sábado, 22 de setembro de 2012

Aromaterapia afeta as emoções


Dentre os nossos sentidos, o olfato é o mais desconcertante e evocativo, sobretudo porque nos fornece informações a respeito daquilo que não somos capazes de ver ou ouvir.

Chega-se até a afirmar que "o olfato parece estar plugado em nossas emoções", que por sua vez estão conectadas com as situações e o perfume das pessoas.

Que os aromas são capazes realmente de interferir na saúde já é bem conhecido e até provado; mesmo porque todos os livros de aromaterapia demonstram muito bem a forma pela qual os diferentes aromas exercem efeitos positivos sobre determinadas doenças.

A maior parte da informação a respeito dos efeitos das plantas medicinais sobre a saúde foi coletada no curso de milhares de anos de um uso que se tornou tradicional; dessa forma, embora os efeitos dos óleos essenciais seja ligeiramente diferentes daqueles produzidos pelas plantas ao inteiro (por causa da destilação), as propriedades de ambos são similares.

Contudo, os óleos essenciais levam uma vantagem sobre as plantas ao inteiro (especialmente quando secas), porque possuem um aroma concentrado, que em alguns deles chega até a cem vezes mais.

"Embora a utilização dos aromas não constitua uma prática da medicina, o fato é que ela poderia ser muito proveitosa, pois alguns dos aromas são deprimentes, enquanto outros são inspiradores e revigorantes".


A ajuda da aromaterapia para o equilíbrio físico e emocional:
Os aromas agem diretamente no cérebro, ativando glândulas do sistema endócrino e induzindo-o a produzir outros hormônios (como a adrenalina e a endorfina), que geram o equilíbrio fisiológico e emocional. Assim, o que determina o efeito dos ‘cheirinhos’ não será apenas o princípio ativo das plantas, e sim, os efeitos que cada fragrância proporciona ao organismo.

Eis os “milagres” e os poderes de cada aroma:

Acácia: O aroma de acácia usado como incenso perfuma o ambiente e cria condições propícias à prática amorosa, pois tem efeitos estimulantes e ajuda a mulher a tornar-se mais sedutora.

Alecrim: Estimulante, aumenta a disposição e melhora o humor. Este agradável aroma também desperta o desejo sexual do homem.

Absinto: Acalma a mente. Antidepressivo e afrodisíaco.

Almíscar: Fortalece a aura. Afrodisíaco.

Arruda: Estimulante contra a fadiga, ansiedade, dor de cabeça. Borrifar no ambiente ou borrifar-se é indicado para pessoas nervosas, estressadas, com sono agitado, para neutralizar qualquer carga negativa. Ajuda no relaxamento, meditação em grupos e promove a alegria e o bem-estar.

Camomila: Combate a depressão, irritabilidade, insônia, histeria e angústia. É ótimo para sala de espera de consultórios.

Canela: Estimula as faculdades criativas, facilitando o uso de nossas aptidões intrínsecas. Cria um ambiente de perspicácia. Antidepressivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário