domingo, 6 de janeiro de 2013

Filtro dos sonhos

 Cata Sonhos ou Dream Catcher
 
A lenda
 
Os Filtros dos Sonhos são artefatos xamânicos criados a partir de aros orgânicos trançados por teias de linha. Originalmente, eram feitos com galhos de salgueiro, bem como decorados com artefatos simbólicos, como penas, sementes e pedras preciosas.
Originou-se na tribo dos Ojibwa e durante o movimento indígena dos anos 60 e 70 foram adotados por nativos americanos de diversas nações. Passaram a ser vistos como um símbolo da unidade entre as várias nações indígenas, e como um símbolo geral da identificação com as primeiras culturas das nações.
“Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas Enquanto tecia,o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia : ‘ Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios’. No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe: ‘No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins.’ “
 Existem várias lendas de origem, de acordo com cada tribo e também diferentes formas de tecer um Filtro dos Sonhos. É uma mandala.
Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente.
O Circulo
Representa, o Círculo da Vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade.
O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim.

Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais.
COMO FABRICAR SEU FILTRO DOS SONHOS
Material necessário:
Ferramentas cortantes como tesoura, alicate e estilete;Sementes/ miçangas e penas.

Para o aro:
Os preferidos pelos não indígenas/ xamânicos costumam ser os de
arame, ou ainda, de madeira arrendondada como os bastidores para
bordado. Mas você pode escolher o que mais combina com o que
você busca. Na foto, um aro feito de Romãzeira.
Feitio
Passo 01:
Para quem prefere usar o arame ou bastidor, junte uma boa quantidade de linha e enrole ao redor do mesmo, de forma a
esconder o material por baixo da linha.
Passo 2:
No caso do arame/bastidor, o começo do filtro será a partir do final da linha que encobre o aro.
Para o aro natural, apenas dê um nó bem firme no ponto inicial do filtro.
Passo 3:
A partir do primeiro nó, escolha o tamanho da pétala da mandala a
ser formada pelo filtro e então passe a linha abraçando o aro.
Passo 4:
Agora, aperte o trançado com força e puxe a linha para frente.

Passo 5:
Meça o mesmo espaço deixado anteriormente e passe a linha pelo aro, formando uma nova pétala. Puxe bem o trançado para que a
linha fique o mais firme e tensa possível.
Passo 6:
Siga várias vezes o passo 5 até esteja terminada a primeira fila de pétalas do filtro.
Passo 7:
Depois de terminada a primeira fileira, passe a linha dentro da primeira pétala do filtro, formando uma nova pétala conseqüente a ela e ao espaço que sobrou.
Obs: Normalmente o número de pétalas sai ímpar, mas não é uma obrigação que assim o seja.

Passo 8:
Neste ponto é ainda mais importante manter a tração na linha, já que isto definirá o real tamanho das pétalas no final. Continue fazendo pétalas da mesma forma até o final da nova fileira .

Passo 9:
Agora passando a linha pela primeira pétala da segunda fila criada. A partir daí já é possível verificar a mandala se formando.
Obs: Não esqueça de sempre realizar o passo 8 ao puxar as pétalas!
Passo 10:
Continue a tecer o filtro baseando-se nos passos já feitos.
Obs: Não esqueça o Passo 8!
Ao chegar à parte central do filtro, o espaço dentro das pétalas estará bem apertado.
Você pode escolher entre terminá-lo com um orifício central ou preenche-lo de pétalas até o final, deixando-o fechado.

Passo 11 :
 Para terminar, dê um nó bem firme entre a linha e a última pétala.
Passo 12:
Agora, para fazer a finalização, prenda com alicate um pouco de arame nas penas da cor que você preferir e amarre no filtro com o
mesmo tipo de linha. A quantidade e a posição das penas ficam à sua escolha.
Caso queira colocar sementes ou pedras é necessário colocá-las presas ao fazer as pétalas na posição em que deseja.
É preciso calcular bem a posição, pois quando você puxar a linha para manter a tração do filtro, os penduricalhos tendem a não
ficar na posição colocada inicialmente.

Agora é só escolher o lugar e pendurar o seu filtro. Limpe-o com incenso e consagre-o seguindo sua intuição.
Existem várias lendas que explicam como o filtro surgiu. Uma das mais aceitas é a versão dos índios hoppis, do Arizona (EUA):
** Duas tribos estavam em guerra. As desarmonias energéticas, geradas pelas lutas, traziam pesadelos e não deixavam as crianças dormirem.
A Mãe-Búfala (Espírito-guardião) pediu ao Xamã da tribo que fizesse um círculo com um galho de árvore e deixasse uma aranha fiar uma teia dentro dele. Nesse círculo foram colocadas algumas pedras e penas para atrair as energias dos sonhos, dos pesadelos. O Filtro foi colocado na tenda das crianças. Elas se acalmaram e passaram a dormir bem. Pouco tempo depois, as tribos fizeram as pazes. **

Desde então o DREAM CATCHER é usado como um filtro de sonhos caputador de energias desarmónicas.
Ele filtra as desarmonias prendendo-as nos nós da sua teia e deixando passar as energias harmónicas. As energias desarmónicas são desfeitas quando ele é exposto ao Sol.
No círculo de madeira são gravados os nomes dos Deuses das direcções sagradas:
Apu Uno (norte), Apu Pacha Mama (sul),
Apu Inti (leste), Apu Huaira (oeste).
O círculo é revestido com fibras naturais ou couro. Dentro dele é tecida uma teia onde são colocadas pedras, sementes, conchas ou metais que atraem as energias do ambiente e da pessoa que o carrega (que usa).
Trabalha o corpo físico, o corpo mental, o corpo emocional e a relação com as energias da Terra.
Depois de tecido, o DREAM CATCHER representa a teia da vida de cada pessoa e lhe traz energias que vão impulsioná-la a um caminho de equilíbrio e harmonia, trazendo alegria, paz e felicidade.
Cada filtro tem um dono. Além de trabalhar as energias do ambiente, fazendo com que as pessoas que frequentam o ambiente recebam apenas boas energias, ele ancora energias que vão trabalhar o corpo emocional da pessoa que é dona dele.
Depois de pronto, é feita uma leitura dessas energias para que seu dono saiba, exactamente, quais energias específicas o filtro vai ajudá-lo a trabalhar.
*Curiosidades:
No Brasil, os xavantes e os tupis fazem esse filtro.
O princípio é uma teia. Para os índios, a aranha simboliza a vida: tudo é resolvido na teia, é onde ela trabalha, come e dorme. Quando alguém faz o filtro, está a tecer a vida de uma pessoa.
O filtro não deve ser feito com um objectivo determinado, como arrumar marido ou mudar de emprego. É feito para proteger das coisas negativas que vêm de fora e também das que estão dentro de cada um.
A mandala é formada por várias partes que têm um simbolismo:
- a parte de cima, um bambu com penas, trabalha a cabeça,
- a argola mexe com o corpo físico e a aura,
- a teia envolve o emocional,
- o que fica pendurado representa a energia que a pessoa está a viver no momento.
As pedras colocadas no filtro têm uma conexão com a roda medicinal dos índios, que era montada com pedras. Cada uma faz uma conexão: uma ensina a ter clareza, outra limpa mágoas, outra trabalha a cura e outra lida com medos.
NOTAS; Cada filtro é único. Em 21 dias, ele filtra os bloqueios que impedem que se faça o que se deseja. Depois disso, funciona como uma mandala de protecção. Deve ficar perto da pessoa, no quarto, por exemplo. Deve ser colocado no sol para limpar o filtro das energias negativas.
NOTAS; Quando a teia se rompe, ela deve ser jogada fora, ou em água corrente ou queimada.
Seria uma mandala , que se encontra na própria Alma Humana, que aparece nos sonhos e nas nossas imagens criadas pelo nosso inconsciente.
 A teia e as penas,os fios da teia, podem ser tecido em 7 pontos ( 7 profecias .)
 8 pontos ( 8 pernas de Aranha = 8 Direções Sagradas.)
 13 pontos ( 13 Luas )

No "" Xamanismo "" se Evoca a essência espiritual da Aranha , para que se compreenda a " Teia da Vida " , para evocar a criatividade e imaginação. Inspira poder e vontade para trazer nossos Sonhos até a realidade.

Para tecermos nossa Própria Vida !!!!!

O Centro da Teia corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força, que abrange o Universo Inteiro.

O Filtro de Sonhos é um objeto de poder muito utilizado para equilibrar a energia dos ambientes e das pessoas. Através deste objeto de poder você poderá compreender sua própria autocura, assim como ajudar pessoas a encontrarem sua cura interior.
Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente.

O circulo
O círculo representa o Círculo da vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim. Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais.

A Teia e a Pena
 Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas ), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção.
 Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocados uma pedra/cristal. Tudo o que é colocado possui um significado.

O Centro da Teia
 Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.
 Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o lar, família, pensamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário