Os alimentos proibidos na pré diabetes são os fonte de carboidratos de absorção rápida como:
* bolo, biscoito, chocolate,
* refrigerante, mel e compota.
* Alimentos desaconselhados para pré diabetes
Os alimentos desaconselhados para pré diabetes são:
* arroz, batata, pão branco, banana, castanha, figo, uvas,
* mamão papaia, caqui, iogurte, manteiga e enchidos.
* Alimentos permitidos para pré diabetes
Os alimentos permitidos para pré diabetes são:
* macarrão, feijão, grãos, ervilhas, favas, lentilhas,
* pão integral, peixe, carnes magras, vegetais e hortaliças, frutas maduras.
* As fibras também ajudam a reduzir o índice glicêmico, por isso e comer alimentos crus sempre que possível ou com casca e uma recomendação importante nesses casos.
* Usar o azeite como tempero e comer mais os alimentos de cor verde-escuro, vermelho e alaranjados são boas opções pois estes são ricos em antioxidantes. Nos lanches recomenda-se a toma de chás e comer uma fruta da época evitando o café, pães e biscoitos.
* Considera-se pré diabético o indivíduo adulto que tenha mais de 100 mg/dl de glicose em jejum.
* Algumas outras recomendações para estes são praticar alguma atividade física no mínimo 2 vezes por semana e evitar ficar mais de 4 horas sem alimentar-se.
O que é:
A pré diabetes é uma situação que antecede a diabetes e serve de alerta para evitar a progressão da doença. Ela pode ser observada num simples exame de sangue, onde pode-se observar os níveis de glicose no sangue, ainda em jejum.
Diagnóstico da pré diabetes:
O indivíduo é considerado pré diabético quando os valores da sua glicemia em jejum variam entre os 100 e 125mg/dl e é considerado diabético se esse valor atingir os 126mg/dl.
Caso ele não faça uma alteração na sua dieta e no seu estilo de vida, em pouco tempo tornar-se-á o portador de uma doença que não tem cura e afeta órgão importantes como a visão e o coração, a Diabetes tipo 2.
Tratamento para pré diabetes:
Para tratar a pré diabetes e evitar a progressão da doença deve-se controlar a alimentação, diminuindo a ingestão de gorduras, do açúcar e do sal, ter em atenção sua pressão arterial e fazer alguma atividade física, como caminhar diariamente, por exemplo.
Adicionar à alimentação alimentos como a farinha de maracujá e comer diariamente folhas verde escuras são também são ótimas formas de combater o excesso de açúcar no sangue.
O consumo diário de alguns alimentos ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas a diabetes. Esses alimentos controlam o nível de glicose e colesterol no sangue, proporcionando o bem estar e uma melhor qualidade de vida.
Entre os alimentos que previnem a diabetes podemos citar:
* Aveia: A quantidade de fibras presentes nesse alimento, ajudam a manter o nível de glicose no sangue estável.
* Amendoim: Possui baixo índice glicêmico, que ajuda a prevenir a diabetes.
* Azeite de oliva: Possui antioxidantes que ajudam a combater o colesterol e a diabetes.
* Trigo integral: Esse alimento é rico em vitaminas do complexo B, e fibra que previnem o colesterol e melhoram a curva glicêmica da refeição.
* Soja: É um alimento rico em proteínas, fibras e carboidratos prevenindo doenças cardiovasculares. Por ter um baixo nível glicêmico ajuda a prevenir a diabetes também.
A diabetes é uma doença grave, caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue.
Seu tratamento é feito através da administração diária do hormônio insulina que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Um ótimo remédio caseiro para tratar a diabetes é a farinha da casca do maracujá.
Ingredientes
Modo de preparo
Abra o maracujá e tire o suco e as sementes, deixando somente as cascas. Leve as cascas ao forno, até que fiquem bem secas. Com o auxílio de uma faca, retire a parte de fora da casca, deixando somente a parte branca. Depois, coloque essa parte branca no liquidificador e bata até que fique em forma de pó. Guarde o pó da casca do maracujá num recipiente seco e limpo, tampado, longe da luz.
Deve-se utilizar somente a parte branca da casca do maracujá em forma de pó e consumir 2 colheres por dia, em líquidos ou junto às refeições.
A casca do maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose no sangue, sendo muito útil no tratamento da diabetes.
Saber quais são as frutas mais recomendadas para diabetes é importante para evitar os picos de glicemia que podem ocorrer ao ingerir frutas ricas em carboidratos, por exemplo.
Frutas permitidas na diabetes
Praticamente todas as frutas são permitidas na diabetes, mas o ideal é comer futas pobres em carboidratos e sempre com bagaço e casca.
O ideal é comer 2 frutas por dia, de preferência após as refeições, mas também pode-se comer uma fruta no lanche desde que seja acompanhada de um biscoito para evitar o pico de glicemia.
Veja na tabela a quantidade de carboidratos presente em cada 100 g de fruta:
Fruta Quantidade de carboidrato
Abacate 6 g
Abacaxi 12,3 g
Banana da terra 33,7 g
Figo 10,2 g
Goiaba vermelha 13 g
Laranja 9,6 g
Maçã 16,6 g
Manga 16,7 g
Mamão 11,6 g
Melancia 8 g
Pera 16 g
Tangerina 9,6 g
Pêssego enlatado 16,9 g
Uva 13,6 g
Recomenda-se dar preferência ao consumo da fruta natural evitando o suco de fruta pois este último contém menos fibras e por isso conferem menos saciedade e ainda podem aumentar a glicemia.
Frutas que devem ser evitadas na diabetes:
Algumas frutas devem ser evitadas ou consumidas com moderação pelos diabéticos pois são ricas em carboidratos. São elas:
Ameixa calda enlatada............ 46,9
Açaí polpa ............................ 21,5g
Banana ................................. 33,7g
Jaca ..................................... 22,5g
Pinha .................................... 22,4g
Figo enlatado em calda ......... 50,3
Goiaba doce em pasta .......... 74,1
Tamarindo ............................. 72,5
Os diabéticos podem comer frutos secos?
Os diabéticos podem comer frutos secos, desde que o faça com moderação, pois alguns deles possuem um alto teor de carboidratos, como é o caso do:
pinhão cozido (43,9g),
castanha de caju torrada com sal (29,1g)
amêndoa torrada e salgada (29,5g).
noz crua (18,4g)
castanha-do-Brasil crua (15,1g)
coco Bahia cru (11,0g)
coco Bahia verde cru (9,8g)
Estes 4 últimos podem ser consumidos com moderação pelos diabéticos pois possuem uma grande quantidade de nutrientes e valores relativamente baixos de carboidratos.
A grande controvérsia no consumo de frutos secos pelos diabéticos, não está tão relacionada à quantidade de carboidratos, mas sim à grande quantidade de gorduras contidas nesses frutos, o que pode trazer outros problemas como sobrecarga do fígado, aumento nos valores do colesterol, triglicerídios e obesidade.
O suco para diabetes preparado com gengibre e legumes é um excelente remédio caseiro para diminuir as taxas de açúcar no sangue:
Ingredientes
1 pedaço pequeno de gengibre,
2 maçãs,
1 colher de sementes de girassol,
1 xícara de abóbora,
1 xícara de batata doce,
1 pepino,
1 colher (sopa) de chicória,
1 xícara de suco de limão e
hortelã à gosto.
Modo de preparo
O primeiro passo para preparar este remédio caseiro é utilizar o pepino como pilão para amassar bem as 2 maçãs, posteriormente coloque a pasta resultante no liquidificador juntamente com todos os outros legumes e com o suco de limão. Quando obter uma mistura homogênea, o suco está pronto para ser bebido.
Esse remédio caseiro além de ser eficaz contra a diabetes, é bastante nutritivo pois possui vitaminas essenciais para a saúde de um indivíduo.
Esse suco ajuda a fortalecer o sistema imunológico diminuindo o risco de doenças causadas por vírus e bactérias. Beba pelo menos 1 copo desse suco diariamente e tenha uma vida mais saudável.
Estudos científicos comprovaram que o consumo de canela ajuda a controlar a diabetes tipo 2, aquela que se desenvolve ao longo dos anos e que não é dependente de insulina. A sugestão do tratamento coadjuvante é consumir 6g de canela por dia.
O uso da canela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial.
Mas os medicamentos para o controle da diabetes não devem deixar de ser tomados.
A suplementação com canela é apenas uma opção adicional para controlar melhor a pressão arterial sistêmica e diminuir a necessidade de insulina.
Como usar a canela para Diabetes:
Para usar a canela para diabetes recomenda-se adicionar 1 colher de café de canela em pó em um copo de leite, adicioná-la ao arroz doce ou polvilhá-la por cima de um mingau, por exemplo.
Uma colher de café por dia já é o suficiente.
Cortar uma maçã em fatias, polvilhá-la com canela e levá-la por cerca de 2 minutos ao micro-ondas também é uma ótima forma de aproveitar suas propriedades medicinais.
O chá de camomila é um excelente remédio caseiro para diabetes:
Ingredientes
1 xícara de folhas secas de camomila
meio litro de água
Modo de preparo
Basta adicionar as folhas de camomila no recipiente com água fervente e abafar por 15 minutos. O indivíduo com diabete deve beber pelo menos 1 xícara do chá de camomila diariamente.
Além dos benefícios conhecidos, como calmante e relaxante a camomila é eficaz no tratamento da diabetes por que reduz a tava de glicose no sangue e previne possíveis complicações da doença.
Para preparar o remédio caseiro também podem ser utilizados os sachês de camomila vendidos nas farmácias, nesse caso para prepará-lo siga as instruções de uso do fabricante.
Um ótimo remédio natural para diabetes é o poejo pois esta planta medicinal possui em sua composição, o cromo que melhora a ação da insulina no organismo diminuindo a concentração de açúcar no sangue:
Ingredientes
20 g de folhas de poejo, cerca de 2 colheres de chá
1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Coloque as folhas de poejo numa xícara e cubra com água fervente. Tape e deixe esfriar por 15 minutos. Quando amornar, coe e beba logo a seguir para que não perca suas propriedades medicinais.
O poejo é rico em zinco e cromo, o zinco ativa as células beta do pâncreas fazendo-o secretar mais insulina e o cromo melhora o efeito da insulina podendo ser utilizado no tratamento da diabetes porque normaliza a glicemia sanguínea.
Emagrecer é parte fundamental o tratamento e muitas vezes o suficiente no processo de cura de algumas pessoas com diabetes mellitus tipo 2.
Foi feito um estudo onde grupo de indivíduos portadores de diabetes tipo 2, com menos de 4 anos de diagnóstico da doença, submeteu-se a uma dieta restrita de apenas 600 calorias por dia durante 2 meses.
Ao fim do tratamento, observou-se que a maioria já não era portadora da doença, este resultado reforça a ideia de que ao emagrecer o indivíduo passa a ter uma melhor função pancreática, que regulariza os níveis de açúcar no sangue.
O resultado permaneceu mesmo depois do fim da dieta e quando os indivíduos voltaram a ter uma alimentação saudável "normal", ou seja, sem açúcar, excesso de carboidratos e gorduras.
Durante o estudo, os indivíduos só alimentavam-se de alimentos dietéticos líquidos e legumes sem amido. Isso acarretou numa grande perda de peso, fazendo com que os níveis de gordura armazenada no pâncreas caísse de 8 para apenas 6%.
Mas ainda não se sabe se os mesmos resultados serão observados nos indivíduos portadores de diabetes tipo 1 e se este resultado será permanente, necessitando de mais pesquisas científicas a este respeito.
A diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e para controlá-la basta alguns simples cuidados. Confira nossas dicas para você conseguir viver bem com a diabetes:
* Beba 2 litros de água por dia. Isso vai tornar a pele mais hidratada e elástica, evitando feridas que são mais difíceis de cicatrizar em caso de diabetes.
* Observe atentamente todo o corpo à procura de possíveis lesões, prestando atenção especial aos pés e aos joelhos.
* Pratique pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente. O exercício físico melhora a circulação e isto também diminui o risco de feridas.
* Tenha sempre balas na bolsa ou nos bolsos da roupa, para chupar caso os sintomas da hipoglicemia apareçam.
* Tenha sempre alimentos com baixo índice glicêmico por perto, tais como iogurte natural e All Bran, da Kellogg's.
* Meça a sua glicose diariamente sempre de manhã e ao deitar.
Os valores de referência da glicose pela manhã são de 90 a 130mg/dl e à noite: 110 a 150mg/dl,
* Evite ao máximo andar descalço ou com sandálias para evitar lesões, o ideal é usar tênis ou sapato fechado.
* Coma sempre a cada 3 ou 4 horas. Isso evita os picos de glicose no sangue, tornando a doença mais controlada.
* Tome a insulina conforme a prescrição médica.
A diabetes pode ser adquirida através do excesso de peso e da má alimentação.
Saber identificar seus sintomas é importante para evitar as complicações que esta doença pode trazer como necrose e perda da visão.
esta foi a melho re mais completa explicação que encontrei sobre a materia..obrigado
ResponderExcluirExcelente Matéria, bastante objetiva e esclarecedora, Parabéns
ResponderExcluirParabéns pela matéria, foi bem elaborada e por isso de grande ajuda... obrigada
ResponderExcluirMuito boa, tirei varias duvidas, e as dicas vão ajudar muito no tratamento da pré diabetes.
ResponderExcluirgrata
Muito bem explicado, o resumo das minhas dúvidas facilita a consulta médica e otimiza o tratamento...agradeço
ResponderExcluirALGUEM QUE CHEGOU A 180 A SUA TAXA DE GLICEMIA, VOLTANDO AO NORMAL DE 99 E MANTENDO ASSIM DAI POR DIANTE, PODE FICAR BOM?
ResponderExcluirAchei mto importante pq estava cm duvidas sobre o pré diabetes e agora sei o q pode e o q ñ pode.PARABÉNS PELA INSTRUÇÃO. Tirei tudo o q precisava saber.
ResponderExcluirAJUDOU BASTANTE AGRADECIDO
ResponderExcluirobrigada pelas dicas
ResponderExcluirExcelente matéria. Irá me ajudar bastante. Obrigada.
ResponderExcluirMuito boa a matéria tenho certeza que vai me ajudar bastante.Muito obrigada
ResponderExcluirSou pré diabética e consumo caqui . Faço mal? A minha glicose deu 108. Sou muito magra e na academia emagreci mais ainda. Devo fazer Pilates?
ResponderExcluirMatéria esclarecedora, objetiva e de fácil entendimento. Muitíssimo obrigada.
ResponderExcluirEstou pré diabetica e o que me incomoda é a ansiedade , angustia , não consigo controlar estou apavaroda minha glicose era 75 agora é 150
ResponderExcluirBoa tarde! Arroz branco ñ pode consumir.Pode usar arroz parboilizado ou somente o integral? Obrigada
ResponderExcluirEu sou prediabebe estou muito confusa e.assustada com essa diença eu estava vendo o Doutor Rocha ele fala tudo o contrario comer ovos bacon manteiga tapioca nao comer pao integral e outrad coisas estou confusa sem saber o que comer e beber..
ResponderExcluir