quinta-feira, 24 de abril de 2014

Chá de bebê

Organizar um chá de bebê pode dar um pouco de trabalho, como qualquer festa, mas é um momento muito gostoso para a grávida. Primeiro porque, no meio de tanta ansiedade com a chegada de um bebê, reunir a família e os amigos pode mudar por alguns instantes o foco e deixar a mulher mais tranquila. Também é uma oportunidade de mostrar o barrigão para quem você gosta e compartilhar as experiências da gravidez.

Além disso, é claro, os convidados sempre contribuem para o enxoval, uma economia e tanto, vamos combinar! Geralmente, o chá de bebê acontece entre o 7o e 8o  mês de gestação. Confira algumas dicas para organizar um dia memorável: 



1. Decida o tipo de festa que você quer.
Não existem regras para o chá de bebê. Você pode convidar só os mais íntimos ou um monte de gente, fazer a festa em casa, no salão do condomínio ou ao ar livre, de manhã ou durante a tarde... Enfim, definir o que você quer vai facilitar a organização. 



2. Chame uma ajudante. 
Montar uma festa sozinha, e ainda por cima com barrigão, não é tarefa fácil. Por isso, as mulheres costumam pedir ajuda a uma amiga mais próxima, um parente ou até à madrinha do bebê. Ela pode dar uma mãozinha com os convites, as compras e a decoração. 


3. Monte o cardápio.
O menu depende do horário que você escolheu para realizar a festa. Se for no meio da tarde, pode servir sanduíches, bolos e petits fours, como se fosse um chá mesmo. Se o evento for na hora do almoço, uma sugestão é montar uma mesa com uma salada de grãos, uma salada de folhas, quiches, alguns queijos e legumes. E não se esqueça de preparar uma mesa de doces bem gostosa! Podem ser delícias encomendadas ou os tradicionais brigadeiro e beijinho. O chá vai acontecer em pleno verão? Que tal oferecer um buffet de sorvetes, com vários sabores, coberturas e frutas? Em relação às bebidas, só porque você não pode ingerir álcool não deve deixar os demais convidados sem brindar! Não há problema em servir bebidas alcoólicas, especialmente se você incluir homens na lista de convidados. Para matar a sede dos convidados com muito estilo, deixe uma jarra com água gelada e folhas de hortelã num canto estratégico.

4. Defina o local.
Foi-se o tempo em que chás de bebê aconteciam somente na sala de casa ou no salão do condomínio. Tem casal que opta por reunir os amigos num barzinho, num restaurante, num sítio e até num parque de diversões. A escolha vai depender do tipo de festa que você tem em mente e, claro, do tamanho do orçamento que dispõe para realizá-la. Se o chá não for na sua casa, lembre de reservar o espaço com antecedência. Caso ainda não tenha decidido se a festa vai rolar no fim de semana ou durante a semana, leve em conta que alguns restaurantes e buffets cobram menos em dias úteis.

5. Escolha os convidados. 
O chá de bebê é seu e do bebê que está por vir, portanto, você deve convidar as pessoas com quem se sente à vontade, que estão curtindo sua gravidez e que provavelmente acompanharão a vida do seu filho. Muita gente fica na dúvida se chá de bebê é coisa só de mulher, mas, se você acha que seu marido é uma presença importante na festa e se ele tem vontade de participar, não hesite em incluí-lo! Não esqueça de convidar outros homens para ele não ficar perdido. A conversa vai ser, sim, sobre bebês, maternidade e enxovais, mas seu companheiro vai curtir ouvir a experiência de outros pais. Aproveite e deixe a máquina fotográfica por conta dele!


6. Mande os convites. 
Em tempos de internet, o mais fácil é fazer um convite simples no computador e enviar por e-mail. Dá também para criar um evento no Facebook. Nesse caso, só não se esqueça de ligar para aquelas pessoas que não acessam sempre seus e-mails ou não possuem uma conta na rede social. Se você quiser fazer um convite de papel e entregar pessoalmente ou por correio também vale! Mande sempre com ao menos duas semanas de antecedência, para garantir seu lugar na agenda dos convidados e dar tempo para eles comprarem o presente. 


7. Lista de presentes.
Não é obrigatório fazer, mas facilita a vida dos convidados. E você pode deixá-los mais à vontade dizendo que a lista é só uma sugestão, caso alguém queira dar outra coisa. Na hora de elaborar a relação com as opções, elimine os itens que você já tem e inclua seus objetos de desejo. Se for deixar a lista em uma loja, faça isso com um mês de antecedência.

8. Escolha o tema. 
Não, você não precisa de tema. Porém, se achar que é legal, pode escolher alguma coisa que tenha a ver com a decoração que escolheu para o quarto do bebê ou temas bem infantis, como ursinhos, bonecas, carrinhos... 



9. Planeje brincadeiras.
Brincadeiras também não são obrigatórias, e algumas pessoas acham que são cansativas, mas costumam render boas risadas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário