segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Práticas Alternativas na visão espírita


Alguns centros espíritas, utilizam diversas práticas para a obtenção de cura. Reiki, Cromoterapia, Piramidologia, entre outros métodos alternativos.

Se alguém usa uma dessas práticas no espaço físico de uma casa espírita, é por pura deliberação da direção da casa, que se considera livre para fazer o que quiser, até mesmo dar aulas de arte culinária, corte e costura, curso de inglês, informática ou o que quiser, que são atividades úteis, sem dúvidas. Mas não tem a ver diretamente com o Espiritismo.

O Reiki não está preso a nenhuma corrente religiosa. É uma técnica esotérica que utiliza a a imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.
Sabendo que essa prática não está presa a nenhuma filosofia religiosa, pode ser usado por um espírita, católico, umbandista, evangélico. 

A Cromoterapia é a prática da utilização das cores por meio tecnológico. Principalmente usado com finalidade de cura. Os estudos da cromoterapia dizem que: o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

Muitas vezes os dirigentes das casas espíritas mesclam suas funções com essas práticas. Não que esteja errado, mas se um centro que se diz espírita dá cursos de reiki, cromoterapia, entre outros, só falta oferecer cursos de informática.

Certa vez, um dirigente de um centro espírita aqui perto de casa disse que o espiritismo não tem nada de novo. Ele queria inovar, começou a trabalhar com outros métodos, alguns que entram em atrito com a Doutrina espírita.
As vezes inovar demais a Doutrina Espírita pode acabar sendo perdido a mensagem que ela nos passa.

Muitos buscam estas técnicas como medicina alternativa. Os resultados são os melhores. Muita gente já afirmou ter aplicado o Reiki em si mesma e ao terminar de impôr as mãos já não tinha mais dor alguma. Outros dizem que se sentem revigorados ao passar por uma cromoterapia. Enfim, esses métodos são sim ser muito bons, mas não tem ligação com a Doutrina Espírita.

Terapia de vidas passadas
Não é procedimento espírita, em que pese ser recomendável em alguns casos, porém em consultórios de profissionais especializados, geralmente psicólogos ou médicos. É fato, existe, é comprovado, tem resultados cientificamente respaldados, mas também não é prática espírita.

(Amigos de Chico Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário