segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MARIA, Nossa Senhora


Qual foi a responsabilidade de ser mãe de Jesus?

Maria foi um espírito que veio na terra com a missão de carregar e oferecer amor ao filho de Deus. Jesus tinha contato direto com o pai. Mas ele tinha que vir na terra trazer a verdade, mostrar o caminho. E como todos nós, ele tinha que ter carne. E para isso ele teve que permanecer um tempo em formação na barriga de uma mulher que seria sua mãe; Mas imagine a responsabilidade de um espírito carregar o filho de Deus. Essa mulher era a filha de Anna, canonizada também, como Santana. 

Ela ofereceu todo amor e carinho a essa criança que desde cedo mostrava ser puro. Ela viu seu filho crescer, trabalhar e dar muito orgulho. Mas como nem tudo nesta vida são flores, Maria viu seu filho sofrer, limpou o seu filho sujo de sangue com mãos carinhosas. Viu Jesus morrer de forma tão cruel e injusta. 

Muitos falam que Jesus é um espírito de outros planetas, o governador desse planeta, o maior exemplo de ser que já existiu para nós. Mas Maria também é um grande espírito, assim como José, que aqui na terra foi o pai, quem criou Jesus.

Lembremos também que, a criança reflete o que os pais são. Se Jesus foi puro Amor, supomos que ela ofereceu amor e carinho para que ele se tornasse um homem de bem, cumprindo sua responsabilidade de instruí o Cristo. Assim, Maria seria a representatividade do Amor, principalmente o amor de mãe e o amor para com a família.

E A VIRGINDADE DE MARIA? 

A virgindade perene de Maria, defendida pelos teólogos medievais, mesmo os mais ilustres como Agostinho e Tomás de Aquino, entranhou-se de tal forma na mente popular que se incorporou ao seu nome. Os fiéis evocam a Virgem Maria. No entanto, a virgindade da mãe de Jesus, que teria sido preservada mesmo depois do parto, contraria os textos evangélicos, onde está registrado que ela teve outros filhos. Em Mateus (13:53-56) diz o povo, em Nazaré, onde Jesus acabara de fazer uma pregação: Não é este o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso? Pretendem os teólogos que os enunciados irmãos de Jesus eram primos ou, então, filhos de um primeiro casamento de José. Mera especulação. Por outro lado, Lucas foi o único evangelista a registrar o episódio da anunciação. Médico grego, discípulo do apóstolo Paulo, não conviveu com Jesus. Escreveu seu Evangelho com base na tradição oral (transmissão oral de fatos), décadas mais tarde. Jesus tornara-se uma figura mitológica, e nada melhor para exaltar o homem mito do que situá-lo como filho de uma mulher virgem. Outro motivo ponderável para que se optasse pela virgindade de Maria: o sexo.
A hipótese que mais convence é de que, o sexo é uma ação impura, condenável, pecado. Assim dizia a Igreja e a Sociedade antiga. Sendo assim, as mulheres seguiriam Maria, sabendo que a mãe do filho de Deus foi virgem e ela estaria abaixo da mãe de Jesus. 

TÍTULOS E NOMES de Nossa Senhora

Maria ganhou muitos nomes pelos católicos. Por exemplo: Nossa Senhora de Fátima, pela aparição em Fátima (Portugal); Nossa Senhora Aparecida, por ter sido encontrado uma imagem na cidade de Aparecida durante uma pesca; o título de rainha, etc., são nomes e títulos que a Igreja Católica deu a Maria. Para nós espíritas ela foi aqui na Terra, Maria a mãe de Jesus. Hoje, é um espírito que continua a trabalhar na Seara do Senhor, não mais com o título de 
Mãe, mas como irmã de Jesus e de todos nós, já que aprendemos que somos todos filhos de Deus, e aqui na Terra nós não “somos” mães, filhos, netos, etc., nós “estamos” por um breve tempo desempenhando tais papéis. Temos grande admiração e respeito a este espírito que aceitou a missão de receber o maior espírito que o planeta Terra já recebeu: JESUS.

É BOM LEMBRAR

Vamos lembrar que, Chico Xavier em sua Humildade, tinha imagens de santos. Não que ele as cultuava e adorava. Mas ele respeitava e gostava muito. Inclusive tinha muita fé em Nossa Senhora da Aparecida e Nossa Senhora da Abadia. 
Dr.Bezerra de Menezes, o médico dos pobres, dizia que tudo o que ele fazia era em nome de Nossa Senhora.

O principal de tudo isso é AMAR e tentar ser a cada vez mais HUMILDE. 

Temas abordados sob a visão espírita respeitosa a todas as religiões e filosofias.

(Grupo de estudos amigos de Chico Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário