sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ser mãe…

Que cuidados devemos ter antes, durante e depois da gestação?

A gravidez é uma fase linda na vida da mulher que requer cuidados antes, durante e depois. Antes mesmo de embarcar nessa viagem, alguns exames devem ser feitos, para que tudo ocorra bem, tanto com a mãe, quanto com o feto que está se formando.

Testes que comprovem a presença de distúrbios renais, hepáticos ou cardíacos devem ser realizados antes da futura gravidez para que esses problemas não interfiram no período. Além desses, exames que detectam AIDS, hepatite, rubéola, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose e tuberculose darão a gestante a certeza de uma gestação saudável e um filho perfeito, quando negativos.

Caso alguns desses exames detectem condições anormais, o médico pode solicitar o adiamento da gestação para que o tratamento, quando possível, seja realizado. Somente em condições seguras a gestação deve acontecer, pois muitas dessas enfermidades trazem consequências severas ao bebê, podendo colocá-lo em risco.

Quando a saúde está normal, as mulheres devem, ao engravidar, seguir rigorosamente as indicações de seu médico! A automedicação não deve acontecer de forma alguma, pois substâncias, por mais simples que pareçam, podem atravessar a barreira placentária e alcançar o feto, causando problemas. Até mesmo vitaminas devem ser tomadas com prescrição para evitar transtornos!

A prática de exercícios físicos pode ser feita, pois ajuda a melhorar o fluxo de sangue no organismo melhorando a oxigenação dos tecidos. No entanto, devem ser atividades de baixo impacto, como caminhadas, natação e flexões, para evitar que a mãe sofra quedas ou colisões com o solo, com uma bola ou mesmo com outros praticantes do esporte. Antes de começar qualquer atividade física, a gestante deve fazer uma avaliação médica completa. Somente se estiver livre de qualquer risco, pode começar a se exercitar!

No primeiro trimestre, são comuns as náuseas e vômitos, que tornam a alimentação da mãe mais precária. Muitas mulheres evitam certo grupo de alimentos, para evitar o enjoo. Assim, um nutricionista pode trazer mais conforto nesse período, ao criar uma dieta rica em nutrientes necessários, que não causem tanto incomodo.

A partir do segundo semestre, as náuseas tendem a diminuir na maioria dos casos. O ganho de peso deve ser equilibrado e acompanhado pelo médico, para evitar problemas de hipertensão e retenção de líquido. A pressão arterial pede cuidados redobrados, pois muitas mulheres mesmo quando nunca foram hipertensas, podem desenvolver uma alteração, desenvolvendo a pré-eclâmpsia. Qualquer dúvida, a mulher deve conversar com seu ginecologista. Caso já seja hipertensa, o cuidado é redobrado, e a gravidez pede um monitoramento mais complexo.

Como a descarga hormonal é grande o metabolismo da mulher grávida se altera levando-a a suar mais e sentir mais calor. A hidratação, então, é importantíssima! As roupas devem ser leves e confortáveis.

Depois do parto, a hidratação também tem um papel fundamental: quanto mais líquido a mãe consome, maior o volume de leite produzido. Água, sucos e água de coco são ótimas pedidas!
As bebidas alcóolicas devem ser evitadas pois modificam o sabor e a composição do leite, trazendo problemas ao bebê.

Enfim… Ser mãe é uma viagem maravilhosa, que transforma a mulher fisicamente e emocionalmente, fazendo-a mergulhar em um novo universo de sensações, levando-a a descoberta do mais puro amor! Parabéns a todas as mulheres que são mães, filhas, tias, irmãs, madrinhas, avós…afinal todas elas trazem dentro de si um pouco de mãe!


(Natália Dias Ferreira, farmacêutica das Farmácias Sant’Ana)




Nenhum comentário:

Postar um comentário