sexta-feira, 8 de junho de 2012

Otimismo x Câncer



A importância da positividade

1) Como manter o otimismo e lutar pela recuperação quando recebemos o diagnóstico de uma doença como o câncer?
 Existem estigmas muito enraizados na sociedade, como aquele em que “doença é igual a castigo”, ou “pessoas boas não merecem passar por isso”. O primeiro passo após um diagnóstico complicado é entender que doença e fatalidade faz parte da vida. Todas as instituições de saúde com equipe multidisplinar podem auxiliar nesse tratamento. O respaldo de todas as especialidades, para o fortalecimento do estado emocional, proporciona maior adesão ao tratamento.

2) A falta de otimismo após o diagnóstico e no tratamento interfere na recuperação? De que maneira?
Somos uma tríade, corpo, mente e espírito. Quando o físico é abalado todo o resto é abalado também. Podemos dizer que a crença inabalável e o apoio da família são colaboradores ativos no processo de cura.

3) A coragem emocional sugerida pode ser aplicada na prática? Como?
Sim e engloba tudo. O paciente precisa ser um participante ativo no seu processo de tratamento. Cuidar melhor da alimentação e buscar atividades físicas possíveis é um excelente começo.

4) O estado de nossa saúde mental interfere na pré-disposição a doenças crônicas?
Fatores diversos contribuem para o surgimento de uma doença. O que sabemos é que todo estado emocional tem interferência em nosso sistema imunológico. Sendo assim, culpar uma pessoa por conta da depressão, ou passar a um paciente que ele foi o responsável por seu estado atual pode sim interferir no tratamento.

“Escolher a maneira como vai enfrentar as adversidades só depende de você. Reflita e vença!”

(Vera Bifulco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário