sábado, 13 de outubro de 2012

Você sabe o que é TOC?

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) se caracteriza por obsessões e compulsões que ocupam grande parte do tempo de uma pessoa, é uma doença psicológica que agora pode ter cura. Pessoas com TOC podem ter obsessões relacionadas a sujeira, compulsão por verificar as coisas, etc.

O personagem de um seriado americano sofre com essa doença, talvez você já deva conhecer, ele é o detetive Monk. Após ter perdido sua mulher e não ter conseguido solucionar o caso ele apresentou um quadro de TOC. O personagem tem pavor de germes, altura, multidão, e de coisas inimagináveis. Isso acaba prejudicando seu trabalho diário.

Mas seus problemas podem ser solucionados, assim como os de qualquer outra pessoa que possui a mesma doença.
 Isso porque foram descobertas novas maneiras de curar doenças mentais através de cirurgias. A psicocirurgia é uma alternativa para tratamento de doenças mentais, são cirurgias feitas diretamente no cérebro.

Segundo o psiquiatra Ben Greenberg, em entrevista ao The New York Times, cerca de 60% dos pacientes submetidos à cirurgia por faca gama (confira explicaçãoo infográfico abaixo) ou à estimulação cerebral profunda tiveram melhora significativa.

Essa é a nova esperança para a cura do querido personagem de Monk e o fim do tormento de várias pessoas que sofrem de TOC no mundo.

Riscos

 Mas cuidado! Essas cirurgias também apresentam alguns riscos. Após passarem pela neurocirurgia, alguns pacientes apresentaram sintomas como ataques epiléticos, vontade de cometer suicídio, déficit de memória, irritabilidade, etc.

Uma pesquisa realizada, em outubro de 2008, por profissionais da área e da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar –, lista alguns dos sintomas que podem ocorrer no paciente após a cirurgia:
 ■Problemas neurológicos: ataques epiléticos, hemorragia intracerebral, tontura;
 ■Sintomas gerais: fadiga, náuseas, retenção urinária;
 ■Complicações cognitivas: déficits de memória e diminuição do desempenho lógico;
 ■Mudanças psíquicas ou de personalidade: alucinações visuais, diminuição da libido, apatia;
 ■Eventos fatais: suicídio e morte súbita por enfarto no miocárdio.

Por conta desses riscos a cirurgia só é permitida quando os pacientes têm um caso de TOC em nível grave. É uma opção terapêutica, mas não tem cura definitiva, é só uma maneira de potencializar o tratamento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário