segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cisto Sebáceo


Sinônimos

Cisto epidérmico, milium, cistos triquilemais, lúpia.


Cisto sebáceo é uma bolsa fechada embaixo da pele que contém um material oleoso ou semelhante ao queijo.


Causas

Os cistos sebáceos surgem normalmente de folículos capilares inchados. Lesões na pele também podem induzir à formação de cistos. Uma bolsa de células surge na pele, dentro da qual é secretada uma proteína chamada queratina.


Esses cistos são encontrados normalmente no rosto, no pescoço e no tronco. Normalmente, são nódulos que crescem devagar, não apresentam dor e podem ser movidos debaixo da pele. Porém, os cistos podem, à vezes, ficar inflamados e sensíveis.


Exames

Na maioria dos casos, o médico pode diagnosticar esse tipo de cisto simplesmente examinando sua pele. Ocasionalmente, pode ser necessária uma biópsia para descartar outras condições.


Sintomas 

Normalmente, o principal sintoma é um nódulo pequeno e não doloroso debaixo da pele.


Se o nódulo ficar infectado ou inflamado, outros sintomas poderão incluir:

Vermelhidão na pele

Pele sensível ou lesionada

Pele quente na área afetada

Material cinza esbranquiçado com odor fétido exalado pelo cisto.


Buscando ajuda médica

Procure seu médico se observar qualquer nova formação em seu corpo. Os cistos não são perigosos, mas o médico deve examiná-los em busca de sinais de câncer de pele.


Tratamento caseiro que pode ser efetivo para solucionar esse problema, consiste em acostar frontalmente no cisto uma bolsa de água quente durante meia hora, por duas vezes ao dia em 15 dias, sendo assim o cisto irá se deprimir gradualmente até o seu desaparecimento. Este método é eficaz porque o calor derrete o material gorduroso que consiste dentro do cisto, sendo assim o aquecimento no local diminui o fluido de oleosidade, o que facilita a reabsorção feita pelo organismo e voltando a pele normal. Porem é importante frisar, que esse tratamento não é cirúrgico, entretanto á possibilidades do cisto retornar em alguns casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário