quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Escolhas de uma vida

"Nós somos a soma das nossas decisões". 


A gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".

Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura e no amor tem duas opções onde têm seus prós e contras onde as escolhas de cada pessoa devem ser verdadeiras, com maturidade suficiente para lidar com os resultados, bons ou maus. Aceitando as incertezas e as dificuldades como e quando elas se apresentam, lutando para sair delas com ânimo e coragem.

Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas, pois quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante ouvir, prestar atenção ao que acontece em volta. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar ninguém é o mesmo para sempre.

Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.

Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado.

Torne-se consciente dos momentos de decisões e das escolhas que você pode fazer. Então poderá moldar sua vida da maneira que desejar. Cada escolha feita ontem, nos tornou o que somos e construíram o que temos hoje. Cada escolha feita hoje define o que enfrentaremos amanhã.

Acredito que a vida não teria graça, ou emoção, sem as escolhas. Se tudo fosse fácil, se sempre soubéssemos as decisões que tomar, se entendêssemos todos os sentimentos humanos e suas reacções, tudo seria tão monótono que perderia a graça de viver.

A escolha é a coisa mais constante na nossa vida. Creio que a única coisa que não escolhemos foi nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário