sábado, 6 de outubro de 2012

O poder da mente Humana


O ser humano possui uma inteligência denominada de mente consciente e subconsciente. 
Esta divisão já foi comprovada pela ciência e vamos acrescentar pontos de bastante relevância para o melhor entendimento das funções e da capacidade de cada inteligência. 

A mente consciente absorve informações pelos cinco sentidos. 
Ela percebe, analisa cada evento pelo julgamento interior, raciocina de acordo com as informações, entende o certo ou errado e arquiva, na mente o registro dos fatos ocorridos. 
Este processo cria um padrão de pensamento que controla e define os passos das pessoas durante toda a vida. 
A mente consciente controla todos os movimentos voluntários de corpo humano, ou seja, movimentos conscientes corporais e as decisões de ir ou vir. 
Quando realizamos um movimento do corpo, ele ocorreu porque houve um comando da vontade consciente para realizar esse movimento. Por exemplo, quando levantamos a mão, antes da execução do movimento, existiu um comando consciente instantâneo pela nossa vontade. 
Quando falamos ou ouvimos com atenção, precisamos de uma coordenação mental consciente. 

A mente consciente controla todos os sentimentos e emoções geradas na nossa vida. 

A mente subconsciente, ao contrário da mente consciente, controla todos os movimentos involuntários, ou seja, regula o funcionamento de todo o corpo humano. 
A mente subconsciente ou, como é chamada por alguns, inconsciente, possui todas as informações necessárias para controlar e proteger a vida, e também armazena fatos e acontecimentos de toda existência da nossa vida. 
As decisões da mente subconsciente são no sentido de preservar a vida e independem da vontade da mente consciente. Por exemplo: Quando dormimos ou estamos sob efeito de anestesia, perdemos a consciência e ficamos inconsciente para executar ações e movimentos do corpo. No entanto, todo o processo de respiração para oxigenação das células continua normalmente. O nosso coração continua trabalhando em ritmo controlado e atende o comando da mente subconsciente. Quando ingerimos os alimentos, ocorrem milhares de reações químicas, com o controle absoluto da mente subconsciente. 
O resultado dessa operação é a geração de inúmeras substancias químicas necessárias para manter a vida. Todos esses processos são controlados pela mente subconsciente e independem da nossa vontade e ocorrem durante toda a existência da nossa vida. 

Cabe ressaltar que este processo químico envolve várias situações de risco e perigo, mas, no entanto, tudo fica em perfeita harmonia e equilíbrio. 

Para finalizar queremos destacar a função de guardião da mente subconsciente, quando o corpo humano sofre um acidente e ocorre a invasão de vários microorganismos. 
Sem a nossa percepção ou consciência é desencadeado o trabalho de uma multidão de glóbulos brancos, com a finalidade de impedir a ação dos malfeitores e ocorre rapidamente a coagulação do sangue. 

A mente subconsciente não tem sentimentos nem emoções e não sabe o que é certo ou errado, além de não ter noção de passado e futuro. Ela apenas executa a ação solicitada de acordo com a programação existente, registrada em alguma data do passado. 

Em resumo, podemos afirmar: A mente consciente é o centro do raciocínio, é a inteligência criadora de todas as coisas pela nossa vontade. A mente inteligente consciente pode conduzir as decisões pelo livre-arbítrio ou livre escolha, embora o livre-arbítrio seja sempre a favor da vida, baseado no conhecimento, e a livre escolha é a liberdade dos atos, sem comprometimento com a vida. 

A mente subconsciente é o centro do poder, é a inteligência que sustenta a vida e que controla nosso corpo em harmonia e equilíbrio; independente da nossa vontade consciente. A mente subconsciente inteligente conduz as decisões sempre a favor da vida, ou seja, a favor dos princípios divinos de preservar a vida na Terra. 

(Instituto Vida sem limite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário