Está se aventurando na arte da cozinha e ainda não sabe o que siginficam aqueles “termos técnicos” que sempre aparecem nas receitas?
Pois vamos dar uma mãozinha.
Veja aqui o que significam os mais comuns termos culinários do dia a dia.
Banho-Maria
É o nome dado ao processo de aquecer ou cozinhar lentamente qualquer ingrediente, mergulhando um recipiente que o contém em água fervente. Normalmente o Banho-Maria é utilizado em processos mais delicados como derreter o chocolate ou preparar molho alfredo.
Marinar ou fazer marinada
A marinada é uma mistura de temperos, onde se deixa os alimentos, principalmente as carnes, de molho por várias horas ou mesmo por mais de uma dia para que fique com o sabor das especiarias.
Refogar
Fritar alimentos em pouca gordura até que fiquem ligeiramente macios.
Untar
Untar é passar margarina, manteiga ou óleo em formas e assadeiras antes de colocar os alimentos, para que eles não grudem.
Besuntar
Besuntar é pincelar com algum tipo de gordura um alimento que está sendo grelhado ou assado, para que não fique ressecado.
Demolhar
Ou deixar em demolho é manter o alimento em água, durante um tempo, para amolecer ou perder o excesso do sal.
Flambar
Essa técnica consiste em colocar uma bebida alcoólica tipo conhaque, whisky ou rum, em uma concha de metal de cabo largo, aquecê-la diretamente no fogo e despejá-la em chamas sobre os ingredientes do prato ou preparação culinária. Ou mesmo colocar na frigideira e virar para que a chama do fogo acenda e assim queime o alcool.
Gratinar
Após colocar molho branco e queijo ralado (ou somente o queijo), levar um prato ao forno e tostar sua superfície.
Escaldar
Despejar um líquido fervente sobre um alimento ou mergulhá-lo em água fervente por alguns instantes.
Sovar
Sovar consiste em amassar vigorosamente uma massa, com as duas mãos, até que a massa forme bolhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário