altura da pessoa. É importante salientar que para um casal, a densidade a ser avaliada é a para a pessoa mais pesada.
Para maiores esclarecimentos, procure um Médico Ortopedista especialista em Coluna Vertebral.



















(Dr. Fabiano Gomes)                      

Um comentário:

  1. Muito bom este artigo, me ajudou no esclarecimento de minha dor nas costas.

    ResponderExcluir