Além de ajudar a prevenir gripes e resfriados fortalecendo o sistema imunológico, uma dieta nutritiva, rica em vitaminas e minerais, ajuda a encurtar a duração dessas doenças.
Isso ocorre porque as defesas orgânicas conseguem trabalhar de maneira mais eficaz contra esses agentes externos indesejados.
Veja abaixo como colocar em prática uma dieta contra a gripe com a ingestão de 10 alimentos fundamentais.
Água
A água hidrata o organismo, faz o transporte de nutrientes para as células e a remoção de resíduos do metabolismo. Se, com o frio, é difícil engolir um copo d'água, opte por chás, chimarrão e sopas.
Alho
Ele contém uma substância chamada alicina que é antibacteriana e antiviral. Pode ser introduzido na alimentação como tempero ou, se bem tolerado, em forma de chá.
Brócolis
É fonte de ácido fólico, vitamina A e E. O brócolis fortalece a imunidade, protege o cérebro e previne contra o câncer, segundo um estudo da Universidade de Pittsburgh. Outros alimentos que possuem propriedade semelhantes são o espinafre, a couve e o feijão.
Carne vermelha
É fonte de proteína e vitaminas B6 e B12, importantes na formação de anticorpos. Frango, ovos e leguminosas também são boas fontes desses nutrientes.
Castanha-do-pará
É fonte de vitamina E, selênio e zinco, que retardam o envelhecimento das células e fortalecem a imunidade. Um dos estudo da Universidade de Loma relaciona o seu consumo ao baixo índice de obesidade e doenças coronárias.
Cogumelo Shitake
Contém lentinana, que estimula a produção e a atividade dos glóbulos brancos, defensores do organismo.
Gengibre
Tem poderes antioxidantes, anti-inflamatórios e atua como protetor do organismo.
Iogurte
Estudos científicos mostram que os lactobacilos presentes no iogurte recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.
Laranja
A cor amarela indica que a fruta é rica em vitaminas A e C, antioxidantes naturais. Um estudo do Instituto Americano de Saúde mostrou que a vitamina C fortalece a imunidade e previne o câncer. Além da laranja, são cenoura, mamão, goiaba, damasco e beterraba também são ricas nesses nutrientes.
Peixes
Peixes de águas profundas, como sardinha, salmão e atum, são ricos em ácidos graxos ômega-3 e melhoram o sistema imunológico. Além disso, são anti-inflamatórios.
Meu compromisso: Assuntos que venham de encontro às necessidades emocionais, espirituais, físicas e comportamentais. Meus conhecimentos: Dividirei com aqueles que acreditam que vale a pena viver e que o importante é viver um dia após o outro saboreando uma coisa de cada vez e distinguindo uma coisa da outra! Meu objetivo: Evolução do ser humano, auto-estima, proporcionar possibilidades de enxergar o mundo com mais otimismo, força, garra. Minha ação: Pesquisas, estudos, ideias e opiniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário