terça-feira, 28 de agosto de 2012

Novelas e Filmes mostram o sucesso dos temas espíritas


Uma das maiores novelas que teve no tema os espíritos e a vida além túmulo - “Alma gêmea”. Isso comprova a aceitação que as verdades espíritas vêm encontrando junto ao povo e traduz uma tendência mundial que é o espiritismo se disseminar através da telinha e da telona. Quantos filmes com temas espíritas não foram feitos atualmente, por sinal com grande sucesso de público? “O sexto sentido”, comentadíssimo, cuja propaganda boca a boca levou muitos ao cinema só para ver o final, que ninguém contava? Seu precursor foi, há muitos anos atrás, “Ghost”, filme que marcou uma geração. Podemos citar também “Amor além da vida”, com Robin Willians, “Os outros”, com Nicole Kidman, e “O mistério da libélula”, com Kevin Costner.

São chegados os tempos em que as verdades espíritas se disseminarão para contribuírem com o progresso moral da humanidade. Isso não significa que todos irão se tornar espíritas, mas que todas as religiões terão que incorporar conceitos como reencarnação e mediunidade, por exemplo, ou deixarão de existir, por falta de base. Também a ciência deverá incorporar esses conhecimentos, ampliando sua visão acerca dos fenômenos da natureza, nos quais nós estamos incluídos.

As instituições, da mesma forma, serão renovadas ao tomarem os pilares espíritas por norma de proceder. Qual Câmara de Deputados favoreceria leis iníquas para depois serem colhidos pela lei de ação e reação em uma próxima vida? Quando a imortalidade da alma não for mais uma conjectura, mas uma certeza, as pessoas agirão com mais fraternidade e uma nova ordem social surgirá.

Trata a novela “O profeta” de um jovem que tem mediunidade. Essa faculdade acompanha o homem desde os primeiros tempos da humanidade, mas a Bíblia já previa que no final dos tempos haveria uma expansão da mediunidade: “Sucederá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda carne. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão. Vossos jovens terão visões. E vossos velhos sonharão”.

Sendo uma faculdade inerente ao homem, todos a têm de forma natural na medida em que sentem a influência dos espíritos, embora não se apercebam disso, muitas vezes. O que determina a companhia que temos, se boa ou ruim, são os pensamentos que cultivamos: pensamentos bons, espíritos bons; pensamentos maus, espíritos maus. Trata-se de sintonia vibratória.

Alguns apresentam essa faculdade de forma mais acentuada, com fenômenos evidentes e com certa freqüência. Ouvem vozes, vêem vultos, ou “pessoas” com formas definidas, como se fossem “gente” (espíritos). Os espíritos falam através deles, ou escrevem, etc. Isso não acontece por acaso. São médiuns com uma tarefa a cumprir. Essa faculdade lhes foi concedida para que, em primeiro lugar, possam evoluir, e em segundo, auxiliar outras pessoas. Para isso precisam estudá-la e as obras de Kardec estão aí com todo o conhecimento necessário. Nada foi escrito até hoje que melhor esclareça a mediunidade que “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec.

Trata-se de uma faculdade do homem que lhe permite servir de intermediário entre os dois mundos, o terreno e o espiritual. Os médiuns não são pessoas acima da condição normal da humanidade. Trazem os mesmos defeitos e a mediunidade é mais uma ferramenta para que possam se melhorar. Ela precisa ser exercida gratuitamente, de forma disciplinada, em um grupo sério e bem formado, sem rituais ou práticas esdrúxulas e com muito amor. E para que tenha o amparo dos bons espíritos, seus integrantes devem pautar sua vida por uma conduta reta baseada na caridade e no estudo constante. Chico Xavier foi e será nosso exemplo mais perfeito de mediunidade com Jesus.

Atualmente passa nas telinhas a novela "Amor Eterno Amor" que também tem no tema a base espiritualista. Os Filmes espíritas também tem tomado grande proporção, tanto aqui no Brasil, quanto lá fora. "Nosso Lar", foi um grande sucesso. Sucesso esse que já havia feito no Best Seller de André Luiz através Chico Xavier. Filmes como "Bezerra de Menezes - o diário de um espírito", "Chico Xavier - o filme" entre outros tem chamado até quem não é seguidor da Doutrina espírita.
"E a vida continua", é um outro filme que será lançado no próximo mês. Tem um rico elenco e um conteúdo maravilhoso. Também da coleção de André Luiz juntamente com Chico.

Acho que é muito importante para a nossa doutrina tal divulgação. E também é bom lembrar que, os temas devem ser levados sem distorção do que diz em nossa doutrina.

(Amigos de Chico Xavier)


Nenhum comentário:

Postar um comentário