sábado, 20 de outubro de 2012

A Psicologia do desenvolvimento humano

O capítulo fala sobre o desenvolvimento, que é um processo contínuo e ininterrupto em que aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam, se influencia e produz indivíduos com um modo de pensar, sentir e estar em um mudo absolutamente singular.

Esse desenvolvimento humano refere-se ao mental e orgânico. Ambas são atividades mentais que ap
erfeiçoam e solidificam chegando a um estado de equilíbrio quanto os aspectos da inteligência, da vida afetiva e das relações pessoais. As estruturas mentais permanecem ao longo de toda vida, mudando apenas as fases de cada indivíduo.
Piaget concluiu que cada faixa etária tem seu jeito de perceber, compreender e comportar diante do mundo. Isso ocorre devido os fatores que influenciam, como a hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio que influencia e estimula o comportamento padrão do individuo.
O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade de aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.

A teoria do desenvolvimento humano estudada pelo Piaget divide os períodos de desenvolvimento de acordo com o crescimento de novas qualidades de pensamento, sendo dessa maneira de quatro períodos: sensório-motor (0 a2),pré operatório(2 a 7), operações concretas (7 a 12) e operações formais (12 em diante). Cada período é caracterizado por aquilo que o individuo consegue fazer de melhor nessas fases. O termino de cada fase depende das características biológicas do individuo e dos fatores educacionais e sociais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário