domingo, 25 de agosto de 2013

A primavera e suas influências...

A primavera chegou e, segundo os chineses, essa é a estação dos ventos.
Mas não só aqueles relacionados à natureza, como também aos ventos responsáveis pela circulação da energia vital que corre pelo corpo.
Por isso, essa estação é marcada tanto pela expansão e força, quanto por certos desequilíbrios. Sendo assim, o momento acaba se tornando mais propício às crises de labirintite e variações de pressão arterial. Enxaquecas costumam completar a lista, já que os ventos internos se relacionam à parte superior do corpo.
Mesmo com o brilho do Sol, que já começa a dar as caras com mais frequência na primavera, ela traz um friozinho escondido. Para combatê-lo, vale então investir em um escalda-pés no final do dia.

Ainda de acordo com a medicina tradicional chinesa, essa estação está associada ao fígado, que dentro do sistema chinês está relacionado à raiva. Logo, para extravasar essa emoção de forma pacífica, procure meditar e fazer sessões periódicas de relaxamento.

Fígado

O fígado fica do lado direito da barriga. É o maior e um dos mais importantes órgãos do corpo. Sozinho, pesa quase 1,5 quilo! E recebe 1,5 litro de sangue, bombeado pelo coração. Caladinho, ele aguenta os exageros da gula e do álcool... Até que, um dia, mostra que nem tudo vai tão bem assim. 

Vital para o funcionamento do corpo, o fígado desintoxica o organismo e é um dos responsáveis por barrar a ação de fungos e bactérias que causam infecções. "Além disso, ele produz a bile, um líquido que atua como um detergente, dissolvendo as gorduras", diz Edison Parise, hepatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Escalda pés
Quando o assunto é cuidado especial para os pés, logo pensamos em sessões de pedicure e podólogo. No entanto, você pode dar um tratamento VIP para os seus pezinhos sem sequer sair de casa: que tal apostar em um escalda-pés?

No inverno
Durante a estação mais fria do ano, é comum que a gripe e o resfriado venham nos incomodar. Para evitá-los ou amenizar seus sintomas, você pode preparar um escalda-pés bem quentinho e mergulhar os pés até a altura do tornozelo. De acordo com a medicina chinesa, ao aquecer essa região ativamos as defesas do corpo e relaxamos os músculos, o que ajuda a aliviar as dores no corpo, típicas da gripe. O ideal é manter os pés na água bem quente, mas suportável, de 5 a 15 minutos. Para não pegar friagem, após o tratamento, seque-os e vista uma meia bem grossa.

No verão
Nos dias quentes a temperatura sobe e os pés também merecem cuidados: andar descalça na grama ou na areia e pisar no chão quente da beira da piscina ajuda a engrossar a sola dos nossos pezinhos. Nesses casos, o escalda-pés pode ser feito com leite morno - o suficiente para cobrir apenas as solas, que amolece as células mortas e facilita a remoção delas.

Pés

Nenhum comentário:

Postar um comentário